Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20146
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise das ações de educomunicação ambiental nas unidades de conservação da Baixada Fluminense
Otros títulos: Analysis of environmental educommunication actions in the conservation units of the Baixada Fluminense
Análisis de acciones de educomunicación ambiental en las unidades de conservación de la Baixada Fluminense
Autor: Lima, Julio Cesar Carou Felix de
Orientador(a): Vargas, Karine Bueno
Primeiro membro da banca: Vargas, Karine Bueno
Segundo membro da banca: Rocha, André Santos da
Terceiro membro da banca: Paula-Shinobu, Patrícia Fernandes
Palabras clave: educação ambiental;práticas ambientais;dados ambientais;environmental education;environmental practices;environmental data;educación ambiental;prácticas ambientales;datos ambientales
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 30-jun-2023
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Geociências
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citación: LIMA, Julio Cesar Carou Felix de. Análise das ações de educomunicação ambiental nas unidades de conservação da Baixada Fluminense. 2023. 109 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Geociências, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Resumen: A área de estudo desta dissertação contempla a região denominada como Baixada Fluminense, a qual contempla 13 municípios do Estado do Rio de Janeiro, os quais circundam a capital do Rio de Janeiro, formando a periferia metropolitana. Esta região é marcada por estereótipos atribuídos às questões sociais e econômicas da região, sobretudo a violência, a pobreza e a degradação ambiental. Tais características refletem no grau de conservação das áreas naturais da região, a qual apresenta 71 Unidades de Conservação (UCs), sendo 52 municipais, 10 estaduais e 9 federais. Das UCs, em sua maioria são remanescentes do Bioma Mata Atlântica, destacam-se pelos serviços ecossistêmicos ofertados, além de salvaguardar uma rica biodiversidade, tornando-se fundamental o debate sobre formas de aumentar a divulgação e a educomunicação desses espaços com a sociedade, como maneiras de visibilizá-las. Nesse sentido, a presente pesquisa visa analisar o papel da educomunicação ambiental na divulgação das UCs na Baixada Fluminense. Para subsidiar tal debate, foi construído uma base de dados a partir de informações disponibilizadas principalmente pelos órgãos gestores: o Ministério do Meio Ambiente, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o Instituto Estadual do Ambiente e por meio dos sites das prefeituras, além das redes sociais oficiais de divulgação das UCs da Baixada Fluminense. Ao analisar os dados foi possível entender alguns fatores prejudiciais à conservação e divulgação desses espaços, como também informações do uso público. Desse modo, observou-se que uma alternativa para reverter esse cenário de estereótipos é incentivar a sociedade a se tornar ativa na conservação, ou seja, ocupar o papel de protagonista, fortalecendo o sentimento de pertencimento à natureza e se fazendo presente nesses espaços. Assim, a educação ambiental e a educomunicação ambiental se trabalhadas em conjunto podem oferecer subsídios para melhorar a divulgação desses espaços, as quais se fortalecem quando há conexão e parcerias entre diferentes escalas institucionais, contribuindo para sua conservação e visibilidade desses espaços.
Abstract: The area of study of this dissertation contemplates the region called Baixada Fluminense, which includes 13 municipalities of the State of Rio de Janeiro, which surround the capital of Rio de Janeiro, forming the metropolitan periphery. This region is marked by stereotypes attributed to the social and economic issues of the region, especially violence, poverty and environmental degradation. These characteristics reflect the degree of conservation of the natural areas of the region, which has 71 Conservation Units (CUs), 52 municipal, 10 state and 9 federal. Most of the CUs, which are remnants of the Atlantic Forest Biome, stand out for the ecosystem services offered, in addition to safeguarding a rich biodiversity, making it fundamental to debate on ways to increase the dissemination and educommunication of these spaces with society, as ways to make them visible. In this sense, this research aims to analyze the role of environmental educommunication in the dissemination of CUs in the Baixada Fluminense. To subsidize this debate, a database was built from information made available mainly by the managing bodies: the Ministry of the Environment, the Chico Mendes Institute for Biodiversity Conservation, the State Institute of the Environment and through the websites of the municipalities, in addition to the official social networks of dissemination of the CUs of the Baixada Fluminense. By analyzing the data it was possible to understand some factors detrimental to the conservation and dissemination of these spaces, as well as information on public use. Thus, it was observed that an alternative to reverse this scenario of stereotypes is to encourage society to become active in conservation, that is, to occupy the role of protagonist, strengthening the feeling of belonging to nature and making itself present in these spaces. Thus, environmental education and environmental educommunication if worked together can offer subsidies to improve the dissemination of these spaces, which are strengthened when there is connection and partnerships between different institutional scales, contributing to their conservation and visibility of these spaces.
El área de estudio de esta disertación comprende la región llamada Baixada Fluminense, que incluye 13 municipios del Estado de Río de Janeiro, que rodean la capital de Río de Janeiro (Brasil), formando la periferia metropolitana. Esta región está marcada por estereotipos atribuidos a los problemas sociales y económicos de la región, especialmente la violencia, la pobreza y la degradación ambiental. Estas características reflejan el grado de conservación de las áreas naturales de la región, que cuenta con 71 Unidades de Conservación (UCs), 52 municipales, 10 estatales y 9 federales. La mayoría de las UCs, que son remanentes del Bioma Mata Atlántico, destacan por los servicios ecosistémicos que ofrecen, además de salvaguardar una rica biodiversidad, por lo que es fundamental debatir sobre formas de aumentar la difusión y educomunicación de estos espacios con la sociedad, omo formas de hacerlos más visibles. En este sentido, esta investigación pretende analizar el papel de la educomunicación ambiental en la difusión de las UCs en la Baixada Fluminense. Para subvencionar este debate, se construyó una base de datos a partir de la información puesta a disposición principalmente por los órganos de gestión: el Ministerio de Medio Ambiente, el Instituto Chico Mendes para la Conservación de la Biodiversidad, el Instituto Estatal de Medio Ambiente y a través de los sitios webs de los municipios, así como de las redes sociales oficiales de difusión de las UCs de la Baixada Fluminense. Mediante el análisis de los datos fue posible comprender algunos factores perjudiciales para la conservación de estos espacios, así como la información de uso público. Así, se observó que una alternativa para revertir este escenario de estereotipos es incentivar a la sociedad a ser activa en la conservación, es decir, a ocupar el rol de protagonista, fortaleciendo el sentimiento de pertenencia a la naturaleza y haciéndose presente en estos espacios. Así, la educación ambiental y la educomunicación ambiental si se trabajan en conjunto pueden ofrecer subsidios para mejorar la difusión de estos espacios, que se fortalecen cuando existe conexión y alianzas entre diferentes escalas institucionales, contribuyendo a su conservación y visibilidad de estos espacios.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20146
Aparece en las colecciones:Mestrado em Geografia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2023 - Julio Cesar Carou Feliz de Lima.pdf3.04 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.