Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20150Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Santos, Marcelo Ramos dos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-02-19T17:42:59Z | - |
| dc.date.available | 2025-02-19T17:42:59Z | - |
| dc.date.issued | 2023-02-28 | - |
| dc.identifier.citation | SANTOS, Marcelo Ramos dos. Contradições na escolha de diretores escolares: um estudo comparativo entre duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias (RJ). 2023. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20150 | - |
| dc.description.abstract | Uma vez resgatado o princípio do Estado democrático de direito pela Constituição Federal de 1988 em superação aos princípios antidemocráticos do Regime Ditatorial Civil-Militar instituído pelo golpe de Estado de 1964, o campo da educação também avançou no processo de democratização, ao instituir o princípio de gestão democrática. Este foi um marco na valorização do poder local e na ampliação do controle social sobre as decisões educacionais na esfera pública. Se por um lado é fato que estes avanços democráticos concederam aos municípios relativa autonomia para formulação e regulamentação de suas políticas educacionais, por outro lado, eles consubstanciaram a ofensiva do Bloco no Poder para reorientar a administração pública segundo os princípios da “Nova Gestão Pública”, uma estratégia fundamental do projeto neoliberal de reorientar a relação entre o Estado e a sociedade. Assim, a ideia de gestão democrática passou a ser ressignificada segundo os padrões gerencialistas. Enquanto para os trabalhadores da educação a gestão democrática estava relacionada à autonomia da comunidade escolar para definir os rumos do seu projeto político pedagógico e de suas estratégias de gestão escolar, para o Bloco no Poder orientado pelo ideário de “Nova Gestão Pública”, a gestão democrática estava relacionada à despolitização da política no ambiente escolar por meio da instituição de estratégias da accountability e de uma cultura organizacional gerencialista, pautada pela lógica mercantil. Diante desta realidade, elegemos como objeto de análise o processo de escolha de diretores escolares na Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias/RJ (RMEDC). Nosso objetivo é analisar as contradições do processo de implantação da consulta à comunidade escolar para escolha de diretores das escolas desta rede de ensino no período de 2015 a 2019. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que se insere na categoria de um levantamento, embora se utilize de análise de fontes primárias e secundárias e de observação participante, cuja referência teórica e metodológica é o materialismo histórico-dialético. A partir da análise dos dados, percebemos que a implantação da consulta pública à comunidade para escolha de diretores das escolas da RMEDC, no período de 2015 a 2019, não se efetivou como materialidade da gestão democrática, visto que este processo não superou a tutela estatal. Verificamos também que o discurso da gestão democrática foi estrategicamente incorporado às estratégias de implantação da “Nova Gestão Pública”, o que ressignificou os conceitos descentralização, autonomia e participação, de modo a reorientar as ações dos diretores escolares. Concluímos que a reação da comunidade escolar às mudanças promovidas no processo de escolha de diretores escolares da RMEDC ficou circunscrito ao campo da acomodação e adaptação diante das contradições vividas na gestão escolar, em um cotidiano marcado pela escassez de recursos humanos e materiais, pelas estratégias gerencialistas do Bloco no Poder para racionalizar o uso do fundo público na educação. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Gestão Escolar | pt_BR |
| dc.subject | Gestão Democrática da Escola | pt_BR |
| dc.subject | Eleições Escolares | pt_BR |
| dc.subject | Eleição de Diretor Escolar | pt_BR |
| dc.subject | Gestão de Unidades Educativas | pt_BR |
| dc.subject | School Management | pt_BR |
| dc.subject | Democratic School Management | pt_BR |
| dc.subject | School Elections | pt_BR |
| dc.subject | Election of School Director | pt_BR |
| dc.subject | Management of Educational Units | pt_BR |
| dc.title | Contradições na escolha de diretores escolares: um estudo comparativo entre duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias (RJ) | pt_BR |
| dc.title.alternative | Contradictions in the choice of school principals: a comparative study between two schools in the Municipal Education Network of Duque de Caxias (RJ) | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | Once the principle of the democratic rule of law was rescued by the Brazilian Federal Constitution of 1988, in overcoming the anti-democratic principles of the Civil-Military Dictatorial Regime established by the 1964 coup d'état, the field of education also advanced in the process of democratization, by instituting the principle of Democratic management. This was a milestone in valuing local power and expanding social control over educational decisions in the public sphere. If, on the one hand, it is a fact that these democratic advances granted municipalities relative autonomy for the formulation and regulation of their educational policies, on the other hand, they embodied the offensive of the ruling class to reorient public administration according to the principles of “New Public Management”, a fundamental strategy of the neoliberal project to reorient the relationship between the State and society. Thus, the idea of democratic management began to be re-signified according to managerialist standards. While for education workers, democratic management was related to the autonomy of the school community to define the directions of its political-pedagogical project and its school management strategies, for the ruling class guided by the ideals of “New Public Management”, democratic management it was related to the depoliticization of politics in the school environment through the institution of accountability strategies and a managerialist organizational culture, guided by mercantile logic. Faced with this reality, we elected as an object of analysis the process of choosing school directors in the Municipal Education Network of Duque de Caxias/RJ (RMEDC). Our objective is to analyze the contradictions of the implementation process of consultation with the school community for the choice of directors of schools in this teaching network in the period from 2015 to 2019. This is basic research, of qualitative analysis, of explanatory nature, which is falls into the category of a survey, although it uses analysis of primary and secondary sources and participant observation, whose theoretical and methodological reference is historical-dialectical materialism. From the analysis of the data, we realized that the implementation of the public consultation to the community to choose schools directors of the RMEDC, in the period from 2015 to 2019, did not materialize as a materiality of democratic management, since this process did not overcome the state guardianship. We also found that the discourse of democratic management was incorporated into the “New Public Management” implementation strategies, which gave new meaning to the concepts of decentralization, autonomy, and participation, in order to reorient the actions of school principals. We conclude that the reaction of the school community to the changes promoted in the process of choosing school directors at RMEDC was limited to the field of accommodation and adaptation in the face of the contradictions experienced in school management, in a daily life marked by the scarcity of human and material resources, by managerial strategies ruling class to rationalize the use of public funds in education. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Souza, José dos Santos | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-5433-0812 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4662172593965744 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Souza, José dos Santos | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-5433-0812 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4662172593965744 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Andrade, Rodrigo Coutinho | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2108094603846733 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Chaves, Vera Lúcia Jacob | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3533444052532463 | pt_BR |
| dc.creator.ID | https://orcid.org/0009-0003-1481-9690 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5446081750015233 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | pt_BR |
| dc.relation.references | Fontes Primárias BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Distrito Federal: Presidência da República, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm . Acesso em: 18 jan. 2023. CONSELHEIRO 1 DA ESCOLA A. Entrevista semiestruturada com o Conselheiro 1 da Escola A – pseudônimo. Entrevistador: Marcelo Ramos dos Santos. Nova Iguaçu (RJ): GTPS, Mar./2022. 23 p. Arquivo sonoro de tipo MP3 [36’02”]. Entrevista concedida para o Projeto de Pesquisa de Mestrado “Contradições na Escolha de Diretores Escolares: um estudo comparativo entre duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias (RJ)”. CONSELHEIRO 1 DA ESCOLA B. Entrevista semiestruturada com o Conselheiro 1 da Escola B – pseudônimo. Entrevistador: Marcelo Ramos dos Santos. Nova Iguaçu (RJ): GTPS, Mar./2022. 24 p. Arquivo sonoro de tipo MP3 [54’50”]. Entrevista concedida para o Projeto de Pesquisa de Mestrado “Contradições na Escolha de Diretores Escolares: um estudo comparativo entre duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias (RJ)”. 108 CONSELHEIRO 2 DA ESCOLA A. Entrevista semiestruturada com o Conselheiro 2 da Escola A – pseudônimo. Entrevistador: Marcelo Ramos dos Santos. Nova Iguaçu (RJ): GTPS, Mar./2022. 27 p. Arquivo sonoro de tipo MP3 [45’35”]. Entrevista concedida para o Projeto de Pesquisa de Mestrado “Contradições na Escolha de Diretores Escolares: um estudo comparativo entre duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias (RJ)”. CONSELHEIRO 2 DA ESCOLA B. Entrevista semiestruturada com o Conselheiro 2 da Escola B – pseudônimo. Entrevistador: Marcelo Ramos dos Santos. Nova Iguaçu (RJ): GTPS, Mar./2022. 39 p. Arquivo sonoro de tipo MP3 [1°13’14”]. Entrevista concedida para o Projeto de Pesquisa de Mestrado “Contradições na Escolha de Diretores Escolares: um estudo comparativo entre duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias (RJ)”. CONSELHEIRO 3 DA ESCOLA A. Entrevista semiestruturada com o Conselheiro 3 da Escola A – pseudônimo. Entrevistador: Marcelo Ramos dos Santos. Nova Iguaçu (RJ): GTPS, Mar./2022. 18 p. Arquivo sonoro de tipo MP3 [35’24”]. Entrevista concedida para o Projeto de Pesquisa de Mestrado “Contradições na Escolha de Diretores Escolares: um estudo comparativo entre duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias (RJ)”. CONSELHEIRO 3 DA ESCOLA B. Entrevista semiestruturada com o Conselheiro 3 da Escola B – pseudônimo. Entrevistador: Marcelo Ramos dos Santos. Nova Iguaçu (RJ): GTPS, Mar./2022. 25 p. Arquivo sonoro de tipo MP3 [46’43”]. Entrevista concedida para o Projeto de Pesquisa de Mestrado “Contradições na Escolha de Diretores Escolares: um estudo comparativo entre duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias (RJ)”. CONSELHEIRO 4 DA ESCOLA A. Entrevista semiestruturada com o Conselheiro 4 da Escola A – pseudônimo. Entrevistador: Marcelo Ramos dos Santos. Nova Iguaçu (RJ): GTPS, Mar./2022. 25 p. Arquivo sonoro de tipo MP3 [56’05”]. Entrevista concedida para o Projeto de Pesquisa de Mestrado “Contradições na Escolha de Diretores 109 Escolares: um estudo comparativo entre duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias (RJ)”. COMISSÃO ELEITORAL GERAL DO PROCESSO DE CONSULTA PÚBLICA PARA DIRETOR E VICE-DIRETOR DAS UNIDADES ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS. Edital no 01, de 12 de novembro de 2019. Estabelece as diretrizes para o processo de consulta pública de escolha de diretores e vice-diretores. Edital no 01 de 12 de novembro de 2019, Duque de Caxias: Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, n. 01, p. 1-12, 12 nov. 2019. DIRETORA DA ESCOLA A. Entrevista semiestruturada com o Diretor da Escola A – pseudônimo. Entrevistador: Marcelo Ramos dos Santos. Nova Iguaçu (RJ): GTPS, Abr./2022. 44 p. Arquivo sonoro de tipo MP3 [1°22’09”]. Entrevista concedida para o Projeto de Pesquisa de Mestrado “Contradições na Escolha de Diretores Escolares: um estudo comparativo entre duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias (RJ)”. DIRETORA DA ESCOLA B. Entrevista semiestruturada com o Diretor da Escola B – pseudônimo. Entrevistador: Marcelo Ramos dos Santos. Nova Iguaçu (RJ): GTPS, Março./2022. 44 p. Arquivo sonoro de tipo MP3 [1°24’27”]. Entrevista concedida para o Projeto de Pesquisa de Mestrado “Contradições na Escolha de Diretores Escolares: um estudo comparativo entre duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias (RJ)”. PREFEITURA MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS. Lei no 1070, de 19 de setembro de 1991. Institui o Plano de Carreira dos Profissionais de Educação do Município e dá outras providências. Duque de Caxias, 19 set. 1991. Disponível em: https://sepecaxias.org.br/plano-de-carreira/ . Acesso em: 7 mar. 2022. PREFEITURA MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS. Decreto no 6542, de 11 de maio de 2015. Dispõe sobre eleição para diretores e vice-diretores das unidades escolares de Duque de Caxias. Eleição de diretores e vice-diretores de unidade de ensino, Duque de 110 Caxias: Prefeitura Municipal de Duque de Caxias/Boletim Oficial do Município, n. 6228, p. 1-3, 12 maio 2015. PREFEITURA MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS. Lei no 2856, de 14 de agosto de 2017. Altera ou acrescenta vários dispositivos de normas relacionadas com o regime jurídico de servidores públicos municipais. Lei que altera o regime jurídico dos servidores municipais, Duque de Caxias: Prefeitura Municipal de Duque de Caxias/Boletim Oficial do Município, n. 6454, p. 3-5, 15 ago. 2017. PREFEITURA MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS. Lei no 2864, de 1 de novembro de 2017. Dispõe sobre a gestão democrática da educação pública no Município de Duque de Caxias, e dá outras providências. Gestão democrática da educação pública em Duque de Caxias, Duque de Caxias: Prefeitura Municipal de Duque de Caxias/Boletim Oficial do Município, n. 6475, p. 2-7, 7 nov. 2017. PREFEITURA MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS. Lei no 2966, de 14 de junho de 2019. Altera a Lei n° 1.506, de 14 de janeiro de 2000, que instituiu o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Duque de Caxias. Lei que altera o regime jurídico dos servidores municipais, Duque de Caxias: Prefeitura Municipal de Duque de Caxias/Boletim Oficial do Município, n. 6705, p. 2-4, 14 jun. 2019. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei no 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Distrito Federal: Imprensa Nacional, ano CXXXIV, n. 248, p. 1, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 19 jan. 2023. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei no 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Plano Nacional de Educação, Distrito Federal: Imprensa Nacional, Edição extra, p. 1, 26 jun. 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 30 nov. 2022. 111 Fontes secundárias ANTUNES, Ricardo. Introdução. In: MÉSZÁROS, István. Crise Estrutural do Capital. São Paulo: Boitempo, 2011. BIANCHI, Álvaro. O léxico de Gramsci: filosofia da práxis, Estado e sociedade civil, sociedade regulada. Revista Movimento, 28 nov. 2017. Disponível em: https://finattimovimentorevista.com.br/2017/11/gramsci-filosofia-da-praxis- sociedade-civil-sociedade-regulada/ CHAVES, Vera Lúcia Jacob; NOVAIS, Valéria Silva de Moraes; GUEDES, Gilmar Barbosa. A gestão escolar e formas de provimento ao cargo de diretor escolar: o Plano de Ações Articuladas em foco. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos (SP), v. 12, n. 3, p. 653-670, set./dez. 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14244/198271992880. Disponível em: www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2880/728 . Acesso em: 25 abr. 2020. CIAVATTA, Maria. Trabalho como princípio educativo. In: PEREIRA, Isabel Brasil; LIMA, Júlio César França. Dicionário da educação profissional em saúde. 2a. ed. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2008. p. 408 - 415. ISBN 978- 85-987-36-6. E-book (478 p. ). CORRÊA, João Jorge. As eleições para diretores na rede municipal de ensino de Belo Horizonte no período de 1989 a 1994. Educ. Rev., Belo Horizonte , n. 20-25, p. 99-108, jun. 1997 . Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102- 46981997000100009&lng=pt&nrm=iso . acessos em 15 nov. 2022. CORRÊA, Paulo Sérgio de Almeida. Decisões jurisprudenciais sobre a inconstitucionalidade das eleições diretas para escolha dos diretores das escolas públicas brasileiras. Cad. Hist. Educ., Set 2020, vol.19, no.3, p.961-978. ISSN 1982- 7806 112 DRABACH, Nadia Pedrotti. Processos de provimento, exigências e atribuições para os dirigentes escolares em contextos de reformas gerencialistas. 2018. 265 p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP. FATTORELLI, Maria Lucia; ÁVILA, Rodrigo. Gasto com dívida pública sem contrapartida quase dobrou de 2019 a 2021. Distrito Federal: Auditoria Cidadã da Dívida, 2022. 6 p. Disponível em: http://auditoriacidada.org.br/conteudo/gasto-com- divida-publica-sem-contrapartida-quase-dobrou-de-2019-a-2021/ . Acesso em: 14 abr. 2022. FLACH, Simone de Fátima. A escolha de diretores de escolas e sua relação com o princípio da gestão democrática no ensino público em municípios paranaenses. Perspectiva, Florianópolis , v. 37, n. 1, p. 316-338, jan. 2019 . Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102- 54732019000100316&lng=pt&nrm=iso . acessos em 15 nov. 2022. Epub 18-Jul-2019. https://doi.org/10.5007/2175-795x.2019.e51867. FREITAS, Dirce Nei Teixeira de. A gestão educacional na interseção das políticas federal e municipal. Rev. Fac. Educ., São Paulo (SP), v. 24, n. 2, p. 29-50, jul. 1998. Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102- 25551998000200003&lng=pt&nrm=iso . Acesso em: 16 jun. 2020. http://doi.org/10.1590/S0102-25551998000200003. CENTRO ESTADUAL DE ESTATÍSTICAS, PESQUISAS E FORMAÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS DO RIO DE JANEIRO (Rio de Janeiro, RJ). Tabela PIB municipal 2002-2019: valor adicionado bruto por atividade econômica, produto interno bruto, produto interno bruto per capita e impostos sobre produtos, segundo as regiões de governo e municípios. In: PIB estadual e municipal. Rio de janeiro, 7 mar. 2022. Disponível em: https://www.ceperj.rj.gov.br/?page_id=210 . Acesso em: 7 mar. 2022. GIL, Antônio Carlos. O delineamento da pesquisa. In: GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1994. cap. 6, p. 71-80. ISBN 85- 224-1041-0. 113 HARVEY, David. O enigma do capital: e as crises do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2011. 235 p. KOSIK, Karel. Dialética da totalidade concreta. In: KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. 7.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002, p. 13-64. LIMA, Marcus. Rede Municipal: Eleição de Diretores. Duque de Caxias, 21 out. 2019. Disponível em: https://sepecaxias.org.br/rede-municipal-eleicoes-para-diretores/ . Acesso em: 2 abr. 2020. MARQUES, Luciana Rosa. Caminhos da democracia nas políticas de descentralização da gestão escolar. Ensaio: aval.pol.públ.Educ., Dez 2006, vol.14, no.53, p.507-525. ISSN 0104-4036. MARX, Karl. Introdução: produção, consumo, distribuição, troca (circulação). In: MARX, Karl. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858: esboços da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo; Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2011. p. 54-95. MÉSZÁROS, István. A crise estrutural do capital. 2a. ed. São Paulo: Boitempo, 2011. 152 p. MORAES, Lucyana Martins de. A eleição para diretores em Aparecida de Goiânia e a gestão democrática: desdobramentos na gestão da escola. 2016. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016. NETTO, José Paulo. Breve nota à interlocução entre pensadores da educação e Marx. In: 37a REUNIÃO NACIONAL ANPED, 37a., 2015, Florianópolis. Anais da 37a Reunião Científica da ANPEd [...]. Florianópolis: ANPED, [2015]. Tema: Trabalho e Educação, Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-encomendado- de-jose-paulo-netto-para-ogt09.pdf . Acesso em: 21 dez. 2019. OLIVEIRA, Lindamir Cardoso Vieira; ALVES, Maria Leila. A escolha de dirigentes escolares como mecanismo instituinte da gestão democrática: caminhos e descaminhos. In: 25a REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 25a., 2002, Caxambu. Trabalhos e Pôsteres / GT 5 — Estado e Política Educacional. Rio de Janeiro: ANPEd, 2002. 114 Disponível em: http://25reuniao.anped.org.br/tp25.htm#gt5. Acesso em: 11 abr. 2021. PARO, Vitor Henrique. Administração de escolas de 1o e 2o graus e a natureza do processo de produção pedagógico produção. Caderno de Pesquisa, São Paulo, n. 59, p. 27-31, 1986. IV Conferência Brasileira de Educação, painel: "A Natureza do Trabalho Pedagógico e a Gestão da Escola Pública", realizado em 04/09/1986, em Goiânia - GO. PARO, Vitor Henrique. Estrutura da escola e prática educacional democrática. In: 30a Reunião Anual da ANPED, 30a., 2007, Caxambu. GT 5 ... Rio de Janeiro: ANPED, 2007. p. 1-16. Disponível em: http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos/GT05-2780--Int.pdf. Acesso em: 07 ago. 2017. PARO, Vitor Henrique. Escolha e formação do diretor escolar. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional. Curitiba, v. 6, n. 14, p. 36-50, set./dez. 2011. ISSN 1980-9700. Disponível em: https://www.vitorparo.com.br/wp- content/uploads/2019/10/Escolha-e-formacao-de-diretores.pdf. Acesso: 11 dez. 2022. PERONI, Vera Maria Vidal; FLORES, Maria Luiza Rodrigues. Sistema nacional, plano nacional e gestão democrática da educação no Brasil: articulações e tensões. Educação. Porto Alegre, Ago. 2014, vol.37, n.o 02, p.180-189. ISSN 1981-2582. PREFEITURA MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS (Duque de Caxias, RJ). Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias. A Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias dentro do contexto socioespacial. In: DOCUMENTO curricular da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias: pressupostos teóricos e conceituais. Duque de Caxias: Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, [2020]. cap. 3, p. 17-23. PREFEITURA MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS. Prefeitura de Duque de Caxias quita folha de janeiro da saúde e demais secretarias. Duque de Caxias (RJ): 12/02/2021. Disponível em: https://duquedecaxias.rj.gov.br/resultado- busca/PAGAMENTO/19, acesso em 20/10/2022. 115 PREFEITURA MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS (Duque de Caxias, RJ). Escola Municipal Barro Branco. Projeto político pedagógico da E. M. Barro Branco. Duque de Caxias: E. M. Barro Branco, 2021. 61 p. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA (Brasil). Câmara da Reforma do Estado et al. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília: [s. n.], 1995. 68 p. RIVAS, Ricardo Hevia. Marco referencial para el análisis de la descentralización educacional. In: Política de descentralización en la educación básica y media en América Latina: Estado del Arte. Santiago/Chile: Unesco/Reduc, 1991. p. 13-26. Disponível em: https://repositorio.uahurtado.cl/bitstream/handle/11242/9625/txt1358.pdf?seque nce=1&isAllowed=y. Acesso em: 16 jun. 2020. ROSÁRIO, Carmeliza da Costa; GRANJO, Paulo; CAHEN, Michel. O que é Investigar?. Lisboa: Escolar Editora, 2013. 88 p. SENADO FEDERAL DO BRASIL (Distrito Federal). Agência Senado. Pacote de Abril criou senadores e governadores biônicos. Dsitrito Fedral: Agência Senado, 31 mar. 2017. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2017/03/31/pacote-de-abril- criou-senadores-e-governadores-bionicos. Acesso em: 27 mar. 2022. SILVA, Nilson Robson Guedes. Reeleição: continuidade ou continuísmo? (Um estudo com base na reeleição dos diretores das escolas técnicas do CEETEPS/ NRSE- Campinas). 2002. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002. SOUZA, Ângelo Ricardo de. Reformas educacionais: descentralização, gestão e autonomia escolar. Educ. rev., Curitiba , n. 22, p. 17-49, dez. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104- 40602003000200002&lng=en&nrm=iso . Acesso em 16 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.311. 116 SOUZA, Donaldo Bello; CASTRO, Dora Fonseca. Gestão democrática da educação sob perspectiva comparada Brasil-Portugal: entre a exigência legal e a exequibilidade real. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 121, p. 1195-1213, dez. 2012 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101- 73302012000400015&lng=en&nrm=iso. Acesso em 16 jun./2020. SOUZA, José dos Santos. O sindicalismo brasileiro e a qualificação do trabalhador. 1a. ed. Bauru: Praxis, 2009. 198 p. SOUZA , José dos Santos. Trabalho, educação e luta de classes na sociabilidade do capital. In: SOUZA, José dos Santos et al. Trabalho, educação e sociedade. 1a. ed. [S. l.]: Editora Práxis, 2010. p. 141-168. SOUZA, José dos Santos. A formação do trabalhador no contexto da reconfiguração do trabalho, da produção e dos mecanismos de mediação do conflito de classes. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 10, n. 20, p. 273-290, julho/dezembro 2015. DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v10i20.2317. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/2317. Acesso em: 29 jun. 2020. SOUZA, José dos Santos. Gerencialismo. In: SEGENREICH, Stella Cecilia Duarte. Organização institucional e acadêmica na expansão da educação superior: glossário. Rio de Janeiro: Publit, 2017. p. 182-187. Disponível em: http://www.redeuniversitas.com.br/p/livros.html. Acesso em: 26 jun. 2020. SOUZA, José dos Santos. Crise orgânica do capital, recomposição burguesa e intensificação da precariedade do trabalho docente: fundamentos sócio-históricos da (des)configuração do trabalho docente. In: SILVA JÚNIOR, João dos Reis; CHAVES, Vera Jacob; OTRANTO, Celia; ROTHEN, José Carlos. Das crises do capital às crises da educação superior no Brasil: novos e renovados desafios em perspectiva. 1 a. ed. Uberlândia: Navegando Publicações, 2019. p. 19-36. ISBN 978-85-53111-53-4. E-book (179 p. ). SOUZA, José dos Santos. Cursos superiores de tecnologia: a materialidade da formação enxuta e flexível para o precariado no Brasil. Trabalho necessário, Niterói, v. 18, ed. 36, p. 320-342, maio/ago 2020. DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i36.42812. 117 Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/42812. Acesso em: 29 set. 2022. SOUZA, José dos Santos. Neofascismo e anticientificismo como estratégia atual da burguesia para enfrentar a crise orgânica do capital. Revista Trabalho Política e Sociedade, Nova Iguaçu, v. 5, n. 8, p. 11-22, 25 maio 2020. DOI: https://doi.org/10.29404/rtps-v5i8.417. Disponível em: http://costalima.ufrrj.br/index.php/RTPS/article/view/417. Acesso em: 24 ago. 2020. SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Eleição para direção de escola pública é inconstitucional. Brasília: Supremo Tribunal Federal, 12 ago. 2009. Disponível em: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=%20111821. Acesso em: 29 set. 2019. UNESCO. Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. Educação: um tesouro a descobrir; relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI (destaques). Brasília: UNESCO, julho 2010. 43 p. VEIGA, Celia C. P. S.; SOUZA, José dos Santos. Ampliação da formação profissional no contexto da recomposição burguesa frente à crise orgânica do capital. Artigo. In: IV Seminário Trabalho, Educação e Política Pública, 2017, Nova Iguaçu (RJ). Anais do IV SEMTEPP. Nova Iguaçu (RJ): GTPS/UFRRJ, 2017. v.1, p. 251 – 279. WEBER, Max. O que é a burocracia? Brasília: Conselho Federal de Administração, 2019. Disponível em: https://cfa.org.br/?s=O+QUE+%C3%89+BUROCRACIA. Acesso em: 3 ago. 2019. OUTRAS OBRAS CONSULTADAS AGUIAR, Viviane Barbosa Perez. O processo histórico e político de escolha dos dirigentes escolares na Rede Municipal de Ensino de Londrina. 2019. 228 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2019. 118 ANTUNES, Ricardo; PINTO, Geraldo Augusto. A fábrica da educação: da especialização taylorista à flexibilização toyotista. 1a. ed. São Paulo: Cortez, 2017. 117 p. FINATTI, Renata Riva. Eleições como forma de provimento da direção escolar na Rede Municipal de Ensino de Curitiba. 2016. 187 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016. LAPA, Carlos Mauricio Franklin. Estudo da rede pública municipal de Educação do município de Duque de Caxias, no período compreendido entre os anos de 2010 e 2020: uma década perdida. [S. l.]: [no prelo], [2021]. 10 p. MARX, Karl. Prefácio da 1a edição. Posfácio da 2a edição. Prefácio da edição francesa. In: MARX, Karl. O capital: crítica da economia política: livro I, v.1. cap. I. 22. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004, p. 15-31. MENDONÇA, Erasto Fortes. Estado patrimonial e gestão democrática do ensino público no Brasil. Educ. Soc., Ago. 2001, vol.22, no.75, p. 84-108. ISSN 0101-7330. NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011. PARO, Vitor Henrique. Eleição de diretores de escolas públicas: avanços e limites da prática. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 77, 186. ed. p. 375- 395, maio/agosto 1996. 19o Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), realizada em Caxambu-MG, de 22 a 26 de setembro de 1996. PEREIRA, João M.M. – As ideias do poder e o poder das ideias: o Banco Mundial como ator político-intelectual. Revista Brasileira de Educação, v. 19, p. 77-100, 2014. PEREIRA, João M.M. – Continuidade, Ruptura ou Reciclagem? Uma análise do Programa do Banco Mundial após o consenso de Washington. Dados, v. 58, p. 461- 498, 2015. 119 PREFEITURA MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS. Lei no 1506, de 14 de janeiro de 2000. Institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Duque de Caxias e dá outras providências. Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Duque de Caxias, Duque de Caxias: Câmara Municipal de Duque de Caxias, 14 jan. 2000. Disponível em: https://www.cmdc.rj.gov.br/?page_id=7592. Acesso em: 22 out. 2020. PREFEITURA MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS (Duque de Caxias, RJ). Escola Municipal Senador Afonso Arinos. Projeto político pedagógico: E. M. Senador Afonso Arinos. Duque de Caxias: E. M. Senador Afonso Arinos, 2020. 48 p. SILVA, Luciene Amaral da; SANTOS, Inalda Maria dos. Limites e desafios da gestão democrática na escola pública: um estudo a partir do sertão alagoano. Rev. Exitus, Jan 2018, vol.8, no.1, p.34-58. ISSN 2237-9460. SILVA, Marcelo Soares Pereira da. Escolha de diretores escolares em Minas Gerais: trajetória histórica, impasses e perspectivas. In: 23a REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 23a, 2000, Caxambu. Trabalhos e Pôsteres / GT 5 — Estado e Política Educacional. Rio de Janeiro: ANPEd, 2000. Disponível em: http://23reuniao.anped.org.br/trabtit1.htm#gt5. Acesso em: 11 abr. 2021. SOUZA, José dos Santos. Trabalho, qualificação, ciência e tecnologia no mundo contemporâneo: fundamentos teóricos para uma análise da educação profissional. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 13, n. 22, p. 1-15, 2004. Disponível em: http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo- 2008-2/Educacao-MII/2SF/6-Souza2005.pdf. Acesso em: 30 jun. 2020. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
| Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2023 - Marcelo Ramos dos Santos.Pdf | 2.34 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
