Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20150
Tipo do documento: Dissertação
Título: Contradições na escolha de diretores escolares: um estudo comparativo entre duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias (RJ)
Título(s) alternativo(s): Contradictions in the choice of school principals: a comparative study between two schools in the Municipal Education Network of Duque de Caxias (RJ)
Autor(es): Santos, Marcelo Ramos dos
Orientador(a): Souza, José dos Santos
Primeiro membro da banca: Souza, José dos Santos
Segundo membro da banca: Andrade, Rodrigo Coutinho
Terceiro membro da banca: Chaves, Vera Lúcia Jacob
Palavras-chave: Gestão Escolar;Gestão Democrática da Escola;Eleições Escolares;Eleição de Diretor Escolar;Gestão de Unidades Educativas;School Management;Democratic School Management;School Elections;Election of School Director;Management of Educational Units
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 28-Fev-2023
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citação: SANTOS, Marcelo Ramos dos. Contradições na escolha de diretores escolares: um estudo comparativo entre duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias (RJ). 2023. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Resumo: Uma vez resgatado o princípio do Estado democrático de direito pela Constituição Federal de 1988 em superação aos princípios antidemocráticos do Regime Ditatorial Civil-Militar instituído pelo golpe de Estado de 1964, o campo da educação também avançou no processo de democratização, ao instituir o princípio de gestão democrática. Este foi um marco na valorização do poder local e na ampliação do controle social sobre as decisões educacionais na esfera pública. Se por um lado é fato que estes avanços democráticos concederam aos municípios relativa autonomia para formulação e regulamentação de suas políticas educacionais, por outro lado, eles consubstanciaram a ofensiva do Bloco no Poder para reorientar a administração pública segundo os princípios da “Nova Gestão Pública”, uma estratégia fundamental do projeto neoliberal de reorientar a relação entre o Estado e a sociedade. Assim, a ideia de gestão democrática passou a ser ressignificada segundo os padrões gerencialistas. Enquanto para os trabalhadores da educação a gestão democrática estava relacionada à autonomia da comunidade escolar para definir os rumos do seu projeto político pedagógico e de suas estratégias de gestão escolar, para o Bloco no Poder orientado pelo ideário de “Nova Gestão Pública”, a gestão democrática estava relacionada à despolitização da política no ambiente escolar por meio da instituição de estratégias da accountability e de uma cultura organizacional gerencialista, pautada pela lógica mercantil. Diante desta realidade, elegemos como objeto de análise o processo de escolha de diretores escolares na Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias/RJ (RMEDC). Nosso objetivo é analisar as contradições do processo de implantação da consulta à comunidade escolar para escolha de diretores das escolas desta rede de ensino no período de 2015 a 2019. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que se insere na categoria de um levantamento, embora se utilize de análise de fontes primárias e secundárias e de observação participante, cuja referência teórica e metodológica é o materialismo histórico-dialético. A partir da análise dos dados, percebemos que a implantação da consulta pública à comunidade para escolha de diretores das escolas da RMEDC, no período de 2015 a 2019, não se efetivou como materialidade da gestão democrática, visto que este processo não superou a tutela estatal. Verificamos também que o discurso da gestão democrática foi estrategicamente incorporado às estratégias de implantação da “Nova Gestão Pública”, o que ressignificou os conceitos descentralização, autonomia e participação, de modo a reorientar as ações dos diretores escolares. Concluímos que a reação da comunidade escolar às mudanças promovidas no processo de escolha de diretores escolares da RMEDC ficou circunscrito ao campo da acomodação e adaptação diante das contradições vividas na gestão escolar, em um cotidiano marcado pela escassez de recursos humanos e materiais, pelas estratégias gerencialistas do Bloco no Poder para racionalizar o uso do fundo público na educação.
Abstract: Once the principle of the democratic rule of law was rescued by the Brazilian Federal Constitution of 1988, in overcoming the anti-democratic principles of the Civil-Military Dictatorial Regime established by the 1964 coup d'état, the field of education also advanced in the process of democratization, by instituting the principle of Democratic management. This was a milestone in valuing local power and expanding social control over educational decisions in the public sphere. If, on the one hand, it is a fact that these democratic advances granted municipalities relative autonomy for the formulation and regulation of their educational policies, on the other hand, they embodied the offensive of the ruling class to reorient public administration according to the principles of “New Public Management”, a fundamental strategy of the neoliberal project to reorient the relationship between the State and society. Thus, the idea of democratic management began to be re-signified according to managerialist standards. While for education workers, democratic management was related to the autonomy of the school community to define the directions of its political-pedagogical project and its school management strategies, for the ruling class guided by the ideals of “New Public Management”, democratic management it was related to the depoliticization of politics in the school environment through the institution of accountability strategies and a managerialist organizational culture, guided by mercantile logic. Faced with this reality, we elected as an object of analysis the process of choosing school directors in the Municipal Education Network of Duque de Caxias/RJ (RMEDC). Our objective is to analyze the contradictions of the implementation process of consultation with the school community for the choice of directors of schools in this teaching network in the period from 2015 to 2019. This is basic research, of qualitative analysis, of explanatory nature, which is falls into the category of a survey, although it uses analysis of primary and secondary sources and participant observation, whose theoretical and methodological reference is historical-dialectical materialism. From the analysis of the data, we realized that the implementation of the public consultation to the community to choose schools directors of the RMEDC, in the period from 2015 to 2019, did not materialize as a materiality of democratic management, since this process did not overcome the state guardianship. We also found that the discourse of democratic management was incorporated into the “New Public Management” implementation strategies, which gave new meaning to the concepts of decentralization, autonomy, and participation, in order to reorient the actions of school principals. We conclude that the reaction of the school community to the changes promoted in the process of choosing school directors at RMEDC was limited to the field of accommodation and adaptation in the face of the contradictions experienced in school management, in a daily life marked by the scarcity of human and material resources, by managerial strategies ruling class to rationalize the use of public funds in education.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20150
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023 - Marcelo Ramos dos Santos.Pdf2.34 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.