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Tipo do documento: Dissertação
Title: O desafio de construir uma sociedade ambientalmente consciente
Authors: Lopes, Marcio de Morais
Orientador(a): Guimarães, Marcelo Duncan Alencar
Primeiro membro da banca: Guimarães, Marcelo Duncan Alencar
Segundo membro da banca: Amâncio, Robson
Terceiro membro da banca: Silva, Sabrina Soares da
Keywords: Educação;Percepção ambiental;Cidadania ambiental;Conscientização ambiental;Education;Environmental perception;Environmental citizenship;Environmental awareness
Área(s) do CNPq: Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Idioma: por
Issue Date: 16-Sep-2022
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Florestas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável
Citation: LOPES, Márcio de Morais. O desafio de construir uma sociedade ambientalmente consciente. 2022. 77 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas em Desenvolvimento Sustentável) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.
Abstract: O aprendizado contribuiu para a evolução da humanidade, mas o progresso aconteceu com a exploração desenfreada da natureza, o que acarretou problemas ambientais. Estudos sobre questões ambientais contribuem para a compreensão das relações homem-natureza e este estudo teve como objetivo identificar a percepção ambiental dos moradores de Nova Iguaçu, estado do Rio de Janeiro. A pesquisa foi realizada através de um questionário distribuído pela internet e redes sociais, com base nos resultados percebe-se que o entendimento sobre meio ambiente dos respondentes tem um viés utilitarista, uma fornecedora de recursos. Os respondentes também entendem que a pauta verde é importante, mas esse entendimento não se reflete em suas rotinas de conservação em seu cotidiano. Para reverter esse quadro e superar o desafio de construir uma sociedade consciente ambientalmente acreditamos que é preciso investir em educação e ações de conscientização, já que é um processo reconhecido para a formação dos indivíduos. Logo, a educação em seu viés ambiental deve desenvolver a consciência crítica dos indivíduos sobre os problemas ambientais, transmitir conhecimentos para amenizar a crise ecológica e estimular a formação de uma cidadania que contribua para a conservação do meio ambiente, um conjunto de medidas importantes para a humanidade chegar a um desenvolvimento que seja sustentável e estabelecer uma relação harmônica com a natureza.
Abstract: Learning contributed to the evolution of humanity, but progress happened with the unbridled exploitation of nature, which caused environmental problems. Studies on environmental issues contribute to the understanding of man-nature relationships and this study aimed to identify the environmental perception of residents of Nova Iguaçu, state of Rio de Janeiro. The research was carried out through a questionnaire distributed over the internet and social networks, based on the results it is clear that the respondents' understanding of the environment has a utilitarian bias, a provider of resources. Respondents also understand that the green agenda is important, but this understanding is not reflected in their conservation routines in their daily lives. To reverse this situation and overcome the challenge of building an environmentally conscious society, we believe that it is necessary to invest in education and awareness-raising actions, as it is a recognized process for the formation of individuals. Therefore, education in its environmental bias must develop the critical awareness of individuals about environmental problems, transmit knowledge to alleviate the ecological crisis and encourage the formation of a citizenship that contributes to the conservation of the environment, a set of important measures for the humanity to achieve sustainable development and establish a harmonious relationship with nature.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20158
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Práticas em Desenvolvimento Sustentável

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