Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20159
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A história não tem que ser chata: repensando a prática docente e o currículo para a relevância do ensino de história |
Other Titles: | History doesn't have to be boring: rethinking teaching practice and the curriculum for the relevance of teaching history L'histoire n'a pas à être ennuyeuse : repenser la pratique de l'enseignement et le programme pour la pertinence de l'enseignement de l'histoire |
Authors: | Muniz, Marcio Rodrigo Araujo |
Orientador(a): | Guimarães, Geny Ferreira |
Primeiro membro da banca: | Guimarães, Geny Ferreira |
Segundo membro da banca: | Ribeiro, Regina Maria de Oliveira |
Terceiro membro da banca: | Vasconcellos, Pedro Jorge Lo Duca |
Keywords: | Ensino Dialogado;aprendizagem;currículo;práticas pedagógicas;aprendizagem baseada em problemas;dialogued teaching;learning;curriculum;pedagogical practices;problem based learning;dialogue enseignement;apprentissage;programme d'études;pratiques pédagogiques;l'apprentissage par problèmes |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 2-Jun-2023 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História |
Citation: | MUNIZ, Márcio Rodrigo Araujo. A história não tem que ser chata: repensando a prática docente e o currículo para a relevância do ensino de história. 2023. 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) -Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. |
Abstract: | Com o objetivo de promover avanços no ensino-aprendizagem dos saberes históricos, este trabalho busca no diálogo com os discentes a construção de matéria- prima para a análise do impacto de escolhas pedagógico-curriculares no desempenho docente e aproveitamento dos conteúdos oferecidos de forma satisfatória, tanto para quem aprende quanto para quem ensina. Tendo como vislumbre a valorização da disciplina História, propõe-se uma metodologia que enfatiza o protagonismo do estudante, mediante compreensão do seu papel como construtor de seu próprio conhecimento, tendo na figura do professor um orientador no processo de aquisição de saberes. O trabalho se divide na apresentação da análise dos resultados de pesquisa de opinião junto a parte do corpo discente do C.E. João Cardoso - Nilópolis - RJ e, a partir dela, compreensões da influência das práticas pedagógicas empreendidas pelos professores na opinião dos alunos, além do papel que o currículo de História desempenha nesse processo. Por fim, é apresentado o modelo de aprendizagem baseada em problemas como alternativa para incentivar a autonomia dos alunos na construção do conhecimento e apropriação dos conteúdos históricos de forma contextualizada e significativa. |
Abstract: | With the objective of promoting advances in the teaching and learning of historical knowledge, this work seeks in the dialogue with the students the construction of raw material for the analysis of the impact of pedagogical-curricular choices on the teaching performance and satisfactory use of the contents offered, both for those who learn and for those who teach. With a view to valuing the discipline of History, a methodology is proposed that emphasizes the role of the students, through understanding their role as builders of their own knowledge, with the figure of the teacher as a guide in the process of acquiring knowledge. The work is divided into the presentation of the analysis of the results of an opinion poll with part of the students of the C.E. João Cardoso - Nilópolis - RJ and, from it, understandings of the influence of the pedagogical practices undertaken by the teachers in the students' opinion, in addition to the role that the History curriculum plays in this process. Finally, the problem-based learning model is presented as an alternative to encourage students' autonomy in the construction of knowledge and appropriation of historical contents in a contextualized and meaningful way. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20159 |
Appears in Collections: | Mestrado em História |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023 - Marcio Rodrigo Araujo Muniz.Pdf | 3.14 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.