Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20161
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A horta escolar e o aprendizado de Geometria aplicado ao cultivo |
Otros títulos: | The school garden and the learning of Geometry applied to cultivation |
Autor: | Rosa, Marcelo dos Santos |
Orientador(a): | Félix, Luciano Vianna |
Primeiro coorientador: | Nascimento, Eulina Coutinho Silva do |
Primeiro membro da banca: | Felix, Luciano Vianna |
Segundo membro da banca: | Pereira, Orlando dos Santos |
Terceiro membro da banca: | Souza, Vera Lúcia Rangel de |
Palabras clave: | Geometria;Matemática Colaborativa;Contextualização;Geometry;Collaborative Mathematics;Contextualization |
Área(s) do CNPq: | Educação Matemática Matemática Educação |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 31-ago-2024 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Citación: | ROSA, Marcelo dos Santos. A horta escolar e o aprendizado de Geometria aplicado ao cultivo. 2024. 72 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, RJ, 2024. |
Resumen: | Este trabalho aborda o uso da construção de uma horta escolar como instrumento de ensino e aprendizado. O objetivo da pesquisa é analisar a contribuição à luz da Matemática Colaborativa, da Contextualização e de uma forma lúdica, novas estratégias de ensino, aprimorando o estudo da Geometria e outros tópicos matemáticos, buscando assim, através da criatividade dos alunos, um melhor aprendizado. Nesse contexto, propusemos a produção de hortas, o estudo das formas geométricas, utilizando materiais de baixo custo como caixas de madeiras, garrafas, blocos estruturais e paletes de madeira, dentre outros itens de fácil acesso. Este trabalho foi desenvolvido com alunos do ensino médio em uma escola pública numa comunidade de Santa Cruz. Tal comunidade é carente de saneamento básico e cercada por violência constante. A prática consistiu em conhecer os formatos geométricos de mosaicos do Tangram e a partir desse passo, a reprodução de figuras geométricas estudadas na construção das hortas. Para atingir esse propósito, buscamos analisar a empatia dos discentes da comunidade escolar, aplicar uma metodologia que abordasse os conteúdos geométricos propostos e simultaneamente, a construção de mosaicos e da horta a fim de alcançar os objetivos de forma contextualizada. Produziu-se um recurso educacional utilizando-se de tópicos do desenho geométrico que auxiliasse nos estudos de geometria de forma lúdica, colaborativa e criativa. Utilizamos também ,ferramentas apropriadas, dentre elas, material para desenho geométrico, EVA para a produção de tangrans, instrumentos de medidas, blocos de concreto para a construção de canteiros e equipamentos afins. Com isso, estudaremos a Geometria praticando a criatividade, explorando os saberes, plantando a horta escolar e principalmente, cultivando a afetividade. |
Abstract: | This project approaches the usage of a school vegetable garden construction as an instrument of learning. Its objective is to figure it out , and analyze its contribution in light of Collaborative Mathematics, Contextualization in a playful form, news strategies of learning, improving the Geometry studies as well as other Mathematics topics. Looking for , Through The students’ creativity , a better learning. In such a context, it was proposed the construction of a vegetable garden , of the geometrical forms , using low cost materials , such as wood boxes , bottles, structural blocks and easy access items. This Project was developed by a public high school students in Santa Cruz community. Such a community is lacking in basic sanitation and surrounded by constant violence. The practice consists in knowing the geometrical shapes of Tangram mosaics and from then geometric shapes studied in the vegetable garden. To achieve this goal, it was looked for to analyze the empathy of de school community students , apply a methodology that approached the geometrical topics proposed as simultaneously , the construction of mosaics and vegetable gardens to achieve the objective in a contextualized way. It was produced as an educational product using geometry. subjects which helped the Geometry studies in a playful, collaborative and creative way. It also used proper tools such as geometric shapes EVA to produce Tangrans, measuring tools, concrete blocks to construct flower beds and other equipment. So, Geometry Will be studied by practicing it with , exploring knowledge , planting in the school vegetable garden and principally, cultivating affections. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20161 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024 - Marcelo dos Santos Rosa.pdf | 3.64 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.