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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20162
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O Amor Fati e a consumação da Redenção na obra “Assim Falou Zaratustra” de Nietzsche |
Otros títulos: | Amor Fati and the consummation of Redemption in Nietzsche's "Thus Spoke Zarathustra" |
Autor: | Guedes, Marcos Vinícios Chiaretti |
Orientador(a): | Julião, José Nicolao |
Primeiro membro da banca: | Julião, José Nicolao |
Segundo membro da banca: | Carvalho, Danilo Bilate de |
Terceiro membro da banca: | Detoni, Piero di Cristo Carvalho |
Palabras clave: | Amor Fati;Redenção;Transvaloração;Eterno Retorno;Redemption;Transvaluation;Eternal Return |
Área(s) do CNPq: | Filosofia Filosofia |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 22-ago-2024 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Citación: | GUEDES, Marcos Vinícios Chiaretti. O Amor Fati e a consumação da Redenção na obra “Assim Falou Zaratustra” de Nietzsche. 2024. 88 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024. |
Resumen: | O pensamento nietzschiano da fase de amadurecimento se coloca como uma filosofia da transvaloração dos valores morais. A necessidade desta transvaloração decorre da constatação expressa por Nietzsche na sentença a “Morte de Deus”, que não deve ser vista apenas como uma crítica às religiões, mas que diz respeito à perda dos valores e dos sentidos. A transvaloração para o filósofo é a proposta de superar o sistema moral da sua época e seus valores. Assim, a transvaloração dos valores é um processo de transformação dos valores morais tradicionais em novos valores, que são criados a partir da negação dos valores antigos e que devem ser mais autênticos e afirmativos da vida. Deste modo, o proposto, como sendo a tarefa da filosofia nietzschiana, é se colocar como agente dessa transvaloração. O eterno retorno é uma possibilidade de renovação constante dos valores morais. É neste contexto que devemos compreender o tema do Amor Fati, na filosofia nietzschiana, como sendo a possibilidade de se viver uma vida autêntica e afirmativa, onde os seus esforços não estarão em buscar a modificação da realidade em que se vive, impondo-lhe uma moralidade, mas em aceitá-la e querê-la da maneira como ela se apresenta, isso porque Amor Fati é a atitude de amar e aceitar tudo o que acontece, incluindo os aspectos mais difíceis, compreendendo que não se pode modificar o passado, e encontrar significado e valor em todas as experiências vividas através do eterno retorno, o que implica uma aceitação plena da realidade. Outro conceito importante, na obra do autor, é o de redenção, no qual se percebe que a cura, segundo Nietzsche, vem do modo de vida e não de questões externas ao homem, uma vez que para o autor a redenção é imanente, portanto, está presente no próprio homem e não em forças divinas ou superiores. Esse conceito, para o autor, está ligado à libertação do ódio e à dissolução da má-consciência, que pode ser alcançada através da transvaloração de todos os valores, exemplificada pela morte e Deus, como perda dos valores morais até então estabelecidos, e da aceitação amorosa do eterno retorno. Nesse contexto, o filósofo apresenta como a verdadeira redenção o Amor Fati, ou seja, a aceitação amorosa do próprio destino livre de todo o ódio e má consciência. Diante disso, o objetivo principal da pesquisa a analisar a relação entre os conceitos de redenção e o de Amor Fati. |
Abstract: | Nietzsche's thinking in the mature phase is a philosophy of the transvaluation of moral values. The need for this transvaluation stems from the realization expressed by Nietzsche in the sentence "The Death of God", which should not only be seen as a criticism of religions, but which concerns the loss of values and meanings. For the philosopher, transvaluation is the proposal to overcome the moral system of his time and its values. Thus, the transvaluation of values is a process of transforming traditional moral values into new values, which are created from the negation of old values and which must be more authentic and life-affirming. In this way, the proposed task of Nietzschean philosophy is to place itself as an agent of this transvaluation. The eternal return is a possibility for the constant renewal of moral values. It is in this context that we should understand the theme of Amor Fati, in Nietzschean philosophy, as the possibility of living an authentic and affirmative life, where your efforts will not be in seeking to change the reality in which you live by imposing a morality on it, but in accepting it and wanting it as it is, This is because Amor Fati is the attitude of loving and accepting everything that happens, including the most difficult aspects, understanding that you can't change the past, and finding meaning and value in all your experiences through eternal return, which implies full acceptance of reality. Another important concept in the author's work is that of redemption, in which it can be seen that healing, according to Nietzsche, comes from the way of life and not from issues external to man, since for the author redemption is immanent, therefore it is present in man himself and not in divine or superior forces. This concept, for the author, is linked to liberation from hatred and the dissolution of bad conscience, which can be achieved through the transvaluation of all values, exemplified by death and God, as the loss of the moral values established until then, and the loving acceptance of the eternal return. In this context, the philosopher presents Amor Fati as the true redemption, i.e. the loving acceptance of one's own destiny free from all hatred and bad conscience. The main objective of this research is to analyze the relationship between the concepts of redemption and Amor Fati. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20162 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Filosofia |
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