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Tipo do documento: Dissertação
Título: O devir negro como possibilidade de (re)inventar o mundo sem racismo: letramentos que abalam certezas e ampliam sentidos
Otros títulos: The black becoming as a possibility of (re)inventing the world without racism: literacies that shake certainties and expand meanings
Autor: Simão, Maria José Pires
Orientador(a): Carvalho, Adriana Lopes de
Primeiro membro da banca: Lopes, Adriana Carvalho
Segundo membro da banca: Carvalho, Carlos Roberto de
Terceiro membro da banca: Agostinho, Elbert de Oliveira
Quarto membro da banca: Oliveira, Bruno Coutinho de Souza
Palabras clave: Educação pública;Práticas Pedagógicas;Letramentos do devir;Narrativas. Lei n.o 10.639/03;Public education;Pedagogical practices;Literacies of becoming;Narratives
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 5-dic-2023
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citación: SIMÃO, Maria José Pires. O devir negro como possibilidade de (re)inventar o mundo sem Racismo: Letramentos que abalam certezas e ampliam sentidos. 2023. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.
Resumen: Tendo em vista que o Racismo é uma construção social branca fundada na ideia de raça criada para segregar, hierarquizar e dominar, essa pesquisa está ancorada na análise de narrativas na perspectiva socioconstrucionista de Moita Lopes (2003) dialogando com os conceitos de discurso como prática social (Blommaert, 2005). Investigo como cinco professoras do Ensino Médio de uma unidade escolar do município de São Gonçalo, região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, pensam suas práticas de letramentos, quais os enfrentamentos cotidianos, as estratégias dessas professoras e a importância do letramento racial (Pinheiro, 2023), entendendo que o racismo precisa ser combatido, principalmente dentro do espaço escolar. Pensar em letramentos como ferramenta para reinventar o mundo a partir de África, tecendo redes de conhecimento que colaborem para a desconstrução de narrativas eurocêntricas, que possibilitem pertencer, habitar e criar um mundo para além da ideia de raça, respeito ao diferente e a pluralidade que Mbembe apresenta em Crítica da Razão Negra (Mbembe, 2022). Pensar práticas e metodologias que transformem, transbordem e promovam o pensamento crítico e a abertura de mundo. A pesquisa demonstra a necessidade de sair da zona do não ser e a importância que o giro epistêmico necessário, requer das professoras formação constante, diálogo entre os pares, escolas estruturadas e práticas pedagógicas alinhadas com a noção de humanidade que absorve o diverso.
Abstract: Considering that Racism is a white social construction founded on the idea of race created to segregate, hierarchize and dominate, this research is anchored in the analysis of Narratives from the socio-constructionist perspective of Moita Lopes (2003), dialoguing with the concepts of discourse as a social practice (Blommaert, 2005). Investigating how five high school teachers from a school unit in the city of São Gonçalo, metropolitan region of the State of Rio de Janeiro, think about their Literacy practices, what their daily confrontations are, the strategies of these teachers and the importance of Racial Literacy (Pinheiro, 2023), understanding that Racism needs to be combated, including within the school space. Thinking about Literacies as a tool to reinvent the world from Africa, weaving networks of knowledge that contribute to the deconstruction of Eurocentric Narratives and that reinforce the idea of resistance and black power, pointing out paths to the black becoming of the world that Mbembe presents in Critique of Razão Negra (Mbembe, 2022). Think about practices and methodologies that transform, overflow and promote critical thinking. The research demonstrates that the necessary epistemic turn requires constant training from teachers, dialogue between peers, structured schools and pedagogical practices approved with the dark becoming of the world.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20163
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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