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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20171
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Josiane. “Para além do acesso, Preciso permanecer na universidade!”: Trajetória e estratégias dos cotistas negros na Universidade Federal de Juiz de Fora/MG |
Título(s) alternativo(s): | “In addition to access, I need to stay at the university!”: Trajectory and strategies of black quota holders at the Federal University of Juiz de Fora/MG |
Autor(es): | Silva, Josiane |
Orientador(a): | Nogueira, Renato |
Primeiro membro da banca: | Santos Junior, Renato Nogueira dos |
Segundo membro da banca: | Siss, Ahyas |
Terceiro membro da banca: | Pereira, Amauri Mendes |
Quarto membro da banca: | Santos, Adilson Pereira dos |
Quinto membro da banca: | Vieira, José Jairo |
Palavras-chave: | Cotas;Ensino superior;Negros;Permanência;Affirmative Actions;Quotas;Higher Education;Blacks;Permanence |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Data do documento: | 28-Dez-2022 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citação: | SILVA, Josiane. “Para além do acesso, Preciso permanecer na universidade!”: Trajetória e estratégias dos cotistas negros na Universidade Federal de Juiz de Fora/MG. 2022. 355 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2022. |
Resumo: | O presente texto de defesa tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa, desenvolvida no âmbito do Doutorado, que teve como objetivo investigar os diferentes desafios enfrentados por alunos cotistas negros, e suas estratégias de vivências/resistências em relação à permanência em uma universidade pública. O texto teve como lócus a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Campus Juiz de Fora, como coparticipantes graduandos e graduados dos presenciais do referido Campus, que ingressaram considerando o recorte temporal 2008- 2018. Com relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa realizou questionário on-line e entrevistas na pespectiva de encontros narrativos (Silva, 2022) para analisar, sob a ótica dos universitários, as vivências individuais e experiências coletivas sobre o permanecer na universidade. A abordagem teórico-metodológica pautou-se no materialismo histórico dialético, para refletir como operam as políticas públicas em meio a contradições e desigualdades historicamente construídas e reforçadas. O método quali-quantitativo apresentou-se para conduzir os instrumentos de pesquisa aplicados e as análises decorrentes. Os dados levantados e as análises propiciadas fornecem fatores para afirmar que, embora as lutas de intelectuais e movimento negros tenham surtido efeito, dando corpo à formulação de políticas públicas e ações afirmativas, muito ainda precisa ser realizado a fim de garantir o aperfeiçoamento da Lei n.o 12.711/2012 – que apresenta, na verdade, uma subcota –, considerando critérios raciais, garantindo uma permanência qualificada das pessoas negras no ensino superior, conferindo, de fato, experiências de integração ao meio acadêmico. |
Abstract: | This defense text aims to present the partial results of the research, as well as the Doctorate work plan, to investigate the different challenges that may be faced by black quota students regarding their permanence in a public university. The text has as its locus the Federal University of Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora Campus, and foresees as co-participants the students of the in-person undergraduate courses of the Juiz de Fora Campus, who joined the institution considering the time frame 2008-2018. With regard to methodological procedures, the research carried out an online questionnaire and interviews (narrative meetings) to analyze, from the perspective of university students, verify individual experiences and collective experiences about staying at university. The theoretical-methodological approach was based on dialectical historical materialism to think about how public policies operate in the midst of historically constructed and reinforced contradictions and inequalities. The quali-quantitative method was presented to conduct the applied research instruments and produced analyses. The collected data and provided analyzes provide factors to affirm that, although the struggles of black intellectuals and movements have had an effect, embodying the formulation of public policies and affirmative actions, much still needs to be done in order to guarantee the improvement of Law 12.711/2012 – that actually presents a sub-quota considering racial criteria –, guaranteeing a qualified permanence of black people in higher education, giving in fact experiences of integration into the academic environment. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20171 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
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