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Tipo do documento: Dissertação
Title: Lições de Bolekaja: Experiências pedagógicas antirracistas e afrocentradas no ensino de Inglês
Other Titles: Bolekaja lessons: Antiracist and afrocentered pedagogical experiences in english language teaching
Authors: Azevedo, Maria Carolina Almeida de
Orientador(a): Oliveira, Luiz Fernandes de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Luiz Fernandes de
Segundo membro da banca: Antunes, Viviane Conceição
Terceiro membro da banca: Nunes, Alyxandra Gomes
Quarto membro da banca: Vianna, Cintia Camargo
Keywords: Ensino de inglês;Bolekaja;Relações étnico-raciais;Pedagogia crítica;Decolonialidade.;English language teaching;Bolekaja;Ethnic-racial relations;Critical pedagogy;Decoloniality
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 16-Dec-2022
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: AZEVEDO, Maria Carolina Almeida de. Lições de Bolekaja: Experiências pedagógicas antirracistas e afrocentradas no ensino de Inglês. 2022. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2022.
Abstract: A presente pesquisa visa a analisar as experiências pedagógicas da autora baseadas em princípios antirracistas e afrocentrados. As atividades estão divididas entre ações pedagógicas performadas com alunos do 2o ano do ensino fundamental I e alunos da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro no ano de 2019, e três encontros formativos com professores e outros profissionais ligados ao ensino de língua inglesa, que foram promovidos pelo Conselho Britânico de Educação, o British Council. Como base teórica, mas não única, serão utilizados alguns preceitos presentes em obras de autores pertencentes ao Intelectualismo Bolekaja, como Chinweizu et al. (1975), Wa Thiong’o (2021) e Mudimbe (2013), além de teóricos de outros movimentos africanos e afrodiaspóricos, como Asante (2017) e Appiah (2018). Aqui, descrevo o movimento social Bolekaja e o movimento intelectual crítico Intelectualismo Bolekaja, com o apoio da obra de Anyaegbunam (1994), focando em como as metáforas deste movimento serviram de inspiração para construir pontes com o estudo aqui feito. Diante da análise dos capítulos acerca das identidades raciais e sobre o panorama atual encontrado no embricamento entre raça, relações étnico-raciais e o ensino de Inglês, desenvolvo a base teórica que sustentará este estudo. O objetivo desta pesquisa é compreender como se estabelece a conexão entre o ensino de língua inglesa e as relações étnico-raciais, e como essa relação ecoa em alguns agentes presentes neste processo, como os professores, os alunos, o ensino de inglês e a pesquisadora. Além disso, pretendo investigar como os ensinamentos presentes no Intelectualismo Bolekaja podem contribuir para o desenvolvimento de um ensino de língua inglesa moldado para os objetivos e aprimoramento das populações indígena e negra brasileiras. A metodologia utilizada nesta pesquisa será a narrativa autobiográfica, tendo em vista que se trata de um estudo voltado às experiências vivenciadas pela professora pesquisadora. Os resultados e as conclusões apontam que a identidade racial da professora e seu letramento racial crítico são fatores determinantes para o desenvolvimento de atividades que não endossem perspectivas racistas e que, mesmo que já contemos com profissionais empenhados na promoção de uma educação linguística outra, há uma lacuna na formação destes docentes sobre o conhecimento determinado pelas leis federais n. 10.639/03 e n. 11.645/08.
Abstract: The present research aims to analyze the author's pedagogical experiences based on antiracist and afrocentered principles. The activities are divided between pedagogical actions performed with students of 2nd grade and students of Youth and Adult Education of the Municipal Secretariat of Education of Rio de Janeiro in 2019 and three formative meetings with teachers and other professionals linked to the teaching of English language, which were promoted by the British Council of Education. As a theoretical basis, but not the only one, some precepts present in works by authors belonging to Bolekaja Intelectualism such as Chinweizu ET AL. (1975), Wa Thiong'o (2021) and Mudimbe (2013), as well as theorists from other African and Afrodiasporic movements such as Asante (2017) and Appiah (2018). Here I describe the Bolekaja social movement and Bolekaja Intelectualism, drawing on the work of Anyaegbunam (1994), focusing on how the metaphors of these movements have served as inspiration to build bridges with the study here. After analyzing the chapters on racial identities and the current panorama found in the intersection between race, ethno-racial relations, and the teaching of English, I develop the theoretical basis that will sustain this study. The purpose of this research is to understand how the connection between English language teaching and ethno-racial relations is established, and how this relationship echoes in some agents present in this process such as teachers, students, English teaching and the researcher. Furthermore, I intend to investigate how the lessons present in Bolekaja Intelectualism can contribute to the development of an English language teaching modeled towards the objectives and improvement of the indigenous and black Brazilian populations. The methodology used in this research will be autobiographical narrative, since it is a study of experiences lived by the teacher himself. The results and conclusions indicate that the teacher's racial identity and critical racial literacy will be determinant for the development of activities that do not endorse racist perspectives and that, even though we already have teachers committed to promoting a different language education, there is a gap in the training of these teachers on the knowledge determined by the federal laws n. 10.639/03 and n. 11.645/08.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20180
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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