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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20182
Tipo do documento: | Tese |
Title: | Moleques pretos: um estudo sobre juventudes pretas na cidade de Queimados |
Other Titles: | Black kids: a study on black youth in the city of Queimados |
Authors: | Francisco, Mônica da Silva |
Orientador(a): | Silva Junior, Jonas Alves da |
Primeiro membro da banca: | Silva Junior, Jonas Alves da |
Segundo membro da banca: | Santos Junior, Renato Nogueira dos |
Terceiro membro da banca: | Santos, Gabriel Nascimento dos |
Quarto membro da banca: | Moraes, Marcelo José Derzi |
Quinto membro da banca: | Silva Junior, Paulo Melgaço da |
Keywords: | garotos pretos;educação;estudos sobre homens pretos;juventude;raça;black boys;education;black man studies;youth;race |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 30-May-2022 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citation: | FRANCISCO, Mônica da Silva. Moleques pretos: um estudo sobre juventudes pretas na cidade de Queimados. 2022. 145 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2022. |
Abstract: | A tese defende que o modelo de formação humana dos jovens pretos entrevistados na pesquisa é perpassado pelo enfrentamento do racismo, seja de forma direta ou indireta, estruturando as relações de raça e gênero no território da pesquisa. De modo que o estudo intenta descobrir como esses sujeitos vivenciam o “devir homem” dentro de um município de Queimados marcado pela violência tendo muito próximos de si a violação de direitos por parte da polícia e o aliciamento pelas facções criminosas dentro de um espaço geográfico onde são constantes os desaparecimentos forçados. Para viabilização da pesquisa busquei dos documentos históricos e na literatura produzida pelos intelectuais negros da década de 80, referencial teórico para compreender a onipresença do racismo na sociedade brasileira e a maneira como esses desdobramentos refletem principalmente nos garotos pretos. De modo que recorro aos Estudos sobre Homens Negros produzidos pelo intelectual Tommy Curry para analisar as relações entre racismo, garotos pretos e gênero. Tendo por norte esse referencial, utilizo na tese a metodologia de história de vida com a utilização de entrevistas semi-estruturadas com quatro rapazes para a partir das narrativas deles, compreender a maneira com que eles vivenciam o processo de “tornar- se homem” dentro de uma estrutura social racista. A partir de meus estudos, concluí que o racismo enfrentado por esses indivíduos molda a forma como eles compreendem o mundo e organizam seus comportamentos, vestimentas e perspectivas de futuro dentro do município em que vivemos. |
Abstract: | The thesis argues that the model of human formation of the young black people interviewed in the research is permeated by the confrontation of racism, either directly or indirectly, structuring the relations of race and gender in the research territory. So, the study intends to discover how these subjects experience the "becoming man" within a municipality of Queimados marked by violence, having very close to them the violation of rights by the police and the enticement by criminal factions within a geographic space where enforced disappearances are constant. To make the research viable, I sought from historical documents and literature produced by black intellectuals in the 1980s, a theoretical framework to understand the omnipresence of racism in Brazilian society and the way these developments reflect mainly on black boys. So I turn to Studies on Black Men produced by the intellectual Tommy Curry to analyze the relationships between racism, black boys and gender. Based on this reference, I use the methodology of life history in the thesis with the use of semi-structured interviews with four boys to, from their narratives, understand the way in which they experience the process of “becoming a man” within of a racist social structure. From my studies, I concluded that the racism faced by these individuals shapes the way they understand the world and organize their behaviors, clothes and future perspectives within the municipality in which we live. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20182 |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
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