Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20191
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Da Construção à Difusão – o saber-fazer e as demais vertentes do campo da música: caminhos para a preservação da memória a partir da obra e trajetória musical de Joyce Moreno |
Other Titles: | From Collection to Divulging – practical knowledge and other approaches in the field of music: pathways for the preservation of memory based on the work and musical trajectory of Joyce Moreno |
Authors: | Martins, Ana Silveira |
Orientador(a): | Pereira, Raquel Alvitos |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Raquel Alvitos |
Segundo membro da banca: | Barros, José Costa D’Assunção |
Terceiro membro da banca: | Martins, Monica de Souza Nunes |
Quarto membro da banca: | Lemos, Maya Suemi |
Keywords: | música;saber-fazer musical;referência cultural;patrimônio imaterial;música popular brasileira;instrumento virtual de memória;difusão musical;Joyce Moreno;music;musical craftsmanship;cultural reference;intangible cultural heritage;popular music;virtual tool of memory;musical diffusion |
Área(s) do CNPq: | História História |
Idioma: | por |
Issue Date: | 17-May-2024 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade |
Citation: | MARTINS, Ana Silveira. Da Construção à Difusão - o saber-fazer e as demais vertentes do campo da música: caminhos para a preservação da memória a partir da obra e trajetória musical de Joyce Moreno. 2024. 113 f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio Cultura e Sociedade) - Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ, 2024. |
Abstract: | Tendo como objeto de estudo a música, no viés da prática da musicalidade e do saber-fazer musical, pretende-se, neste trabalho de pesquisa, apontar as conexões de sensibilidade existentes entre os campos da música e do patrimônio, que são igualmente vivos e dinâmicos. Sendo os dois campos marcados não só por conhecimentos e aprendizados formais acadêmicos, como também por práticas e experiências sensoriais e socioafetivas, tem-se o intuito de sensibilizar o leitor para esta construção vivida em torno da música. Como exemplo prático, após contextualizar a Música Popular Brasileira como referência cultural, são projetados elementos da obra e trajetória da cantora e compositora Joyce Moreno, com vistas a contribuir para a constituição futura de um instrumento virtual que, agregando tecnologias e apresentando um viés metodológico, possa servir de imersão no campo da criação artístico-musical para posterior difusão cultural. A metodologia utilizada é ancorada no levantamento e leitura de pesquisas bibliográfica e documental, e complementarmente em entrevistas semiestruturadas, realizadas com a artista. A pesquisa busca, ainda, para ilustração, trazer exemplos de instrumentos já concebidos de outros artistas, demonstrando a importância da concepção de instrumentos virtuais de memória que sejam pontes para unir conhecimentos acadêmicos e práticas artísticas, visando à salvaguarda e difusão da memória da música brasileira. |
Abstract: | Centering on the study of music, within the realm of musical practice and musical craftsmanship, the aim of this research is to highlight the existing sensibility connections between the fields of music and heritage, which are equally vibrant and dynamic. As both fields are characterized not only by formal academic knowledge and learning, but also by sensory and socio-affective practices and experiences, this work intends to sensitize the reader to an experiential construction around music. As a practical example, after contextualizing Brazilian Popular Music as a cultural reference, elements of the work and trajectory of singer and composer Joyce Moreno will be highlighted, with the aim of contributing to the future establishment of a virtual tool that incorporates technologies and a proper methodology, as a means of providing immersion in the field of artistic-musical creation for subsequent cultural diffusion. Research methodology is based primarily on survey and reading of bibliography and on documentary exploration, and is supplemented by semi-structured interviews with the artist. Additionally, this research brings examples of tools already conceived by other artists, for illustrative purposes, thus demonstrating the importance of conceiving such virtual instruments of memory that act as bridges to connect academic knowledge and artistic practices, aiming at the preservation and dissemination of Brazilian music memory. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20191 |
Appears in Collections: | Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2024 - Ana Silveira Martins.Pdf | 2.54 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.