Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20196
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Docência universitária online e híbrida: a experiência da disciplina teorias e política curricular do curso de pedagogia durante a pandemia de COVID-19 |
Other Titles: | Online and hybrid university teaching: the experience of the theories and curriculum policy discipline in the pedagogy course during the COVID-19 pandemic. |
Authors: | Silva, Nathalia de Souza |
Orientador(a): | Santos, Edméa Oliveira dos |
Primeiro membro da banca: | Santos, Edméa Oliveira dos |
Segundo membro da banca: | Santos, Ana Cristina Souza dos |
Terceiro membro da banca: | Barros, Raquel Silva |
Quarto membro da banca: | Veloso, Maristela Midlej Silva de Araujo |
Keywords: | formação de professores;docência universitária online e híbrida;cibercultura;educação online;pandemia;ciberpesquisa-formação;teacher training;online and hybrid university teaching;cyberculture;online education;pandemic;cyber-research training |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 28-Dec-2023 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citation: | SILVA, Nathalia de Souza. Docência universitária online e híbrida: A experiência da disciplina teorias e política curricular do curso de pedagogia durante a pandemia de COVID-19. 2023. 195f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023. |
Abstract: | Esse trabalho buscou compreender as potencialidades da educação online e híbrida na docência universitária no contexto da pandemia de COVID-19. Apresentamos discussões sobre a importância da formação de professores para a docência na cibercultura, refletindo sobre temas como a inclusão digital e cibercultural, diálogo e interatividade, desenho didático interativo e atos de currículo pós-críticos. Nossa opção metodológica foi a ciberpesquisa-formação pelo seu entrelaçamento com a multirreferencialidade, complexidade, cibercultura e com os estudos nos/dos/com os cotidianos. Esta metodologia foi adotada devido a compreensão de que o processo de formação do professor-pesquisador ocorre simultaneamente ao formar seus alunos, resultando em uma troca de saberes que emergem na relação entre a cidade e o ciberespaço. O campo da pesquisa foi o cotidiano da disciplina Teorias e Política Curricular do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRRJ, onde foram vivenciadas experiências nas modalidades on-line e híbrida. Adotamos a pedagogia de projetos no planejamento das atividades da disciplina organizando as aulas de forma a integrar atividades síncronas (presenciais e on-line) e assíncronas (SIGAA), criando atividades de produção de artefatos curriculares midiáticos, com uma abordagem pós-crítica do currículo objetivando o desenvolvimento de momentos de formação docente. Como achados da pesquisa, identificamos quatro noções: a pedagogia de projetos na educação universitária online, a docência online interativa e colaborativa na mediação pedagógica, a aprendizagem experiencial na articulação da práticateoriaprática e as potencialidades do digital em rede na articulação entre espaços, tempos e pedagogias. |
Abstract: | This work aimed to understand the potentialities of online and hybrid education in university teaching in the context of the COVID-19 pandemic. We present discussions on the importance of teacher training for teaching in cyberculture, reflecting on themes such as digital and cybercultural inclusion, dialogue and interactivity, interactive didactic design, and post-critical curriculum acts. Our methodological choice was cyber-research-training due to its intertwining with multireferentiality, complexity, cyberculture, and studies in/on/with daily life. This methodology was adopted because of the understanding that the process of training the teacher-researcher occurs simultaneously with training their students, resulting in an exchange of knowledge that emerges in the relationship between the city and cyberspace. The research field was the daily life of the Theories and Curriculum Policy discipline of the Pedagogy Degree at UFRRJ, where experiences were lived in online and hybrid modalities. We adopted project pedagogy in planning the activities of the discipline, organizing classes to integrate synchronous (face-to-face and online) and asynchronous (SIGAA) activities, creating activities for the production of media curriculum artifacts with a post-critical curriculum approach aimed at the development of teacher training moments. As research findings, we identified four notions: project pedagogy in online university education, interactive and collaborative online teaching in pedagogical mediation, experiential learning in the articulation of practice-theory-practice, and the potential of digital networking in the articulation between spaces, times, and pedagogies. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20196 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023 - Nathalia de Souza Silva.pdf | 6.81 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.