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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação como prática libertadora em territórios de vulnerabilidade
Título(s) alternativo(s): Education as a liberating practice in territories of vulnerability
Autor(es): Barreto, Angélica Costa
Orientador(a): Mattos, Sandra Maria Nascimento de
Primeiro membro da banca: Mattos, Sandra Maria Nascimento de
Segundo membro da banca: Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Terceiro membro da banca: Sarniva, Darlane Cristina Maciel
Palavras-chave: Educação libertadora;Criminalidade;Território;Políticas Públicas;Liberating education;Crime;Territory;Public policy
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Data do documento: 24-Mai-2024
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: BARRETO, Angélica Costa. A educação como prática libertadora em territórios de vulnerabilidade. 2024. 49 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo mapear a atuação da Educação como Prática Libertadora em Territórios de Vulnerabilidade no estado do Rio de Janeiro, mas com um foco nas regiões onde a criminalidade atua de forma reiterada, mais especificamente na região da zona norte e baixada fluminense, onde se concentram as maiores operações de policiais militares, observando o que estas ações podem desencadear na vida de sujeitos pertencentes a estes territórios considerados de segregação espacial e educacional. Diante disso, é identificado o papel da educação na vida dos sujeitos, principalmente os mais vulneráveis socialmente. Assim, trazendo para complementação do nosso diálogo uma pesquisa de campo em uma escola que nos permitiu dialogar como a educação diferenciada e quais as ferramentas esta escola pública de uma cidade como a do Rio de Janeiro utiliza para diminuir o impacto que a violência urbana causa na vida dos alunos e seus familiares. Contextualizando as atuações das políticas públicas, políticas educacionais e a segurança pública nos territórios onde a criminalidade atua de forma agressiva impossibilitando a educação libertadora atuar de forma transformadora na sociedade. Partindo da metodologia estudo de caso que nos permitiu visualizar a real situação da localidade foi aplicado como instrumento a observação e entrevistas. Buscou-se trazer os conceitos de uma educação que liberta e que busca promover uma pedagogia diferenciada na vida das pessoas, atuando de forma que transforme a vida dos sujeitos e os torne protagonistas de suas próprias histórias.
Abstract: The present research aimed to map the role of Education as a Liberating Practice in Vulnerable Territories in the state of Rio de Janeiro, but with a focus on regions where crime acts repeatedly, more specifically in the region of the north zone and Baixada Fluminense, where the largest military police operations are concentrated, observing what these actions can trigger in the lives of subjects belonging to these territories considered to be of spatial and educational segregation. In view of this, the role of education in the lives of individuals is identified, especially the most socially vulnerable. Thus, bringing to complement our dialogue field research in a school that allowed us to discuss how differentiated education and what tools this public school in a city like Rio de Janeiro uses to reduce the impact that urban violence causes on lives of students and their families. Contextualizing the actions of public policies, educational policies and public security in territories where crime acts aggressively, making it impossible for liberating education to act in a transformative way in society. Starting from the case study methodology that allowed us to visualize the real situation of the locality, observation and interviews were applied as instruments. We sought to bring the concepts of an education that liberates and seeks to promote a differentiated pedagogy in people's lives, acting in a way that transforms the lives of subjects and makes them protagonists of their own stories.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20198
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

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