Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20210
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorCampos, Patrícia Ferreira de Andrade-
dc.date.accessioned2025-02-26T23:21:54Z-
dc.date.available2025-02-26T23:21:54Z-
dc.date.issued2022-12-02-
dc.identifier.citationCAMPOS, Patrícia Ferreira de Andrade. “Escolas Inovadoras” e Inclusão em Educação: Experiências e Impactos Para/Na Escolarização do Público-alvo da Educação Especial. 2022. 225 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20210-
dc.description.abstractEsse estudo teve como centralidade de investigação a organização político-pedagógica de escolas com práxis inovadoras. Assim, o objetivo geral dessa pesquisa foi investigar os impactos que as experiências escolares com práxis inovadoras podem trazer para a inclusão em educação de estudantes pertencentes à modalidade de Educação Especial. As questões de estudo, derivadas dos objetivos dessa Tese, são: O que se entende/afirma por/como “práxis inovadoras” nas escolas participantes do estudo? Quais os impactos que a “práxis inovadoras” pode trazer para a “Inclusão em Educação”? As escolas com “práxis inovadoras” contribuem para a democratização escolar? Como está posta a organização político-pedagógica de escolas que adotaram a “práxis inovadoras” escolar em seu cotidiano educativo? A organização político-pedagógica da escola inovadora contribui para o processo de “Inclusão em Educação”? Quais são os desafios para a implementação de escolas com “práxis inovadoras”? Adotamos como fundamentação teórico-metodológica de pesquisa a Teoria Crítica da Sociedade, subsidiada pelos pensamentos de Theodor Adorno e de seus comentadores. Objetivando compreender a dinamicidade pedagógica de experiências escolares inovadoras, nos aproximamos de duas ambiências educativas que afirmam práxis inovadoras: a unidade educativa Paulo Freire, escola pública localizada no estado de Brasília/Distrito Federal e a escola privada: Jean Piaget, localizada no estado do Rio de Janeiro/RJ. Quanto aos procedimentos metodológicos da pesquisa, realizamos a análise documental dos Projetos Pedagógicos das unidades e entrevistas semiestruturadas com os sujeitos do estudo (profissionais das escolas e responsáveis por estudantes). Como instrumento utilizamos questionário de caracterização com os mesmos. Na escola Jean Piaget, realizamos uma visita onde foram feitos registros sistemáticos de sua ambiência escolar, juntamente com fotos para ilustrar seu fazer inovador. Em nossas considerações finais, identificamos que as experiências escolares com práxis inovadoras colaboram de maneira significativa para o processo de inclusão em educação, pois consideram a singularidade de cada educando/sujeito. Assim, constatamos que as práticas pedagógicas adotadas pelas escolas investigadas estão em consonância com o processo de inclusão em educação, de modo que oportunizam a participação, a criticidade e o protagonismo dos educandos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEscolas inovadoraspt_BR
dc.subjectInclusão em educaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes público-alvo da Educação Especialpt_BR
dc.subjectInnovative schoolspt_BR
dc.subjectInclusion in educationpt_BR
dc.subjectPublic students of Special Educationpt_BR
dc.title“Escolas Inovadoras” e Inclusão em Educação: Experiências e Impactos Para/Na Escolarização do Público-alvo da Educação Especial.pt_BR
dc.title.alternativeAndrade. “Innovative Schools” and Inclusion in Education: Experiences and Impacts for/On the Schooling of the Special Education Publicen
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstractOtherThis study focused on the political-pedagogical organization of schools with innovative praxis. Thus, the general objective of this research was to investigate the impacts that school experiences with innovative praxis can bring to the inclusion in education of students belonging to the Special Education modality. The study questions, derived from the objectives of this Thesis, are: What is understood/affirmed by/as “innovative praxis” in the schools participating in the study? What impacts can “innovative praxis” bring to “Inclusion in Education”? Do schools with “innovative practices” contribute to school democratization? How is the political-pedagogical organization of schools that have adopted school “innovative praxis” in their educational routine? Does the political- pedagogical organization of the innovative school contribute to the process of “Inclusion in Education”? What are the challenges for implementing schools with “innovative praxis”? We adopted the Critical Theory of Society as a theoretical- methodological basis for research, supported by the thoughts of Theodor Adorno and his commentators. Aiming to understand the pedagogical dynamics of innovative school experiences, we approach two educational ambiences that affirm innovative praxis: the Paulo Freire educational unit, a public school located in the state of Brasília/Federal District, and the private school: Jean Piaget, located in the state of Rio de Janeiro/RJ. As for the methodological research procedures, we carried out a documental analysis of the Pedagogical Projects of the units and semi-structured interviews with the study subjects (school professionals and students' guardians). As an instrument, we used a characterization questionnaire with them. At the Jean Piaget school, we carried out a visit where systematic records of its school environment were made, along with photos to illustrate its innovative work. In our final considerations, we identified that school experiences with innovative praxis contribute significantly to the process of inclusion in education, as they consider the uniqueness of each student/subject. Thus, we found that the pedagogical practices adopted by the investigated schools are in line with the process of inclusion in education, so that they provide opportunities for participation, criticality and protagonism by students.en
dc.contributor.advisor1Damasceno, Allan Rocha-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0577-805Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0177717397152120pt_BR
dc.contributor.referee1Damasceno, Allan Rocha-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0577-805Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0177717397152120pt_BR
dc.contributor.referee2Pletsch, Márcia Denise-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-5906-0487pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5622440291569151pt_BR
dc.contributor.referee3Silva Junior, Aureliano Lopes da-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-9872-9830pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6480978260525004pt_BR
dc.contributor.referee4Sousa, Célia Maria Adão de Oliveira Aguiar de-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-5113-9323pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6957631183182804pt_BR
dc.contributor.referee5Santiago, Mylene Cristina-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/0803555578064293pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5302548383203187pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
dc.relation.referencesADORNO, T.W. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995. ______. T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. ALMEIDA, M. S. R. Escola da Ponte: história e trajetória, 2009. Disponível em: Inclusão Brasil, Blogspot. ALVES, R. A Escola que Sempre Sonhei Sem Imaginar que Pudesse Existir. Campinas, SP: Papirus; ME. 2004. BOOTH, Tony & AINSCOW, Mel. Index para a Inclusão: desenvolvendo a aprendizagem e a participação na escola. 3a Ed. Edição: UNESCO/CSIE. Tradução: Mônica Pereira dos Santos. 2011. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988. ______. 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei no. 8.069, de 13 de Julho, Brasília, DF, Senado. ______. 1994. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial. Brasília: MEC/SEESP, 1994. ______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB n.9394/96 de 20 de dezembro de 1996. ______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: MEC/SEESP, 2001. ______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Lei. No 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS e dá outras providências. ______. Ministério da Educação. Portaria No 2.678, de 24 de setembro de 2002. ______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Decreto No 5.296 de 02 de dezembro de 2004. ______. Norma Brasileira. ABNT, 9050. Acessibilidade de Pessoas Portadoras de Deficiências e Edificações, Espaço, Mobiliário e Equipamentos Urbanos 2004. ______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Sala de Recursos Multifuncionais: espaços para o Atendimento Educacional Especializado. Brasília: MEC/SEESP, 2006. ______. Ministério da Educação. Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas. Brasília: MEC, 2007. 207 ______. Resolução no. 4, de 02 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Diário Oficial da União. Brasília: CNE/CEB, 2009. ______. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.Brasília: MEC/SEESP, 2008. _____. Nota Técnica N°04/2014/MEC/SECADI/DPEE. Assunto: Orientação quanto a documentos comprobatórios de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no Censo Escolar, 2014 _____. Plano Nacional de Educação, Lei n° 13.005/14. MEC, 2014. _____. O Plano Municipal de Educação – Caderno de Orientações. MEC, 2014. _____. LEI No 13.146, de 6 de julho de 2015. - Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), MEC, 2015. ESCOLA PAULO FREIRE – ESCOLA PAULO FREIREP, Projeto Político Pedagógico, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Brasília, 2020. COSTA, V. A. da. Educação escolar inclusiva: Demanda por uma sociedade democrática. Revista Cadernos de Educação Especial: 2003, no 22, pp.3. CROCHÍK, J. L. Aspectos que permitem a segregação na escola pública. In: Educação especial em debate. São Paulo: Casa do Psicólogo: Conselho Regional de Psicologia- 6a Região, 1997. _____. J. L. Preconceito e Inclusão. Revista do Instituto Cultural Judaico Marc Chagall, vol 3, no1, 2011. DAMASCENO, A. R. A formação dos professores e os desafios para a educação inclusiva: as experiências da escola Municipal Leônidas SobrinoPôrto. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Universidade Federal Fluminense, 2006. _____. Educação Inclusiva e Organização da Escola: projeto pedagógico na perspectiva da teoria crítica. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010. ESCOLA DA PONTE. Escola Básica da Ponte. Fazer a Ponte:Projecto Educativo. Portugal, 2003. FREIRE, PAULO. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Ed Paz e Terra, 1996. _____. Educação Como Prática da Liberdade.Rio de Janeiro. Ed. Paz e Terra, 1997. _____. Pedagogia da Indignação. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 2000. _____. Paulo. Pedagogia do Oprimido.Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 2011. 208 HORKHEIMER, Max, ADORNO, T. W. Dialética do esclarecimento: Fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985. ______. Max & ADORNO. A indústria cultural: o iluminismo como mistificação de massas. Pp. 169 a 214. In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2002. 364p. LIBÂNEO, J. C. OLIVEIRA, J. F. de. & TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 6. ed., São Paulo: Cortez, 2008. MACEDO, Lino de. Fundamentos Para uma Educação Inclusiva. Artigo publicado na Revista de Psicologia da educação, editada pela PUC-sp, no 13, 2o, pp. 29-51, 2001. MACEDO, P. C.; CARVALHO, L. T.; PLESTSCH, M.D.; Atendimento Educacional Especializado: uma breve análise das atuais Políticas de inclusão. PLESTSCH, M. D.; DAMASCENO, A. R. (Orgs) Educação especial e inclusão escolar: Reflexões sobre o fazer pedagógico. Seropédica, RJ. UFRRJ. 2011. PACHECO, José.; EGGERTSDÓTTIR, R.; MARINÓSSON, G. L. Caminhos para a inclusão. Um guia para o aprimoramento da equipe docente. São Paulo: Artmed Editora, 2006. _____. J. Aprender em Comunidade. São Paulo: Edições SM, 2014. _____. J. Dicionário de Valores. São Paulo: Edições SM, 2012. SANTOS, M. P.; SANTIAGO, M. C. As múltiplas dimensões do currículo no processo de inclusão e exclusão em educação. In: Colóquio Internacional de Políticas e práticas curriculares, 2010, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa, 2010. SANTOS, Mônica Pereira dos. O papel do ensino superior na proposta de uma educação inclusiva. Revista da Faculdade de Educação da UFF, no. 7, maio 2003, p.78- 91. _____. Políticas públicas de inclusão de pessoas com deficiência: uma análise omnilética. Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 16., 2012, Campinas. Anais [...]. Campinas: Unicamp, 2012. _____. M. P. Políticas públicas de inclusão de pessoas com deficiência: uma análise omnilética. XVI ENDIPE – UNICAMP, Campinas. 2012. SILVA, Bruno de Souza. Escola e Formação para a Democracia: O caso do Projeto Âncora. Dissertação apresentada como requisito para obtenção do título de mestre em Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo – USP, 2018. SILVA, TeotoniaJosineide. Escola Projeto Âncora: Um Novo Jeito de Fazer a Educação. Artigo publicado na Revista de Administração Educacional da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, 2018. 209 UNESCO. Declaração de Salamanca e Enquadramento da Acção: na área das necessidades educativas especiais.Conferência Mundial sobre necessidades educativas especiais, 7-10 jun. 1994, Salamanca. Anais [...]. Salamanca: Unesco, 1994. Tema: Acesso e qualidade.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2022 - Patrícia Ferreira De Andrade Campos.Pdf4.6 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.