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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20210
Tipo do documento: | Tese |
Título: | “Escolas Inovadoras” e Inclusão em Educação: Experiências e Impactos Para/Na Escolarização do Público-alvo da Educação Especial. |
Otros títulos: | Andrade. “Innovative Schools” and Inclusion in Education: Experiences and Impacts for/On the Schooling of the Special Education Public |
Autor: | Campos, Patrícia Ferreira de Andrade |
Orientador(a): | Damasceno, Allan Rocha |
Primeiro membro da banca: | Damasceno, Allan Rocha |
Segundo membro da banca: | Pletsch, Márcia Denise |
Terceiro membro da banca: | Silva Junior, Aureliano Lopes da |
Quarto membro da banca: | Sousa, Célia Maria Adão de Oliveira Aguiar de |
Quinto membro da banca: | Santiago, Mylene Cristina |
Palabras clave: | Escolas inovadoras;Inclusão em educação;Estudantes público-alvo da Educação Especial;Innovative schools;Inclusion in education;Public students of Special Education |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 2-dic-2022 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citación: | CAMPOS, Patrícia Ferreira de Andrade. “Escolas Inovadoras” e Inclusão em Educação: Experiências e Impactos Para/Na Escolarização do Público-alvo da Educação Especial. 2022. 225 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2022. |
Resumen: | Esse estudo teve como centralidade de investigação a organização político-pedagógica de escolas com práxis inovadoras. Assim, o objetivo geral dessa pesquisa foi investigar os impactos que as experiências escolares com práxis inovadoras podem trazer para a inclusão em educação de estudantes pertencentes à modalidade de Educação Especial. As questões de estudo, derivadas dos objetivos dessa Tese, são: O que se entende/afirma por/como “práxis inovadoras” nas escolas participantes do estudo? Quais os impactos que a “práxis inovadoras” pode trazer para a “Inclusão em Educação”? As escolas com “práxis inovadoras” contribuem para a democratização escolar? Como está posta a organização político-pedagógica de escolas que adotaram a “práxis inovadoras” escolar em seu cotidiano educativo? A organização político-pedagógica da escola inovadora contribui para o processo de “Inclusão em Educação”? Quais são os desafios para a implementação de escolas com “práxis inovadoras”? Adotamos como fundamentação teórico-metodológica de pesquisa a Teoria Crítica da Sociedade, subsidiada pelos pensamentos de Theodor Adorno e de seus comentadores. Objetivando compreender a dinamicidade pedagógica de experiências escolares inovadoras, nos aproximamos de duas ambiências educativas que afirmam práxis inovadoras: a unidade educativa Paulo Freire, escola pública localizada no estado de Brasília/Distrito Federal e a escola privada: Jean Piaget, localizada no estado do Rio de Janeiro/RJ. Quanto aos procedimentos metodológicos da pesquisa, realizamos a análise documental dos Projetos Pedagógicos das unidades e entrevistas semiestruturadas com os sujeitos do estudo (profissionais das escolas e responsáveis por estudantes). Como instrumento utilizamos questionário de caracterização com os mesmos. Na escola Jean Piaget, realizamos uma visita onde foram feitos registros sistemáticos de sua ambiência escolar, juntamente com fotos para ilustrar seu fazer inovador. Em nossas considerações finais, identificamos que as experiências escolares com práxis inovadoras colaboram de maneira significativa para o processo de inclusão em educação, pois consideram a singularidade de cada educando/sujeito. Assim, constatamos que as práticas pedagógicas adotadas pelas escolas investigadas estão em consonância com o processo de inclusão em educação, de modo que oportunizam a participação, a criticidade e o protagonismo dos educandos. |
Abstract: | This study focused on the political-pedagogical organization of schools with innovative praxis. Thus, the general objective of this research was to investigate the impacts that school experiences with innovative praxis can bring to the inclusion in education of students belonging to the Special Education modality. The study questions, derived from the objectives of this Thesis, are: What is understood/affirmed by/as “innovative praxis” in the schools participating in the study? What impacts can “innovative praxis” bring to “Inclusion in Education”? Do schools with “innovative practices” contribute to school democratization? How is the political-pedagogical organization of schools that have adopted school “innovative praxis” in their educational routine? Does the political- pedagogical organization of the innovative school contribute to the process of “Inclusion in Education”? What are the challenges for implementing schools with “innovative praxis”? We adopted the Critical Theory of Society as a theoretical- methodological basis for research, supported by the thoughts of Theodor Adorno and his commentators. Aiming to understand the pedagogical dynamics of innovative school experiences, we approach two educational ambiences that affirm innovative praxis: the Paulo Freire educational unit, a public school located in the state of Brasília/Federal District, and the private school: Jean Piaget, located in the state of Rio de Janeiro/RJ. As for the methodological research procedures, we carried out a documental analysis of the Pedagogical Projects of the units and semi-structured interviews with the study subjects (school professionals and students' guardians). As an instrument, we used a characterization questionnaire with them. At the Jean Piaget school, we carried out a visit where systematic records of its school environment were made, along with photos to illustrate its innovative work. In our final considerations, we identified that school experiences with innovative praxis contribute significantly to the process of inclusion in education, as they consider the uniqueness of each student/subject. Thus, we found that the pedagogical practices adopted by the investigated schools are in line with the process of inclusion in education, so that they provide opportunities for participation, criticality and protagonism by students. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20210 |
Aparece en las colecciones: | Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
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2022 - Patrícia Ferreira De Andrade Campos.Pdf | 4.6 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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