Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20220
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | O impacto da covid-19 na trajetória educacional de imigrantes venezuelanos warao em Tinguá – Nova Iguaçu |
Other Titles: | The impact of covid-19 on educational trajectory of venezuelans Warao imigrants in Tinguá – Nova Iguaçu |
Authors: | Silva, Priscila de Alantino Braz |
Orientador(a): | Santos, Miriam de Oliveira |
Primeiro membro da banca: | Santos, Miriam de Oliveira |
Segundo membro da banca: | Petrus, Maria Regina Piquet Carneiro |
Terceiro membro da banca: | Aragão, Luciano Ximenes |
Quarto membro da banca: | Silva, Gustavo Junger da |
Keywords: | COVID-19;imigrantes;Warao;desenvolvimento escolar;integração;imigrants;Warao;school development;integration |
Área(s) do CNPq: | Sociologia |
Idioma: | por |
Issue Date: | 15-Mar-2022 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
Citation: | ALANTINO, Priscila. O impacto da covid-19 na trajetória educacional de imigrantes venezuelanos warao em Tinguá – Nova Iguaçu. 2022. 72 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022. |
Abstract: | A história das migrações é marcada pela atração ou repulsão de seus agentes, os migrantes, por parte dos Estados. Em contextos de epidemia ou pandemia chegam até mesmo a serem vistos como vetores de doenças. Tais percepções acabam por impactar diretamente no processo de integração e de desenvolvimento escolar desta população no país de acolhida. Diante deste cenário, o objetivo principal deste trabalho é verificar o quanto a pandemia de COVID-19 afetou a rotina escolar dos alunos imigrantes venezuelanos, da etnia Warao, matriculados em uma escola em Tinguá, bairro de Nova Iguaçu, um município do Rio de Janeiro. Para alcançar este objetivo verificamos como o distanciamento social intensificou desigualdades e preconceitos presentes no contexto escolar e na relação dos alunos migrantes com os colegas nacionais. Como metodologia foram feitas revisões bibliográfica e documental, aplicação de questionários, entrevistas com os alunos estrangeiros, professores e direção, bem como órgãos públicos e instituições que lidam diretamente com migrantes e refugiados. Isto possibilitou a percepção das dificuldades para a integração e para o processo educativo. |
Abstract: | The history of migration is marked by the attraction or repulsion of its agents, the migrants, by the States. In contexts of epidemics or pandemics, they are even seen as vectors of diseases. Such perceptions end up having a direct impact on the process of integration and school development of this population in the host country. Given this scenario, the main objective of this work is to verify how much the COVID-19 pandemic affected the school routine of venezuelans Warao imigrants students, enrolled in schools in Tinguá, district of Nova Iguaçu, county of Rio de Janeiro. To achieve this objective, we verified how social distancing intensified inequalities and prejudices present in the school context and in the relationship of migrant students with their national colleagues. As a methodology, bibliographic and document reviews were carried out, questionnaires were applied, interviews with foreign, teachers and directors, as well as public bodies and institutions that deal directly with migrants and refugees. This made it possible to perceive the difficulties for integration and for the educational process. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20220 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ciências Sociais |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022 - Priscila de Alantino Braz Silva.Pdf | 2.54 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.