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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20230
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Estimulando o engajamento estudantil nas aulas de matemática do ensino fundamental: uma experiência baseada em gamificação |
Autor: | Moreira, Priscila Vicente Leal |
Orientador(a): | Santos, Douglas Monsôres de Melo |
Primeiro membro da banca: | Santos, Douglas Monsôres de Melo |
Segundo membro da banca: | Pereira, Orlando dos Santos |
Terceiro membro da banca: | Concordido, Cláudia Ferreira Reis |
Palabras clave: | Educação Matemática;Metodologias Ativas de Aprendizagem;Gamificação;Engajamento Estudantil;Mathematics Education;Active Learning Methodologies |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 31-ago-2023 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Citación: | MOREIRA, Priscila Vicente Leal. Estimulando o engajamento estudantil nas aulas de matemática do ensino fundamental: uma experiência baseada em gamificação. 2023. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. |
Resumen: | Este trabalho busca contribuir para a Educação Matemática, através da elaboração de atividades que estimulem o aumento do engajamento dos estudantes nas aulas de matemática, o qual diminuiu consideravelmente após o período de afastamento da rotina de aulas presenciais devido à pandemia de Covid-19. Como estratégia metodológica, foi elaborada uma sequência didática fundamentada na teoria da Gamificação com materiais manipuláveis, sem uso de tecnologias digitais. Esta pesquisa teve como público-alvo os alunos de uma turma do 7° ano de uma escola municipal do Rio de Janeiro. Foi utilizada uma abordagem qualitativa para a análise dos dados da pesquisa, que foram coletados através de formulários e observação dos alunos nas aulas. Buscou-se comparar o engajamento dos alunos nas aulas de matemática e a relação deles com a disciplina antes e após a aplicação da sequência de atividades gamificadas. Dentre os resultados obtidos nesta pesquisa, destaca-se uma melhora significativa na relação dos alunos com a professora. |
Abstract: | This work seeks to contribute to Mathematics Education, through the development of activities that encourage increased student engagement in Mathematics classes, which has decreased considerably after the period of removal from the routine of face-to-face classes due to the Covid-19 pandemic. As a methodological strategy, a didactic sequence was elaborated based on the theory of Gamification with manipulable materials, without the use of digital technologies. This research had as target audience the students of a 7th grade class of a municipal school in Rio de Janeiro. A qualitative approach was used to analyze the research data, which were collected through forms and observation of students in class. We sought to compare student engagement in math classes and their relationship with the discipline before and after applying the sequence of gamified activities. Among the results obtained in this research, a significant improvement in the students' relationship with the teacher stands out. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20230 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
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