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Tipo do documento: Dissertação
Título: Euclidea: uma proposta didática de ensino da geometria com régua, compasso e tecnologia digital
Título(s) alternativo(s): Euclidea: a didactic proposal for teaching geometry with ruler, compass and digital technology
Autor(es): Fernandes, Ramon de Andrade
Orientador(a): Santos, Douglas Monsôres de Melo
Primeiro membro da banca: Santos, Douglas Monsôres de Melo
Segundo membro da banca: Barbosa, Aline Mauricio
Terceiro membro da banca: Vaz, Rafael Filipe Novôa
Palavras-chave: Gamificação;Euclidea;Engajamento;Construções Geométricas;Sequência Didática;Gamification;Engagement;Geometric Constructions;Didactic Sequence
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 13-Set-2023
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citação: FERNANDES, Ramon de Andrade. Euclidea: uma proposta didática de ensino da geometria com régua, compasso e tecnologia digital. 2023. 131 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional ) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Resumo: Este trabalho busca contribuir para o campo da Educação Matemática, por meio da criação de uma sequência didática que visa aumentar o nível de engajamento dos estudantes durante as aulas de Matemática, o qual foi significativamente reduzido devido à interrupção das atividades presenciais na escola, ocasionada pela pandemia de Covid-19. Como estratégia metodológica, esta sequência didática se fundamenta na teoria da Gamificação, utilizando o aplicativo Euclidea, e foi aplicada com alunos de 9o ano do Ensino Fundamental do Município do Rio de Janeiro. A coleta dos dados baseou-se em formulários propostos aos alunos durante as aulas. Com o desenvolvimento das atividades, foi constatado que os alunos ficaram mais interessados e engajados nas aulas de Matemática.
Abstract: This work aims to contribute to the field of Mathematics Education by creating a didactic sequence aimed at increasing students' engagement level during Mathematics classes, which was significantly reduced due to the interruption of in-person activities in schools caused by the Covid-19 pandemic. As a methodological strategy, this didactic sequence is based on the theory of Gamification, using the Euclidea app, and was implemented with 9th-grade students in the Elementary School in the Municipality of Rio de Janeiro. Data collection was based on forms provided to the students during classes. With the development of the activities, it was observed that students became more interested and engaged in their Mathematics classes.This work seeks to contribute to the field of Mathematics Education, through the creation of a didactis
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20233
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

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