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Tipo do documento: Dissertação
Título: Criando memória institucional: mapeamento e padronização de processos nas coordenações dos cursos de licenciaturas do IFAM/CMC
Autor: Garcia, Renata de Aguiar
Orientador(a): Castro, Maria Cristina Drumond e
Primeiro coorientador: Ramos Filho, Américo da Costa
Primeiro membro da banca: Castro, Maria Cristina Drumond e
Segundo membro da banca: Cova, Marcia Cristina Rodrigues
Terceiro membro da banca: Ramos Filho, Américo da Costa
Quarto membro da banca: Meiriño, Marcelo Jasmim
Palabras clave: Mapeamento de processos;padronização de processos;gestão acadêmica;Process mapping;process standardization;academic management
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Fecha de publicación: 2-may-2023
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citación: GARCIA, Renata de Aguiar. Criando memória institucional: mapeamento e padronização de processos nas coordenações dos cursos de licenciaturas do IFAM/CMC. 2023. 121 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) – Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Resumen: O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) Campus Manaus Centro (CMC) possui 11 cursos de nível superior, os quais são coordenados por um professor de cada curso. Porém, estes docentes não têm conhecimento sobre a execução dos processos acadêmicos que são realizados nas coordenações, e para realizá-los adquirem conhecimento informal passado por ex-coordenador, técnicos administrativos e docentes dos cursos. A pesquisa teve como objetivo identificar práticas de gestão do conhecimento facilitadoras para o refinamento dos processos da gestão administrativa das coordenações dos cursos de Licenciaturas do DAEF/CMC/IFAM. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa e natureza aplicada, descritiva-exploratória, utilizou como procedimentos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, levantamento de campo, estudo de caso e pesquisa-ação. Os dados foram coletados na instituição por meio de dois questionários e da realização de dois grupos focais. Os resultados apresentados revelaram que os processos executados nas coordenações dos cursos de licenciaturas são feitos utilizando conhecimento informal dos coordenadores de curso, que executavam os processos e atividades das coordenações, de maneiras distintas e de forma não compartilhada. Este fato demonstrou a necessidade do mapeamento e da padronização dos processos das coordenações dos cursos analisados visando a celeridade e gestão dos mesmos. As principais contribuições deste trabalho estão relacionadas ao compartilhamento do conhecimento informal adquirido pelos coordenadores para a execução dos processos das coordenações, assim como à padronização dos mapeamentos que torna os processos mais eficientes e desenvolve a memória institucional.
Abstract: The Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas (IFAM) Campus Manaus Centro (CMC) has 11 higher education courses, which are coordinated by a professor from each course. However, these professors do not have knowledge about the execution of the academic processes that are carried out in the coordinations, and in order to carry them out, they acquire informal knowledge passed on by former coordinators, administrative technicians and professors of the courses. The research aimed to identify practices of knowledge management that facilitate the refinement of the processes of administrative management of the coordination of the Degree courses of the DAEF/CMC/IFAM. This research has a qualitative approach and applied nature, descriptive-exploratory, used as procedures bibliographical research, documental research, field survey, case study and action research. Data were collected at the institution through two questionnaires and two focus groups. The results presented revealed that the processes carried out in the coordinations of the degree courses are made using informal knowledge of the course coordinators, who performed the processes and activities of the coordinations, in different and not shared ways. This fact demonstrated the need to map and standardize the coordination processes of the analyzed courses, aiming at their speed and management. The main contributions of this work are related to the sharing of informal knowledge acquired by the coordinators for the execution of the coordination processes, as well as the standardization of the mappings that makes the processes more efficient and develops the institutional memory.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20246
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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