Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20247
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Educação patrimonial como ação política e prática pedagógica inclusiva |
Other Titles: | Heritage education as a political action and inclusive pedagogical practice |
Authors: | Nascimento Y Mansour, Renata |
Orientador(a): | Cerdera, Fabio Pereira |
Primeiro membro da banca: | Cerdera, Fabio Pereira |
Segundo membro da banca: | Angelo, Elis Regina Barbosa |
Terceiro membro da banca: | Simões, Janaina Machado |
Quarto membro da banca: | Nogueira, Sonia Aparecida |
Keywords: | Educação patrimonial;política cultural;educação inclusiva;Heritage education;cultural policy;inclusive education |
Área(s) do CNPq: | Antropologia |
Idioma: | por |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade |
Citation: | NASCIMENTO Y MANSOUR, Renata . Educação patrimonial como ação política e prática pedagógica inclusiva. 2022. 99 f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade) - Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2022. |
Abstract: | Esta pesquisa reflete sobre a criação de estratégias didático-pedagógicas em Educação Patrimonial e seu aspecto político, dialógico e comunicativo, numa perspectiva sensibilizadora e participativa que aponte dilemas e complexidades existentes na aproximação de saberes e metodologias que precisam ser negociadas no processo de elaboração do discurso pedagógico da Educação Patrimonial. A ideia que apresentamos compreende o Patrimônio Cultural como meio essencial para constituição de identidades e a Educação Patrimonial como espaço de expressão e representação política do Outro e de Si e, também, de reconhecimento da diferença como uma possibilidade de construção de sentido. Desse modo, procuramos estabelecer um diálogo entre Patrimônio Cultural e Educação, tendo a escola como lugar de investigação, por ser espaço diferenciado de produção de saberes interdisciplinares, evidenciando que o campo da Educação Patrimonial é uma área do conhecimento eminentemente interdisciplinar e que a ideia de transformação do conhecimento científico com intenção de ensino e divulgação não se organiza na forma de simples “ajuste” ou “simplificação” de conhecimento. A compreensão do processo de produção do discurso pedagógico pode auxiliar de maneiras diferenciadas a construção e apropriação do discurso apresentado no campo da Educação Patrimonial. Temos como objetivos compreender o discurso pedagógico da Educação Patrimonial apresentado nas políticas públicas para educação e cultura, e sua relação com aspectos de cidadania e direitos culturais, a partir de conceitos da semiótica discursiva e da arte-educação; investigar práticas de educação patrimonial e arte-educação interessadas em construir processos de interação entre as diferenças que constituem a diversidade social brasileira; observar estudos da semiótica discursiva no ensino-aprendizagem escolar, direcionados à construção de discursos de aceitação da diferença e inclusão social e articular de forma sistêmica aspectos da educação patrimonial como prática de intervenção pedagógica para inclusão social e as ações estatais na área da cultura. Para fundamentar nosso conhecimento sobre o assunto reunimos em pesquisa bibliográfica pressupostos teóricos de autores do campo do Patrimônio Cultural, tais como Márcia Chuva (2012), Dormaels (2011), Mário Chagas (2006), José Reginaldo Gonçalves (2003); da Educação Patrimonial, Maria de Lourdes Parreiras Horta, Evelina Grunberg e Adriane Queiroz Monteiro (1999), Elisa Roberta Zanon, Leandro Henrique Magalhães e Patrícia Martins Castelo Branco (2009); das Políticas Culturais, Isaura Botelho (2007), Marilena Chauí (2006) e Lia Calabre (2018); da Semiótica Discursiva, Algirdas Julius Greimas (2008), Diana Barros (1988), Lucia Teixeira (2008), Eliane Soares de Lima (2021); da Análise do Discurso Digital, Marie-Anne Paveau (2021); da Arte-Educação, Ana Mae Barbosa (1999), Fayga Ostrower (2018), articulados pelo conceito de Recontextualização de Basil Bernstein (2003) e Transposição Didática, de Yves Chevallard (1998) entre outros, como suporte didático e metodológico para possíveis intervenções direcionadas à efetivação, continuidade, avaliação e ajuste das políticas de democratização dos direitos culturais para todos. |
Abstract: | This research intends to reflect on the creation of didactic-pedagogical strategies in Heritage Education and its political, dialogic and communicative aspect, in a sensitizing and participative perspective that points out dilemmas and complexities existing in the approximation of knowledge and methodologies that need to be negotiated in the process of elaboration of the pedagogical discourse of Heritage Education. The idea that we present comprises Cultural Heritage as an essential means for the constitution of identities and Heritage Education as a space for expression and political representation of the Other and of the Self, and also for the recognition of difference as a possibility of construction of meaning. In this way, we seek to establish a dialogue between Cultural Heritage and Education, having the school as a place of investigation, as it is a differentiated space for the production of interdisciplinary knowledge, showing that the field of Heritage Education is an eminently interdisciplinary area of knowledge and that the idea of The transformation of scientific knowledge with the intention of teaching and dissemination is not organized in the form of a simple “adjustment” or “simplification” of knowledge. Understanding the process of production of pedagogical discourse can help in different ways the construction and appropriation of the discourse presented in the field of Heritage Education. We aim to understand the pedagogical discourse of Heritage Education presented in public policies for education and culture, and its relationship with aspects of citizenship and cultural rights, based on concepts of discursive semiotics and art-education; to investigate heritage education and art education practices interested in building processes of interaction between the differences that constitute Brazilian social diversity; to observe studies of discursive semiotics in school teaching and learning, aimed at the construction of discourses of acceptance of difference and social inclusion and to systematically articulate aspects of heritage education as a practice of pedagogical intervention for social inclusion and state actions in the area of culture. To base our knowledge on the subject, we gathered theoretical assumptions from authors in the field of Cultural Heritage, such as Márcia Chuva (2012), Dormaels (2011), Mário Chagas (2006), José Reginaldo Gonçalves (2003); from Heritage Education, Maria de Lourdes Parreiras Horta, Evelina Grunberg and Adriane Queiroz Monteiro (1999), Elisa Roberta Zanon, Leandro Henrique Magalhães and Patrícia Martins Castelo Branco (2009); from Cultural Policies, Isaura Botelho (2007), Marilena Chauí (2006) and Lia Calabre (2018); from Discursive Semiotics, Algirdas Julius Greimas (2008), Diana Barros (1988), Lucia Teixeira (2008), Eliane Soares de Lima (2021); from Digital Discourse Analysis, Marie-Anne Paveau (2021); from Art Education, Ana Mae Barbosa (1999), Fayga Ostrower (2018), articulated by Basil Bernstein's concept of Recontextualization (2003) and Didactic Transposition, by Yves Chevallard (1998) among others, as didactic and methodological support for possible interventions aimed at the effectiveness, continuity, evaluation and adjustment of policies for the democratization of cultural rights for all. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20247 |
Appears in Collections: | Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022 - RENATA NASCIMENTO Y MANSOUR.pdf | 1.66 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.