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Tipo do documento: Dissertação
Title: Lícitos cativeiros negros: continuidades e rupturas na escrita do capuchinho Francisco José de Jaca (séculos XVI-XVII), RJ
Other Titles: Black captivity: continuities and ruptures in the writing of the capuchin Francisco José de Jaca (XVI-XVII centuries)
Authors: Santos, Rosa Queiroz dos
Orientador(a): Faria, Patricia Souza de
Primeiro membro da banca: Faria, Patricia Souza de
Segundo membro da banca: Sá, Eliane Garcindo de
Terceiro membro da banca: Gandelman, Luciana Mendes
Keywords: escravidão;teologia moral;Escola de Salamanca;Ordem dos Frades Menores Capuchinhos;Cartagena de Índias;Slavery;Moral Theology;School of Salamanca;Order of Friars Minor Capuchin;Cartagena de Indias
Área(s) do CNPq: História
Idioma: por
Issue Date: 26-Apr-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: SANTOS, Rosa Queiroz dos. Lícitos cativeiros negros: continuidades e rupturas na escrita do capuchinho Francisco José de Jaca (séculos XVI-XVII), RJ. 2023. 166 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Abstract: O objetivo desta pesquisa é analisar a obra do frade capuchinho Francisco José de Jaca (1645 -1690), intitulada “Resolución sobre la libertad de los negros y sus originários, en estado de paganos y después ya cristianos”, cujo mote era denunciar a injustiça do tráfico e da escravização dos africanos. A hipótese de trabalho é que os questionamentos levantados por Francisco José de Jaca, no que concerne à legitimidade da escravização dos negros, inserem-se em uma tradição anterior de pensamento político, jurídico e teológico. Assim, adota-se a perspectiva teórico-metodológica do contextualismo linguístico, especialmente as considerações de Quentin Skinner, para analisar as continuidades e rupturas, na "Resolución" de F. J. de Jaca, em relação a tal tradição intelectual. Nesse sentido, almeja-se comparar a obra de F. J. de Jaca com a de um autor que o antecedeu (Luís de Molina, 1535-1600) e com a de um coetâneo (Diego de Avendaño,1596-1688), tendo como foco o grau de adesão ao probabilismo e a forma como estes autores utilizaram as noções de dúvida, ignorância invencível e boa-fé nos debates em torno da (in-) justiça do tráfico e da escravização dos africanos.
Abstract: The objective of this research is to analyze the work of the Capuchin friar Francisco José de Jaca (1645 -1690), entitled “Resolution on the freedom of blacks and their natives, in a state of pagans and later already Christians”, whose motto was to denounce the injustice of trafficking and the enslavement of Africans. The working hypothesis is that the questions raised by Francisco José de Jaca, regarding the legitimacy of the enslavement of blacks, are part of an earlier tradition of political, legal and theological thought. Thus, the theoretical-methodological perspective of linguistic contextualism is adopted, especially Quentin Skinner's considerations, to analyze the continuities and ruptures, in the “Resolution” de F. J. de Jaca, in relation to such an intellectual tradition. In this sense, the aim is to compare the work of F. J. de Jaca with that of an author who preceded him (Luís de Molina, 1535-1600) and with that of a contemporary (Diego de Avendaño, 1596- 1688), focusing on the degree of adherence to probabilism and the way in which these authors used the notions of doubt, invincible ignorance and good faith in the debates around the (in-) justice of the slave trade and the enslavement of Africans.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20259
Appears in Collections:Mestrado em História

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