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Tipo do documento: Dissertação
Title: Assistência Estudantil: análise da sua execução no Instituto Federal Minas Gerais- IFMG
Other Titles: Student Assistance: analysis of its implementation in the Federal Institute
Authors: Fernandes, Rosana Dias
Orientador(a): Rocinholi, Luciene de Fatima
Primeiro membro da banca: Rocinholi, Luciene de Fatima
Segundo membro da banca: Vicente, Carla Cristine
Terceiro membro da banca: Silva, Willerson Custodio da
Keywords: Práxis;Política de Assistência Estudantil;IFMG;Praxis;Student Assistance Policy
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 24-Apr-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: FERNANDES, Rosana Dias. Assistência Estudantil: análise da sua execução no Instituto Federal Minas Gerais- IFMG. 2023. 65 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Abstract: O Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES é uma política educacional que como objetivo contribuir para a democratização da educação e para isso procura viabilizar o acesso e a permanência na trajetória acadêmica dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Este trabalho analisou a execução da Política de Assistência Estudantil - PAE do IFMG, nos campi de Ipatinga, Governador Valadares e de São João Evangelista. Para compreender a importância do PNAES foi preciso conhecer alguns marcos históricos e políticos da democratização da educação no Brasil, a dupla face da educação, conhecer o IFMG, o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES, a importância dos processos de implementação, as diretrizes e objetivos desta política implementada no IFMG. Desenvolveu- se uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória utilizando como técnica a pesquisa bibliográfica e documental através da análise de documentos institucionais com as informações sobre a implementação e os processos de viabilização da Política de Assistência Estudantil no IFMG. Aplicação de questionários a 24 servidores ligados à PAE. E da realização de 03 entrevistas semiestruturadas com coordenadores ou responsáveis pela PAE nos campi estudados. A pesquisa foi realizada de dezembro de 2022 a fevereiro de 2023. Para análise dos dados utilizamos a Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Para a análise das entrevistas e das questões subjetivas dos questionários, foi utilizado uma pré análise de exploração minuciosa do material. Para as questões objetivas, as respostas foram transferidas da Google Form e transformadas em porcentagem para serem analisadas. Os resultados permitiram identificar fragilidades nos processos de viabilização da PAE no IFMG pela ausência de estruturas físicas e organizacionais mais apropriadas de alguns campi e pela insuficiência de servidores para formação de equipes multiprofissionais suficientes para atender os estudantes. A pesquisa evidenciou também a necessidade de reflexão e avaliação dos processos de execução e de maior interação entre os setores responsáveis para dialogar, refletir, planejar os programas, projetos, ações e os serviços da PAE.
Abstract: The National Student Assistance Program - PNAES is an educational policy that aims to democratize the access and permanence of socioeconomically vulnerable students enrolled in face-to-face undergraduate courses, contributing to the improvement of academic performance and reducing dropout and/or retention rates. This work analyzed the implementation of the Student Assistance Policy - PAE at IFMG campuses in Governador Valadares, São Evangelista, and Ipatinga. To understand the importance of the National Student Assistance Program (PNAES), it was necessary to understand some historical and political landmarks of democratization of education in Brazil, the dual nature of education, know about IFMG, the National Student Assistance Program (PNAE), the importance of implementation processes, and the guidelines and objectives of this policy implemented at IFMG. A qualitative exploratory research was conducted using bibliographic and documentary research techniques through the analysis of institutional documents with information on the implementation and viability processes of PAE at IFMG. Application of questionnaires to 24 civil servants linked to the PAE. And the performance of 03 semi-structured interviews with coordinators or people responsible for the PAE on the studied campuses. The research was conducted from December 2022 to February 2023 and involved 18 participants. For data analysis, we used Bardin's Content Analysis. For the analysis of interviews and subjective questions from the questionnaires, a pre- analysis was carried out with a thorough exploration of the material. For the objective questions, responses were transferred from the "Google Form" platform and transformed into percentages for analysis. The results identified weaknesses in the execution processes of PAE at IFMG due to insufficient human and financial resources and lack of knowledge of the execution processes by the professionals who make up the team. The research also highlighted the need to broaden the discussion on programs, projects, actions, and services offered by PAE involving all actors involved in this policy.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20261
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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