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Tipo do documento: Dissertação
Título: Escola Municipal Anton Dworsak: do sonho à institucionalização
Título(s) alternativo(s): Anton Dworsak Municipal School: from the creation process to institutionalization
Autor(es): Silva, Rosângela Martins da
Orientador(a): Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral
Primeiro membro da banca: Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral
Segundo membro da banca: Gouvêa, Fernando César Ferreira
Terceiro membro da banca: Silva, Gustavo da Motta
Palavras-chave: Escola Municipal Anton Dworsak;Comunidade escolar;Jardim Primavera;Prefeitura Municipal de Duque de Caxias;Anton Dworsak Municipal School;School Community;Municipality of Duque de Caxias.
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 26-Mai-2023
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citação: SILVA, Rosangela Martins da. Escola Municipal Anton Dworsak: do sonho à institucionalização. 2023. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2023.
Resumo: Esse estudo buscou investigar o processo de criação da Escola Municipal Anton Dworsak no 2o distrito de Duque de Caxias e como ocorreu sua municipalização. O bairro, que havia sido inaugurado em 1947, estava em pleno crescimento e era habitado por muitos migrantes que chegavam tanto de outros estados como de outros países. A localidade, que já possuía um grande loteamento e diversas casas comerciais, apresentava também uma população em idade escolar que não frequentava a escola, porque não havia na localidade nenhuma escola pública. A ação educativa do governo não havia chegado ao local. Guiado por sua preocupação com aquelas crianças fora da escola e por sua história de vida em meio à Segunda Guerra Mundial, a qual o fez migrar da Iugoslávia para o Brasil, Anton Dworsak mobilizou a comunidade da região e, auxiliado por alguns moradores, buscou meios materiais e legais e construiu a escola. A construção foi realizada em um terreno cedido pela Prefeitura e o prédio, após sua edificação, passou a ser administrado e mantido por esse órgão. Como o poder público não documentou o patrimônio e Anton havia falecido poucos dias antes do término da obra, os moradores que participaram da ação e construção do prédio organizaram o Centro de Pró-Melhoramento da Vila Maria Helena e Jardim Primavera, erguendo, no mesmo terreno da escola, a sede da associação de moradores. Ao documentarem a cessão dessa instituição, incorporaram a ela, também, a unidade escolar, ficando a instituição escolar mantida pela Prefeitura Municipal de Duque de Caxias e o prédio cedido pelo Centro de Pró-Melhoramento da Vila Maria Helena e Jardim Primavera. A escola foi inaugurada em 15 de novembro de 1962.
Abstract: This study sought to investigate the creation process of the Anton Dworsak Municipal School in the 2nd district of Duque de Caxias and how its municipalization occured. The neighborhood that had been inaugurated in 1947 was in full growth and inhabited by many migrants who arrived both from other states and from other countries. The locality, which already had a large allotment and several commercial houses, also had a school-aged population that did not attend school because because there was no public school in the locality. The educational action of the government had not reached the place. Guided by his concern for those children out of school, his life story in the midst of World War II, which made him migrate from Yugoslavia to Brazil. Anton Dworsak mobilized the region's community and, with the help of some residents, sought material and legal means and built the school. The construction was carried out on land provided by the City Hall and the building, when built, began to be managed and maintained by it. As the government did not document the heritage and Anton had died a few days before the end of the work, some residents who participated in the action and construction of the building, orga- nized a Center for the Improvement of Vila Maria Helena and Jardim Primavera and built the building for the residents' association on the same land as the school, and when documenting the building session, they also incorporated the building school. Until then, the school was maintained by the Municipality of Duque de Caxias and the building was donated by the Center for the Improvement of Vila Maria Helena and Jardim Primavera. That needs and does not go through the reforms that guarantee the community the education space it needs.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20301
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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