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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20305
Tipo do documento: | Tese |
Title: | Mapa mental como proposta metodológica a partir da realidade local e vivências do cotidiano na escola municipal Jardim Montevidéo em Nova Iguaçu, RJ |
Other Titles: | Mind map as a methodological proposal based on the local reality and daily experiences at the Jardim Montevideo municipal school in Nova Iguaçu, RJ |
Authors: | Silva, Simone Pinheiro da |
Orientador(a): | Fiori, Sergio Ricardo |
Primeiro coorientador: | Santos, Clézio dos |
Primeiro membro da banca: | Fiori, Sergio Ricardo |
Segundo membro da banca: | Queiroz, Edileuza Dias de |
Terceiro membro da banca: | Carmo, Waldirene Ribeiro do |
Keywords: | Cartografia escolar;Ensino Fundamental I;Mapa mental;Escola Rural;Nova Iguaçu;School cartography;Elementary School;mental map;Rural School |
Área(s) do CNPq: | Geografia Geografia |
Idioma: | por |
Issue Date: | 26-Aug-2022 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Geociências Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Citation: | SILVA, Simone Pinheiro. Mapa mental como proposta metodológica a partir da realidade local e vivências do cotidiano na escola municipal Jardim Montevidéo em Nova Iguaçu, RJ. 2022. 96 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Geociências/Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2022. |
Abstract: | Os mapas fazem parte de nosso cotidiano, e se pode encontrá-los em uma grande diversidade de ambientes sociais, como, por exemplo, estações de transporte público, parques naturais/de diversão, venda de imóveis, mapas turísticos, aplicativos de geolocalização, jornais, revistas e sites. Na escola, o contato com mapas se apresenta de forma mais frequente em livros didáticos de Geografia e atlas escolares, mantendo-se ao longo de todo o ensino básico. Os estudos desenvolvidos sobre a Cartografia Escolar são um importante campo de conhecimento na formação dos educandos para exercício da cidadania; assim, o saber cartográfico precisa levar em consideração o desenvolvimento cognitivo e a faixa etária dos alunos da escola básica, norteando assim, os caminhos para um ensino eficaz deste campo do conhecimento. A cartografia escolar pretende contribuir na formação de estudantes que sejam capazes de identificar, representar, interpretar e codificar o espaço através de mapas, tendo-os também como um recurso didático integrador fundamental. Assim, esta dissertação tem como objetivo trazer a discussão e proposição de um caminho metodológico, baseado em experiências docentes durante a ministração de aulas ao 5o ano do Ensino Fundamental para o ensino de cartografia. Tal proposta sequenciada cronologicamente se dá por meio dos mapas mentais e os diferentes graus de abstração da realidade, que se estabelecem a partir de símbolos arbitrários/convencionais, associativos e pictóricos/figurativos, além das visões oblíqua, vertical e/ou frontal. Isto porque, tais recursos podem auxiliar os alunos na compreensão da realidade local sobre o espaço geográfico, devido a imagens e conteúdos mais lúdicos, próximos a realidade concreta, sendo assim, mais atrativos a esse público. A pesquisa ocorreu durante as aulas na Escola Municipal Jardim Montevideo – zona rural do município de Nova Iguaçu, RJ. A proposta metodológica utilizada foram atividades de aula passeio e confecção de mapas mentais da região circunvizinha a escola, sendo tema gerador de debates e instruções sobre cartografia escolar e unidades temáticas previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), durante o ano de 2022. A escola era e ainda é o único equipamento público sob a responsabilidade das autoridades municipais na região. E, é por meio dessa instituição com função educativa e formadora que se pode iniciar uma transformação na vida da comunidade. A proposta de uso e desenvolvimento deste tipo de mapa permitiu a aquisição e desenvolvimento de habilidades cartográficas ao longo dos anos finais do primeiro segmento do ensino fundamental. Ressalta-se que a realidade do aluno passa a ser compreendida a partir de seu lugar de pertencimento, espaço do cotidiano. Consequentemente, ao se compreender o que é o lugar no espaço geográfico, o aluno pode adquirir conhecimentos sobre a geografia e a história da sua comunidade de forma mais motivada, ao perceber as inúmeras relações espaciais presentes no seu dia a dia. Observou-se que a prática atingiu o objetivo relacionado a apreensão de conteúdo dentro do contexto do 5o ano do ensino fundamental de forma lúdica e concreta; promovendo interesse e engajamento nos estudantes quanto ao seu lugar de pertencimento e as questões relacionadas ao mesmo. |
Abstract: | Maps they're part of our daily lives, and they can be found in a wide range of social environments, such as public transport stations, natural/amusement parks, real estate sales, tourist maps, geolocation applications, newspapers , magazines and websites. At school, contact with maps is presented more frequently in Geography textbooks and school atlases, remaining throughout basic education. School cartography intends to contribute to the formation of students who are able to identify, represent, interpret and codify space through maps, also having them as a fundamental integrative didactic resource. Thus, this dissertation aims to bring the discussion and proposition of a methodological path, based on teaching experiences during the teaching of classes to the 5th year of Elementary School for the teaching of cartography. This chronologically sequenced proposal takes place through mental maps and the different degrees of abstraction from reality, which are established from arbitrary/conventional, associative and pictorial/figurative symbols, in addition to oblique, vertical and/or frontal views. This is because, such resources can help students to understand the local reality on the geographic space, due to more playful images and content, close to concrete reality, thus, more attractive. The research uses didactic proposals given during classes at public school Jardim Montevidéo - rural area of the municipality of Nova Iguaçu, RJ. The methodological proposal used were class activities, tour and making mental maps of the region surrounding the school, being a topic that generates debates and instructions on school cartography and thematic units provided by the Common National Curriculum Base (BNCC), during the year 2022. The institution was and still is the only public facility under the responsibility of municipal authorities in the region. And, it is through this institution with an educational and formative function that a transformation in the life of the community can be initiated. The proposed use and development of this type of map allowed the acquisition and development of cartographic skills in elementary school. It is noteworthy that the student's reality is understood from their place of belonging, everyday space. Consequently, by understanding what the place is in the geographic space, the student can acquire knowledge about the geography and history of his community in a more motivated way, by realizing the numerous spatial relationships present in his daily life. It was observed that the practice reached the objective related to the apprehension of contents within the context of the 5th year of elementary school in a playful and factual way; promoting interest and engagement in students regarding their place of belonging and the issues related to it. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20305 |
Appears in Collections: | Mestrado em Geografia |
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SIMONE PINHEIRO DA SILVA.pdf | 21.62 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
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