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Tipo do documento: Dissertação
Título: As tapeçarias do espraiado como referência cultural de identidade e memória da localidade de maricá, RJ: o resgate de um saber fazer de mais de sete décadas
Autor: Costa, Tatiana Macedo da
Orientador(a): Pereira, Raquel Alvitos
Primeiro membro da banca: Oliveira, Otair Fernandes de
Segundo membro da banca: Pereira, Raquel Alvitos
Terceiro membro da banca: Oliveira, Sérgio Domingos de
Quarto membro da banca: Viana, Uhelinton Fonseca
Palabras clave: Maricá;saber fazer;Tapeceiras do Espraiado;identidade;memória;know how;Tapeceiras do Espraiado;identity;memory
Área(s) do CNPq: Arquitetura e Urbanismo
Arquitetura e Urbanismo
Idioma: por
Fecha de publicación: 18-mar-2022
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade
Citación: COSTA, Tatiana Macedo da. As tapeçarias do espraiado como referência cultural de identidade e memória da localidade de maricá, RJ: o resgate de um saber fazer de mais de sete décadas. 2022. 117 f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade) - Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2022.
Resumen: A presente pesquisa volta-se para o estudo da tradição do saber fazer das Tapeceiras do Espraiado, do município de Maricá, que fica no Estado do Rio de Janeiro, que envolve a produção de tapeçarias bordadas à mão, a partir de uma técnica original, que é o ponto brasileiro. Trata-se de tradição que remonta à vida e trajetória de Madeleine Colaço, que na década de 1950, foi morar no Espraiado, e lá difundiu essa técnica de bordar que se tornou elemento cultural relevante para a população local e referência brasileira, no que diz respeito ao campo da tapeçaria. Preserva-se a técnica ensinada por Madeleine Colaço, marcada por um ponto inspirado, segundo a própria artista-artesã, no ritmo e na cadência do samba, para a criação de tapeçarias. Hoje, as tapeçarias são realizadas pelo grupo das Tapeceiras do Espraiado e essa produção é exposta em um ateliê da localidade e em distintos eventos que se inscrevem tanto no calendário cultural da cidade como também em eventos externos ao próprio espaço da cidade. Descreve-se, para melhor percepção da importância da dimensão de salvaguarda do saber fazer das Tapeceiras do Espraiado, a tradição vinculada à memória de Madeleine Colaço, a difusão dessa tradição e sua apropriação pela comunidade local, ao longo de mais sete décadas, e, ainda, se defende que esse saber fazer institui-se como patrimônio cultural da cidade de Maricá. Para tanto, essa pesquisa dialoga com o campo da História Oral, e se assenta em um conjunto de entrevistas realizadas com os artesãos e as artesãs contemporâneas que preservam esse saber fazer e, ainda, com pessoas que conviveram com a artista-artesã e que se reconhecem nessa expressão que se associa ao campo não só do artesanato, mas também da arte. Este trabalho ancora-se, ainda, nos conceitos de identidade e memória, pois esse saber fazer marca a rotina dos artesãos e artesãs da cidade de Maricá, não só porque assegura sua sustentabilidade, mas especialmente porque cria vínculos de pertencimento, por meio dessa expressão, que se estende a um coletivo mais amplo de tapeceiras e admiradores das tapeçarias.
Abstract: This research focuses on studying the tradition of know-how of the Tapeceiras do Espraiado, in the municipality of Maricá, which is in the State of Rio de Janeiro, which involves the production of hand-embroidered tapestries, using an original technique, which is the Brazilian point. It is a tradition that dates back to the life and trajectory of Madeleine Colaço, who in the 1950s, went to live in Espraiado, and there she spread this embroidery technique that became a relevant cultural element for the local population and a Brazilian reference, as far as respect to the field of tapestry. The technique taught by Madeleine Colaço is preserved, marked by a point inspired, according to the artist-artisan herself, in the rhythm and cadence of samba, for the creation of tapestries. Today, the tapestries are made by the Tapeceiras do Espraiado group and this production is exhibited in a local atelier and at different events that are part of the city's cultural calendar as well as events outside the city itself. To better understand the importance of the dimension of safeguarding the know-how of Tapeceiras do Espraiado, the tradition linked to the memory of Madeleine Colaço, the dissemination of this tradition and its appropriation by the local community, over another seven decades, is described. Furthermore, it is argued that this know-how is established as cultural heritage of the city of Maricá. To this end, this research dialogues with the field of Oral History, and is based on a set of interviews carried out with contemporary artisans who preserve this know-how and, also, with people who lived with the artist-artisan and who became recognize in this expression that it is associated with the field not only of crafts, but also of art. This work is also anchored in the concepts of identity and memory, as this know-how marks the routine of artisans in the city of Maricá, not only because it ensures their sustainability, but especially because it creates bonds of belonging, through this expression, which extends to a wider collective of tapestries and tapestries admirers.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20311
Aparece en las colecciones:Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade

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