Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20313
Tipo do documento: Tese
Title: Tecendo bordados sobre gênero e sexualidades: um estudo com professores/as e profissionais da socioeducação no contexto da pandemia da Covid-19
Other Titles: Weaving embroidery on gender and sexualities: a study with socioeducation teachers and professionals in the context of theCovid-19 pandemic
Authors: Faustino, Sandra Regina de Oliveira
Orientador(a): Silva, Joyce Alves da
Primeiro membro da banca: Silva, Joyce Alves da
Segundo membro da banca: Rodrigues, Fabiana de Moura Maia
Terceiro membro da banca: Oliveira, Esmael Alves de
Quarto membro da banca: Garay Hernández, Jimena de
Quinto membro da banca: Hilario, Rosangela Aparecida
Keywords: Socioeducação;Formação docente;gênero;sexualidades;Socioeducation;Teacher education;gender;sexualities
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 6-Jul-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: FAUSTINO, Sandra Regina de Oliveira. Tecendo bordados sobre gênero e sexualidades: um estudo com professores/as e profissionais da socioeducação no contexto da pandemia da Covid-19. 2023. 220 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.
Abstract: Esta tese de doutoramento se baseia na elaboração do curso pioneiro de Formação Continuada de Professores em Gênero e Sexualidades, no desenvolvimento desta ação extensionista formativa e nos resultados da análise vindos dos dados coletados das postagens dos/as interlocutores/as nas plataformas digitais. A inspiração da pesquisa nasceu da demanda apresentada por formação sobre os temas norteadores do curso em unidades feminina e masculinas por parte dos/das participantes de duas pesquisas empíricas anteriores. Devido à pandemia da covid-19 o projeto inicial foi reestruturado e foi elaborado um curso formativo para o ambiente digital com o amparo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) com a intenção de coletar dados. O curso foi promovido pelo Laboratório de Estudos de Gênero, Educação e Sexualidades (LEGESEX), que é vinculado ao Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar (IM), campus de Nova Iguaçu, e foi oferecido através da Escola de Extensão da UFRRJ. Teve como público-alvo 37 pessoas, docentes e outros profissionais, das unidades socioeducativas do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE) e do Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (FUNDAÇÃO- CASA) – estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, respectivamente. Estas instituições são responsáveis pelo atendimento de adolescentes autores/as de atos infracionais, que estão em cumprimento de medida socioeducativa. Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo e de cunho etnográfico em educação amparada pelo aporte basilar dos teóricos dos Estudos de Gênero e dos Estudos Culturais pós-estruturalistas. O percurso metodológico contou com a observação participante online durante o curso formativo, anotações no diário de campo, consultas as fontes primárias e secundárias, aplicação de questionário a 37 cursistas e 8 webs entrevistas. Teve como objetivo profícuo penetrar nas falas provenientes das 931 interações online realizadas pelos/as cursistas durante as atividades síncronas (5 rodas de conversas) e assíncronas (5 fóruns de debates). E, posteriormente, analisá-las para selecionar e compreender seus significados e entender como os/as interlocutores/as mobilizam saberes e práticas sobre gênero e sexualidades nos processos socioeducativos junto aos/as adolescentes. Depreendi que devido ao agenciamento institucional os posicionamentos sobre as temáticas sofrem patrulhamento impondo táticas aos corpos de disciplinamento e modelagem que vão desde o vestuário até quando dialogar com os/as socioeducandos/as. Os saberes são orientados pelas amarras culturais com forte influência da educação patriarcal em que o racismo, gênero e sexualidades discriminam mais as pessoas dissidentes. E, também, os enquadramentos produzidos nos dizeres e fazeres dos/as docentes e demais profissionais são permeados por silenciamentos em que apontaram como causa a falta de parceria para desenvolver as temáticas. Dentre a importância do estudo destaco a de ser fonte inspiradora para futuras pesquisas e a de colaborar na instrumentalização do fazer pedagógico dos/as docentes e das ações socioeducativas dos/as demais profissionais dentro das unidades/centros.
Abstract: This thesis is based on the development of the pioneering course of continuing education of teachers in Gender and Sexualities, on the development of this post-graduation studies action and on the results of the analysis coming from the data collected from the posts of the speakers on the digital platforms. The inspiration for the research was given by the demand for training on the guiding themes of the course in female and male units by participants in two previous trial studies. Due to the covid-19 pandemic, the initial project was restructured and a training course was designed for the digital platforms with the support of Information and Communication Technologies (ICTs) with the intention of collecting data. The course was promoted by the Laboratory of Gender, Education and Sexuality Studies (LEGESEX), which is linked to the Department of Education and Society of the Multidisciplinary Institute (IM), campus of Nova Iguaçu, and was offered through the Extension Program of UFRRJ. Its target audience was 37 people, teachers and other professionals, from the socio-educational units of the General Department of Socio-Educational Actions (DEGASE) and the Socio-Educational Assistance Center for Adolescents (FUNDAÇÃO-CASA) – states of Rio de Janeiro and São Paulo, respectively. These institutions are responsible for assisting teenagers who commit crimes and are in compliance with socio-educational measures. This is a qualitative and ethnographic investigation in education supported by the basic contribution of theorists of Gender Studies and post-structuralist Cultural Studies. The methodological path included online participants observation during the training course, notes in the field diary, consultation with primary and secondary sources, application of a questionnaire to 37 course participants and 8 web interviews. It had a rewarding goal that produced powerful statements from the 931 online interactions carried out by the course participants during the live meetings (5 conversation circles) and recorded lessons (5 debate forums) activities. And afterwards, analyze them to select and understand their meanings, find out how the speakers summed up knowledge and practices about gender and sexualities in the socio-educational processes with adolescents. I understood that due to the institutional agency, the procedures on the themes are subject to patrolling, with hard forcing guidelines on the faculty that dictates what clothes they should wear and even when is apropriate to dialogue with the socio-educational students. Realizing that knowledge is guided by cultural ties with a strong influence of patriarchal education in which racism, gender and sexualities discriminate more against divergent people. And also, the frameworks produced in the sayings and actions of teachers and other professionals are filled by silencing in which they pointed out the lack of mutual interest to develop the themes brought out in the studies. Among the importance of the study, I highlight that of being an inspiring source for future research and that of collaborating in the useful tools for the pedagogical work of the teachers and the socio-educational actions of the other professionals within the units/centers.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20313
Appears in Collections:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - Sandra Regina de Oliveira Faustino.pdf2.31 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.