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Tipo do documento: Dissertação
Title: Aspectos psicossociais da evasão universitária: caso da UFRRJ
Authors: Kakpo, Sagbo Gautier Regis
Orientador(a): Naiff, Luciene Alves Miguez
Primeiro membro da banca: Naiff, Luciene Alves Miguez
Segundo membro da banca: Silva, Alcina Maria Testa Braz da
Terceiro membro da banca: Ericeira, Ronald Clay dos Santos
Keywords: ensino superior;representações sociais;abandono universitário;University education;social representations;university dropout
Área(s) do CNPq: Psicologia
Idioma: por
Issue Date: 15-Oct-2020
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: KAKPO, Sagbo Gautier Regis. Aspectos psicossociais da evasão universitária: caso da UFRRJ. 2020. 50 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.
Abstract: O abandono do ensino superior é um fenômeno crescente no Brasil e tornou-se motivo de preocupação para pesquisadores de diferentes áreas, não apenas na educação, mas também na psicologia. Estudos de evasão, conduzidos até agora, sugerem que esse fenômeno tem duas faces distintas: 1) resulta da necessidade do aluno entrar no mercado de trabalho mais cedo e problemas pessoais específicos; ou 2) a situação escolar adversa que o aluno enfrenta, como: composição do programa universitário, professores, organização universitária, o que acaba por determinar sua saída da universidade. No entanto, as características do abandono no ensino superior no contexto brasileiro ainda são pouco estudadas, e há uma falta de informações mais consistentes sobre as razões e consequências desse abandono na vida do estudante. O fenômeno de abandono na universidade sugere uma vulnerabilidade da identidade profissional dos estudantes e a necessidade de se criar espaços institucionais de ajuda e orientação.
Abstract: The dropout from higher education is a growing phenomenon in Brazil and has become a matter of concern for researchers from different areas, not only in education, but also in psychology. Evasion studies conducted so far suggest that this phenomenon has two distinct faces or results from the student's need to enter the job market earlier and specific personal problems or the adverse school situation he / she faces as: composition of the university program, teachers, university organization, which ends up determining the exit from the university. However, the characteristics of dropout in higher education in the Brazilian context are still poorly studied and there is a lack of more consistent information about the reasons and consequences of dropout in the student's life. The phenomenon of dropout at the university suggests vulnerability in the students' professional identity and the need to create institutional spaces for help and guidance for students.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20317
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

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