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Tipo do documento: Dissertação
Title: Formação de educadores ambientais no curso normal: construção de saberes ambientais a partir de práticas educativas
Other Titles: Training of environmental educators in the normal course: construction of environmental knowledge based on educational practices
Authors: Martins, Tamires
Orientador(a): Guimarães, Mauro
Primeiro membro da banca: Guimarães, Mauro
Segundo membro da banca: Soares, Ana Maria Dantas
Terceiro membro da banca: Costa, Clélia Christina Mello Silva Almeida da
Keywords: Educação emancipadora;Educação Ambiental Crítica;Formação de professores em nível médio;Emancipatory education;Critical environmental education;Teacher training at secondary level
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Issue Date: 27-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: MARTINS, Tamires. Formação de educadores ambientais no curso normal: construção de saberes ambientais a partir de práticas educativas. 2023. 71 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.
Abstract: Diante do cenário atual da sociedade onde uma pandemia assolou o mundo, a degradação ambiental vem crescendo constantemente sendo o fator principal para que mais pandemias apareçam. Tudo isso vem sendo impulsionado pelo consumismo e o uso desenfreado de recursos não renováveis. Partindo do pressuposto de que a Educação Ambiental (EA) é uma ferramenta transformadora deste paradigma moderno, esta pesquisa teve como objetivo principal analisar como estão sendo desenvolvidas as práticas educativas relacionadas à EA no Curso Normal de nível médio, a partir da análise de publicações sobre a temática. Numa abordagem de revisão sistemática de literatura, o procedimento adotado para conduzir o estudo contou com a busca de palavras em duas bases de dados: periódicos da Capes e Google Acadêmico, com uma delimitação temporal de seis anos (2017-2022). Foram encontrados 356 trabalhos que diante dos critérios de exclusão e inclusão, foram considerados apenas 12 para análise. Foi possível identificar que existem pesquisas que abordam a temática ambiental no Curso Normal em nível médio e que a Educação Ambiental Crítica é discutida pelos pesquisadores. Porém no campo em que os mesmos estão realizando essas análises, o quantitativo de trabalhos que possuem resultados que enviesam para a macrotendência pragmática e conservacionista se torna maior do que a crítica. Isso demonstra que o conhecimento em relação à EA se afasta do campo Crítico, Emancipatório e Transformador. Consideramos importante a busca da autonomia do sujeito em relação aos padrões hegemônicos da sociedade moderna. De forma que possamos resgatar os saberes ambientais e a amorosidade que é necessária para mitigar os danos causados pela crise socioambiental.
Abstract: Faced with the current scenario of society where a pandemic has ravaged the world, environmental degradation has been constantly growing being the main factor for more pandemics to appear. All this has been driven by consumerism and the unbridled use of non- renewable resources. Based on the assumption that Environmental Education (EE) is a transformative tool of this modern paradigm, this research had as main objective to analyze how the educational practices related to EE are being developed in the Normal Course of medium level, from the analysis of publications on the subject. In a systematic literature review approach, the procedure adopted to conduct the study included the search for words in two databases: Capes journals and Google Scholar, with a time delimitation of six years (2017- 2022). A total of 356 papers were found and, given the exclusion and inclusion criteria, only 12 were considered for analysis. It was possible to identify that there are researches that address the environmental theme in the Normal Course at medium level and that Critical Environmental Education is discussed by researchers. However, in the field in which they are carrying out these analyzes, the number of works that have results that bias towards the pragmatic and conservationist macrotrend becomes greater than the critical one. This shows that knowledge in relation to EE moves away from the Critical, Emancipatory and Transformative field. We consider it important to seek the autonomy of the subject in relation to the hegemonic standards of modern society. So that we can rescue the environmental knowledge and the amorousness that is necessary to mitigate the damage caused by the socio-environmental crisis.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20376
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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