Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20524
Tipo do documento: | Artigo em periódico |
Title: | A construção de novas atribuições para a assistência técnica e extensão rural: a mediação com reconhecimento da identidade |
Other Titles: | New approaches and responsibilities for agricultural assistance an rural extension: conflict mediation with recognition of multicultural identities |
Authors: | Kreutz, Ivar José Cazella, Ademir Antônio Pinheiro, Sergio Leite Guimarães |
Keywords: | Extensão rural;Desenvolvimento rural;Mediação;Rural extension;Rural development;Conflicit mediation |
Issue Date: | 2005 |
Citation: | KREUTZ, I. J.; CAZELLA, A. A.; PINHEIRO, S. L. G. A construção de novas atribuições para a assistência técnica e extensão rural: a mediação com reconhecimento da identidade. Extensão Rural, v. 12, p. 41-68, 2005 |
Abstract: | As mudanças que começaram a se delinear na década de oitenta e se consolidaram no Brasil nos anos noventa, provocando alterações institucionais profundas, assimiladas mais rapidamente pelo setor privado. As instituições públicas têm levado mais tempo para se adaptar às mudanças, mais ainda, quando possuidoras de um passado reconhecido. As instituições de extensão rural oficial representam um destes segmentos, pois suas ações foram efetivas durante a implantação do modelo da modernização tecnológica especializada e produtivista. No entanto, o contexto está em transformação e requer novos atributos das instituições. O artigo discute as diferentes fases vividas pela extensão rural oficial, principalmente do RS, relacionado-as com os processos educacionais. Constituem-se assim elementos para visualizar caminhos alternativos, alicerçados em uma nova postura pedagógica dos profissionais, ancorada na mediação. A construção de um referencial de diálogo e administração de conflitos, encontra mais sentido com o reconhecimento do multiculturalismo, não dissociado das relações locais de poder. As novas competências formam uma rede de relações que a sociedade é capaz de construir, com ênfase para uma participação ativa dos atores sociais. |
Abstract: | In Brazil some changes which started in the eighties and were consolidated in the nineties have promoted significant institutional impact more quickly at the private sector. Public institutions have demanded more time to accept changes, particularly the most conservative ones. Public rural extension institutions are one of these cases as their historical strategies and actions have been based on the “green revolution” agricultural model specialized on monoculture, technological modernization and productivity. However, the socio-economic and environmental context has changed, requiring new institutional roles and challenges. This article present and discuss different phases of the public rural extension institution of Rio Grande do Sul State, in south Brazil, in relation with educational processes. This experience involves an alternative educational approach for rural extensionists, based on dialogue, conflict mediation, recognition of multicultural identities and power relations. This new approach promotes different responsibilities for stakeholders and a socially constructed network which emphasizes active participation of social actors. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20524 |
ISSN: | 23181796 |
Appears in Collections: | Publicações do OPPA |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A construcao de novas atribuicoes para a assistencia tecnica e extensao rural_a mediacao com reconhecimento da identidade.pdf | 177.92 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.