Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20770
Tipo do documento: Dissertação
Title: As representações sociais de universitários sobre as mulheres praticantes de lutas
Other Titles: The social representations of university students about women practitioners of fights
Authors: Guerra, Laryssa Rangel
Orientador(a): Naiff, Denis Giovani Monteiro
Primeiro membro da banca: Naiff, Denis Giovani Monteiro
Segundo membro da banca: Ruffoni, Ricardo
Terceiro membro da banca: Peixoto, Álvaro Rafael Santana
Keywords: pensamento social;mulheres;Educação Física;social thinking;women;Physical Education
Área(s) do CNPq: Psicologia
Idioma: por
Issue Date: 28-Apr-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: GUERRA, Laryssa Rangel. As representações sociais de universitários sobre as mulheres praticantes de lutas. 2023. 81 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Abstract: O fenômeno desportivo é um campo próspero seja na esfera de alto rendimento, quanto na escolar ou de lazer para estudos que envolvam o feminino e sua corporeidade. A mulher tem ocupado mais espaços e conquistado mais direitos ao longo dos anos. No âmbito esportivo, em tempos mais remotos era difundida e naturalizada a crença de que às mulheres não caberiam práticas corporais que porventura pudesse corromper sua graciosidade e feminilidade. Sendo as mesmas banidas de diversas competições esportivas e proibidas de praticarem determinadas modalidades no dia a dia por serem consideradas inaptas para tal. A Teoria das Representações Sociais (RS) se apresenta como um campo de saber a fim de estabelecer uma compreensão a respeito de práticas e pensamentos partilhados na sociedade. Representações são geradas para transformar conteúdos sociais não familiares em algo que seja consensuado e conhecido e dentre essas questões compartilhadas, nota-se que a sociedade contemporânea ainda passa por resquícios dos processos que tentavam imputar a noção de que os grupos que estão à margem socialmente não merecem visibilidade, não merecem espaço. Portanto, ao considerar a ideia de que a universidade se constitui como um espaço da construção do saber, a partir dessa perspectiva tal estudo se desenvolveu. O objetivo foi o de investigar as Representações Sociais das mulheres praticantes de lutas, sob a ótica de estudantes universitários de cursos de Educação Física. A amostra foi composta por 137 discentes doo gênero feminino e masculino, de períodos de integralização de curso distintos. Para o desenvolvimento de tal estudo, foi utilizada a Abordagem Estrutural das Representações Sociais, que estabelece que há um núcleo central e um sistema periférico ao se organizar hierarquicamente os cognemas gerados. Para tal, ocorreu o uso de questionário sociodemográfico e de evocação livre com o termo indutor “mulheres praticantes de lutas”, dados que foram analisados pelo software Iramuteq®. Os resultados apontam que é quase nula a visão de objetificação e hipersexualização dessas mulheres praticantes de lutas e possivelmente isso se dê devido a população estudada ter uma maior conscientização sobre tal realidade, desse modo, tende a naturalizar mais facilmente a mulher que luta. O aspecto força e a visão de que são fortes orienta o que esse grupo representa sobre estas mulheres e esse olhar indefere mesmo nas variáveis gênero ou periodização de curso. Com uma ênfase que o cognema defesa foi evocado em sua maioria por mulheres, o que demonstra uma preocupação no zelar por si.
Abstract: The sports phenomenon is a prosperous field, whether in the sphere of high performance, school or leisure for studies involving women and their corporeity. Women have occupied more spaces and gained more rights over the years. In the field of sports, in more remote times, the belief was widespread and naturalized that women would not fit body practices that could corrupt their grace and femininity. Being the same banned from various sports competitions and prohibited from practicing certain modalities on a daily basis because they are considered unfit to do so. The Theory of Social Representations (SR) presents itself as a field of knowledge in order to establish an understanding of shared practices and thoughts in society. Representations are generated to transform unfamiliar social contents into something that is consensual and known and among these shared issues, it is noted that contemporary society is still experiencing remnants of processes that tried to impute the notion that groups that are socially marginalized do not deserve visibility, not space. Therefore, when considering the idea that the university is constituted as a space for the construction of knowledge, this study was developed from this perspective. The objective was to investigate the Social Representations of women practitioners of fights, from the perspective of university students of Physical Education courses. The sample consisted of 137 female and male students, from different periods of completion of the course. For the development of this study, the Structural Approach of Social Representations was used, which establishes that there is a central nucleus and a peripheral system when hierarchically organizing the generated cognems. To this end, a sociodemographic and free evocation questionnaire was used with the inducing term “women who practice fighting”, data that were analyzed using the Iramuteq® software. The results point out that the vision of objectification and hypersexualization of these women who practice fights is almost non-existent and possibly this is due to the fact that the studied population has a greater awareness of this reality, in this way, it tends to more easily naturalize the woman who fights. The aspect of strength and the view that they are strong guides what this group represents about these women and this view is indifferent even in the variables gender or periodization of the course. With an emphasis that the cognem defense was evoked mostly by women, which demonstrates a concern in taking care of themselves.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20770
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - Laryssa Rangel Guerra.pdf2.61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.