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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20773
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Orúkọ: o sentido político-filosófico dos nomes próprios de origem africana na diáspora brasileira |
Other Titles: | Orúkọ: the political-philosophical meaning of proper names of African origin in the Brazilian diaspora |
Authors: | Obalerá, Lucas |
Orientador(a): | Noguera, Renato |
Primeiro membro da banca: | Noguera, Renato |
Segundo membro da banca: | Nascimento, Wanderson Flor do |
Terceiro membro da banca: | Oliveira, Eduardo David de |
Quarto membro da banca: | Pontes, Katiúscia Ribeiro |
Keywords: | Orúkọ;Religiões de Matriz Africana;Filosofia Africana;Contracolonialismo;Candomblé;Afro-brazilian religions;African Philosophy;Counter-Colonialism |
Área(s) do CNPq: | Filosofia |
Idioma: | por |
Issue Date: | 19-Dec-2023 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Administração |
Citation: | OBALERÁ, Lucas. Orúkọ: o sentido político-filosófico dos nomes próprios de origem africana na diáspora brasileira. 2023. 141 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Ciências Humanas e Socias, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. |
Abstract: | O presente trabalho tem a finalidade de investigar aspectos filosóficos contidos nas religiões de matriz africana, em especial dos Candomblés da nação Ketu. Reconhece a contribuição epistemológica dos terreiros de Candomblé, tendo por objetivo refletir acerca da relevância cultural, política e filosófica dos nomes próprios de origem africana. Busca problematizar a retirada sistemática desses nomes durante o sistema colonial escravista, realizando uma análise que evidencia a gravidade dessa violência. Recupera as reflexões desenvolvidas por Nêgo Bispo acerca da relação entre o ato de colonizar e o ato de denominar seres e coisas. A dissertação, fundamentada em sua filosofia contracolonial, arvora-se a pensar sobre a relação entre aquilo que Bispo identifica como “guerra das denominações” e o debate sobre reassumir os nomes próprios de origem africana. Dentro dessa perspectiva, estabelece um diálogo com as reflexões em torno da importância de as pessoas negras assumirem os nomes africanos, desenvolvida por Molefi Kete Asante. Por outro lado, compreende os terreiros de Candomblé como espaços políticos, espirituais e filosóficos de preservação dos nomes através dos seus rituais de nomeação, busca responder às seguintes questões: quais seriam os possíveis sentidos e significados político-epistemológicos do orúkọ - o nome de iniciação - dentro de uma concepção filosófica negroafricana vivida nos terreiros? Qual dimensão de Ser, o orúkọ é capaz de expressar? Por que orúkọ é uma palavra carregada de poder? Que força é essa que nasce do ato de pronunciar orúkọ? Em que medida o orúkọ cria possibilidades de impulsionar uma jornada existencial de (auto)conhecimento? |
Abstract: | The present work aims to investigate philosophical aspects within Afro-brazilian religions, particularly focusing on the Candomblé traditions of the Ketu nation. It acknowledges the epistemological contribution of afro brazilian spiritual communities . It aims to engage in a reflection on the cultural, political, and philosophical relevance of African-origin personal names. It seeks to problematize the systematic removal of these names during the colonial slave system, highlighting the gravity of this violence. It recovers the reflections developed by Nêgo Bispo regarding the relationship between the act of colonizing and the act of naming beings and things. Through a counter-colonial philosophy, it endeavors to contemplate the connection between what Bispo terms the "war of denominations" and the debate surrounding the reclamation of African-origin personal names. Within this perspective, it establishes a dialogue with reflections around the importance of Black people assuming African names, developed by Molefi Kete Asante. Furthermore, assuming Candomblé terreiros as political, spiritual, and philosophical spaces for name preservation through their naming rituals, it seeks to address the following questions: what are the potential political-epistemological meanings and implications of orúkọ - the initiation name - within a Black-African philosophical conception as experienced in the Afro-brazilian religions? What dimension of Being is orúkọ capable of expressing? Why is orúkọ a word charged with power? What force is born from the act of pronouncing orúkọ? To what extent does orúkọ create possibilities to propel an existential journey of (self)knowledge? |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20773 |
Appears in Collections: | Mestrado em Filosofia |
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