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Tipo do documento: Dissertação
Title: Formação humana e dimensão estética: experiências de sujeitos políticos da licenciatura em educação do campo na UFRRJ
Other Titles: Human development and Aesthetic Dimension: experiences of political subjects Ofcountry Education Bachelor at UFRRJ
Authors: Coube, Renata Jardim
Orientador(a): Silva, Roberta Maria Lobo da
Primeiro membro da banca: Silva, Roberta Maria Lobo da
Segundo membro da banca: Monteiro, Aloísio Jorge de Jesus
Terceiro membro da banca: Xavier, Gelta Terezinha Ramos
Keywords: Formação humana;dimensão estética;atualidade do capital;educação do campo;Human Formation;Aesthetic Dimension;Current Capitalism;Rural Education
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Issue Date: 21-Aug-2012
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: COUBE, Renata Jardim. Formação humana e dimensão estética: experiências de sujeitos políticos da licenciatura em educação do campo na UFRRJ. 2012. 71 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos, e Demandas populares). Instituto Multidisciplinar / Instituto de Educação. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2012.
Abstract: O presente trabalho pretende tratar da ideia de formação humana na atualidade do capital. Concebe a Dimensão Estética como ponto crucial no processo de formação do homem contemporâneo, por ser possível um exercício livre para a autoformação e a autoconsciência, refletindo na direção de uma razão sensível como proposto por Herbert Marcuse. Uma Educação Estética que valorize as experiências humanas, os sentimentos e a riqueza da subjetividade como estímulos da cognição. A partir do diálogo com as narrativas de histórias de vida/formação de educandos, os quais compõem a primeira turma do Curso de Licenciatura em Educação do Campo na UFRRJ, iniciado em 2010, o estudo intenta uma reflexão sobre formação humana na ousadia de buscar entender o homem partindo dele mesmo, ou seja, valorizando a subjetividade como elemento fundador de sua identidade. Relacionar as formulações da crítica da economia política e do papel do trabalho (Marx) com a teoria dos instintos reprimidos e da negação da satisfação humana (Freud) suscita reflexões importantes no contexto atual da barbárie. Colocamo-nos o desafio político de pensar o retorno do reprimido nas narrativas dos sujeitos políticos da LEC, insistindo na memória de suas experiências sociais e psíquicas ao longo de seus processos de vida/formação. A dimensão educativa da estética aliada à narrativa dos sujeitos singulares são as bases conceituais de um projeto de educação em disputa, centrado na razão sensível e na libertação humana, como um bem jamais gozado pelos homens (Marcuse).
Abstract: This work intends to discuss the idea of human formation on current capitalism. Conceives the Aesthetic Dimension as crucial in the formation of contemporary man, by being possible a free exercise to self-education and self-consciousness, reflecting toward a sensible reason as proposed by Herbert Marcuse. An Aesthetic Education that values human experiences, feelings and richness of subjectivity as cognitive stimuli. From the dialogue among the narratives, life stories and student training - which constitute the first graduation class in Rural Education at UFRRJ, started in 2010 – the study attempts a formulation of human formation in the temerity to seek man´s understanding from himself, in other words, valuing subjectivity as a founding element of their identity. Relating formulations of the critique of the political economy and the work role (Marx) with the theory of repressed instincts and denial of human satisfaction (Freud) raises important considerations in the current context of barbarism. We propose a political challenge by thinking about the return of the repressed in the narratives of LEC`s political subjects, insisting on the memory of their social and psychic experiences, throughout their life processes / training. The educational dimension of aesthetics coupled with the narrative of singular subjects are the conceptual foundations of an education project in dispute, centered on the sensible reason and human liberation, as a benefit ever enjoyed by men (Marcuse).
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20801
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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