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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20815
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | O PROEJA no colégio Pedro II : formação e qualificação docente em questão |
Other Titles: | PROEJA at Pedro II college: teacher training and qualifications in question |
Authors: | Neves, Bruno Miranda |
Orientador(a): | Ramos, Lilian Maria Paes de Carvalho |
Primeiro membro da banca: | Ramos, Lilian Maria Paes de Carvalho |
Segundo membro da banca: | Frigotto, Gaudêncio |
Terceiro membro da banca: | Sales, Sandra Regina |
Keywords: | PROEJA;Colégio Pedro II;Formação e Qualificação docente;Formation and Qualification of teachers |
Área(s) do CNPq: | Educação Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 8-Mar-2013 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citation: | Neves, Bruno Miranda. O PROEJA no colégio Pedro II : formação e qualificação docente em questão. 2013. 116 f. Dissertação. (Mestrado em Educação Contextos Contemporâneos e Demanda Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, 2013. |
Abstract: | Essa dissertação analisa como os professores do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do Colégio Pedro II (CPII) entendem a adesão ao Programa e como percebem a necessidade de qualificação específica para trabalhar com a integração destas modalidades. Esta tradicional Instituição se dispôs a ministrar cursos na interface de duas modalidades da Educação Básica que, até então, não eram seu foco e sem estar legalmente obrigada a fazê-lo. Considerando que as políticas educacionais só podem ser compreendidas quando situadas no âmbito das relações sociais de produção e reprodução social da vida material, perquirimos os condicionantes postos pela Crise Estrutural do Capital, pela Reestruturação Produtiva e pela Pedagogia Política Renovada do Capital com seus desdobramentos na dinâmica das lutas por mudança no cenário educacional. Assumimos a referência de que diante do antagonismo estrutural, irreformável e incontrolável do capitalismo (MÉSZÁROS, 2002), a classe detentora do capital tem acionado novos mecanismos de mediação do conflito de classe, para obter o consenso das classes subalternas para o seu projeto de sociabilidade (NEVES, 2005). Os principais aspectos da reestruturação produtiva no Brasil foram analisados a partir do estudo de Alves (2010). Procuramos explicar em que aspectos estes processos demandaram a formação de trabalhadores de novo tipo, e compreender as relações entre o PROEJA e a reforma das políticas públicas de formação e de qualificação profissional engendradas pelo novo e precário mercado de trabalho brasileiro. Partimos da hipótese de que a Pedagogia Política subjacente a este Programa tenta responsabilizar os trabalhadores por sua condição no mercado de trabalho (desemprego, subemprego, precariedade, baixa escolaridade etc.), como se esta condição estivesse dissociada da estrutura econômico-social e fosse consequência do mérito pessoal do trabalhador. Para tanto, nos detivemos nas concepções contemporâneas das modalidades através da leitura do Relatório Delors; da legislação brasileira; das diretrizes e resoluções do Conselho Nacional de Educação (CNE); de dissertações; e, de trabalhos apresentados em reuniões da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd). Realizamos revisão de literatura sobre a formação e a qualificação dos docentes que atuam neste novo campo de interseção entre EJA e Educação Profissional. Analisamos o perfil do quadro docente que atua no PROEJA do CPII e os seus posicionamentos a respeito da qualificação específica para atuar neste Programa através do estudo dos dados obtidos em documentos oficiais do CPII; das publicações das entidades representativas dos educadores; das respostas ao questionário; das observações nos campi; e, da entrevista com o SINDSCOPE. A expansão dos campi, a diversificação dos cursos e a ausência de dados sobre o Programa sugerem que adesão do CPII se deveu a interesses políticos em se equiparar aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O fato de a maioria dos educadores apontar para a necessidade qualificação específica para o trabalho no PROEJA contrasta com o baixo percentual daqueles que participam de espaços formativos sobre o tema. |
Abstract: | The present dissertation analyzes the way in which Pedro II’s teachers of the National Program for the integration between Professional and Basic Education for young people and adults (PROEJA) understand the adhesion to the Program and how they perceive the necessity of specific qualification to work on the integration of these modalities. This traditional institution volunteered to give courses in the interface of two modalities of Basic Education that, until that point in time, were not its focus, and without being legally bounded to do so. Considering that educational policies can only be apprehended if situated in the context of the social relations of production and reproduction of the material life, we investigate the constraints posed by the structural crisis of capital, the Productive Restructuring and the Renewed Political Pedagogy of Capital, as well as by its unfoldments, to the dynamics of the struggles for change in the educational landscape. Our theoretical reference is that, faced with capitalism’s structural, irreformable and incontrollable antagonism (MÉSZÁROS, 2002), the class who owns the capital has been triggering new mechanisms of class conflict’s mediation in order to obtain the consensus of the subordinate classes to its own sociability project (NEVES, 2005). The main aspects of productive restructuring in Brazil were analyzed with base on the study realized by Alves (2010). We sought to explain in which aspects these processes required the formation of workers of new type, and to comprehend the relationship between the PROEJA and the reform of the public policies of professional formation and qualification engendered by the new and precarious Brazilian labor market. Our starting hypothesis is that the Political Pedagogy behind this Program tries to make workers accountable for their condition in the labor market (unemployment, underemployment, precariousness, few years of formal study, etc), as if this condition were dissociated from the social-economic structure and were a consequence of the worker’s personal merit. In order to do so, we focused on the contemporary conceptions of these modalities by reading: the Delors Report; the Brazilian legislation; the guidelines and resolutions of the National Council of Education (CNE); dissertations; and, papers presented in the meetings of the National Association for Research and Post-Graduation in Education (ANPEd). We reviewed the literature on the formation and qualification of the teachers who work in this new field of intersection between young people’s and adults’ education and professional education. We analyzed the profile of the teaching staff of Pedro II that is in PROEJA and its standpoints regarding the specific qualification to participate in this Program based on the study of: data obtained in CPII’s official documents; publications of educator’s representative entities; surveys; observations in locu; and, an interview with SINDSCOPE. The expansion of the campi, the diversification of courses and the absence of data on the Program suggest that CPII’s adhesion was due to political interests in being equiparated to the Federal Institutes of Education, Science and Technology. The fact that the majority of educators points out the need of specific qualification to the work in PROEJA contrasts with the low share of those who participate in formational spaces on the theme. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20815 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
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