Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20819
Tipo do documento: Dissertação
Title: O continente africano nos currículos da Geografia: da BNCC à rede de ensino de Magé/RJ
Other Titles: The African continent in Geography curricula: from the BNCC to the teaching network of Magé/RJ
Authors: Gomes, Luiz Rafael
Orientador(a): Queiroz, Edileuza Dias de
Primeiro membro da banca: Queiroz, Edileuza Dias de
Segundo membro da banca: Ferracini, Rosemberg Aparecido Lopes
Terceiro membro da banca: Santos, Clézio dos
Keywords: África;BNCC;Ensino de Geografia;EHCAI;Magé;Africa;Geography Teaching
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 28-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Geociências
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citation: GOMES, Luiz Rafael. O continente africano nos currículos da Geografia: da BNCC à rede de ensino de Magé/RJ. 2023. 128 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Agronomia/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Abstract: Partindo da compreensão de que existe uma conduta racista em todas as esferas sociais do nosso cotidiano, buscamos analisar como o continente africano é retratado nos tópicos, conteúdos, e competências específicas, da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Junto a experiência da disciplina Ensino de História e Cultura Africana, Afrobrasileira e Indígena (EHCAI) implementada em 2021 na rede municipal de ensino de Magé no estado do Rio de Janeiro. Acreditamos que o racismo deve ser combatido e eliminado de nossa sociedade, e a sala de aula é um lugar privilegiado para isso. Nosso trabalho justifica-se por buscar, nos conteúdos da Geografia, mais instrumentos para esse combate através da valorização do conhecimento sobre África. Nossos pressupostos teórico-metodológicos são de base decolonial e antirracista, contextualizando, discutindo e refletindo com as ideias de: colonialidade do saber e do poder, eurocentrismo, sistema-mundo moderno colonial, e hierarquia sócio racial. O objetivo geral da pesquisa é analisar criticamente a Base Nacional Comum Curricular, para construir uma referenciação temática não racista sobre o continente africano no ensino de Gografia. A metodologia é composta pela revisão bibliográfica, análise das prescrições curriculares de ensino de Geografia presentes na BNCC, e das referentes a disciplina EHCAI na rede municipal de Magé; e entrevista com os responsáveis plea disciplina. Estabelecidas as críticas ao que é apresentado pelos textos das leis, bucamos contribuir para construirmos uma referencia temática minimamente equilibrada. E no entendimento sobre como novas experiencias curriculares, podem fazer a diferença na efetivação de uma educação antirracista.
Abstract: Based on the understanding that there is racist behavior in all social spheres of our daily life, we seek to analyze how the African continent is portrayed in the topics, contents, and specific competences of the new National Common Curricular Base (BNCC). Together with the experience of the Teaching of African, Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture (EHCAI) discipline implemented in 2021 in the municipal teaching network of Magé in the state of Rio de Janeiro. We believe that racism must be fought and eliminated from our society, and the classroom is a privileged place for this. Our work is justified by seeking, in the contents of Geography, more instruments for this fight by valuing knowledge about Africa. Our theoretical-methodological assumptions are decolonial and anti-racist, contextualizing, discussing and reflecting on the ideas of: coloniality of knowledge and power, eurocentrism, modern colonial world-system, and socio-racial hierarchy. The general objective of the research is to critically analyze the National Common Curricular Base, to build a non-racist thematic reference on the African continent in the teaching of Geography. The methodology consists of a bibliographical review, analysis of the curricular prescriptions for teaching Geography present in the BNCC, and those referring to the EHCAI discipline in the municipal network of Magé; and interview with those responsible for the discipline. Having established the criticisms of what is presented by the texts of the laws, we seek to contribute to building a minimally balanced thematic reference. And in the understanding of how new curricular experiences can make a difference in the effectiveness of an anti-racist education.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20819
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - Luiz Rafael Gomes.pdf1.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.