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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20823
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Formação continuada de alfabetizadores: uma experiência formativa de professores em Mesquita/RJ |
Other Titles: | Continuing education for literacy: a formative experience of teachers in Mesquita/RJ. |
Authors: | Souza, Ana Lúcia Gomes de |
Orientador(a): | Ramos, Lilian Maria Paes de Carvalho |
Primeiro membro da banca: | Ramos, Lilian Maria Paes de Carvalho |
Segundo membro da banca: | Linhares, Célia Frazão Soares |
Terceiro membro da banca: | Araújo, Ivanildo Amaro de |
Keywords: | Políticas Públicas Educacionais;Formação Continuada de Professores;Formação em serviço;Public Policy Education;Continuing Education;Teacher Training Service |
Área(s) do CNPq: | Educação Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 20-Feb-2013 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citation: | SOUZA, Ana Lucia Gomes de. Formação continuada de alfabetizadores: uma experiência formativa de professores em Mesquita/RJ. 2013. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação contextos contemporâneos e demanda populares) – Instituto de Educação e Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2013. |
Abstract: | A formação continuada de professores vem conquistando um espaço de destaque nas políticas públicas educacionais brasileiras. Sua história apresenta alguns avanços e retrocessos, porém existe um certo consenso entre pesquisadores de que a LDB 9394/96 não atendeu as expectativas iniciais nesse quesito, deixando hiatos. Em linhas gerais, as avaliações demonstram que a formação inicial dos professores já não dá conta dos problemas decorrentes de sua prática. Sendo assim, os governos municipais têm buscado formas de aprimoramento profissional de seus professores, a chamada formação continuada, com apoio do Governo Federal. O presente trabalho apresenta e analisa um desses cursos: o Curso de Formação Continuada para Professores Alfabetizadores do município de Mesquita/RJ como uma política pública educacional implementada por seis anos consecutivos, através de uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Mesquita e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, representado pelo Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – (CAp-UERJ), via projeto de extensão. O curso é uma reformulação do antigo PROFA – Programa de Formação de Professores do Ministério da Educação, elaborado em 2001 durante o Governo Fernando Henrique Cardoso. Em 2005, já no Governo Lula da Silva, o curso de formação ganhou novas características, contudo o objetivo principal permaneceu: formar professores alfabetizadores. Com o objetivo de analisar os impactos que esta formação trouxe à prática docente dos professores concluintes do curso, bem como seu reflexo na aprendizagem dos alunos, aplicaram-se questionários a trinta e três sujeitos e realizaram-se entrevistas com treze professoras egressas do referido curso, culminando na realização de dois grupos focais. Conclui-se que o curso atendeu ao seu propósito inicial sob o ponto de vista dos seus egressos, dos gestores municipais e dos professore formadores, ressaltando principalmente o fato do mesmo conseguir vincular teoria ao cotidiano escolar. Analisou-se que a implementação desta política pública foi uma opção acertada da equipe gestora municipal, entretanto, sinalizou-se alguns aspectos importantes que deixaram de acontecer para o implemento de uma política educacional consistente. |
Abstract: | The continuing education of teachers has gained a place of prominence in the Brazilian educational policies. His story presents some advances and setbacks, but there is some consensus among researchers that the LDB 9394/96 did not meet initial expectations in this regard, leaving gaps. In general, surveys show that the initial training of teachers no longer aware of the problems arising out of their practice. Thus, municipal governments have sought ways to improve their professional teachers, the call continued training, with support from the Federal Government. This paper presents and analyzes of these courses: Course of Continuing Education for Literacy Teachers municipality of Mesquita / RJ as a public educational policy implemented for six consecutive years, through a partnership between the City of Mosque and State University Rio de Janeiro - UERJ, represented by the Office of Enforcement Fernando Rodrigues da Silveira at the State University of Rio de Janeiro - (CAp-UERJ), via extension project. The course is a reformulation of old PROFA - Teacher Training Program of the Ministry of Education, established in 2001 during the government of Fernando Henrique Cardoso. In 2005, already in Government Lula da Silva, the training course has gained new features, but the main goal remained: to train literacy teachers. With the objective of analyzing the impact that this training has brought the teaching practice of teachers graduating and its reflection on student learning, questionnaires were applied to thirty-three subjects and interviews were conducted with thirteen teachers of that course alumni , culminating in the achievement of two focus groups. We conclude that the course met its initial purpose from the point of view of its graduates, the municipal managers and trainers professore, noting especially the fact achieve the same link theory to everyday school life. We analyzed that the implementation of this policy was a wise option of managing municipal staff, meanwhile, signaled to some important aspects that no longer happen to implement a policy consistent educational. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20823 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
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