Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20882| Tipo do documento: | Dissertação |
| Title: | Resolução de equações polinomiais do 2º grau com uma incógnita por meio do aplicativo EQUAFÁCIL: uma experiência com alunos que possuem necessidades educacionais especiais |
| Other Titles: | Solving second-degree polynomial equations with one unknown using the EQUAFÁCIL application: an experience with students who have special educational needs |
| Authors: | Oliveira, Fabio Monteiro de |
| Orientador(a): | Araújo, Leandro Tomaz de |
| Primeiro membro da banca: | Araújo, Leandro Tomaz de |
| Segundo membro da banca: | Pereira, André Luiz Martins |
| Terceiro membro da banca: | Martins, Rafael |
| Keywords: | Inclusão;Necessidades Educacionais Especiais;Ensino de Matemática;Equação Quadrática;Aplicativo;Inclusion;Special Educational Needs;Mathematics Teaching;Quadratic Equation;Application |
| Área(s) do CNPq: | Educação Educação |
| Idioma: | por |
| Issue Date: | 28-Nov-2024 |
| Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Ciências Exatas |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
| Citation: | OLIVEIRA, Fábio Monteiro. Resolução de equações polinomiais do 2° grau com uma incógnita por meio do aplicativo EQUAFÁCIL: uma experiência com alunos que possuem necessidades educacionais especiais. 2024. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024. |
| Abstract: | Esta pesquisa tem como tema principal a resolução de equações polinomiais do segundo grau com uma incógnita por meio do aplicativo Equafácil. A proposta foi realizar uma experiência com um grupo de alunos selecionados em suas respectivas turmas, que possuem necessidades educacionais especiais, devidamente amparado por laudo de um profissional fazendo uso do aplicativos no ensino da matemática. Essa estratégia tem ganhado destaque devido ao seu potencial para tornar o aprendizado mais interativo, personalizado e eficaz, por essa razão buscou se com o uso de tecnologia em sala de aula pelo uso deste aplicativo, tendo em vista a dificuldade que muitos dos alunos possuem para desenvolver processo resolutivo desse tipo de equação. Portanto, essa pesquisa possui caráter qualitativo, e contou com a participação de alunos do 9° ano do Ensino Fundamental e dos alunos do 1° ano, 2° ano e do 3° ano do Ensino Médio com NEE. As estratégias didáticas utilizaram o princípio do Desenho Universal de Aprendizagem (DUA) que prevê a adaptação de metodologias e adoção de estratégias inovadoras no ensino-aprendizagem de todos os educandos. Os resultados da análise dos dados coletados mostraram que o uso do aplicativo Equafácil é um grande facilitador para esse processo, tornando uma ferramenta útil com fácil acesso e bem interativa. |
| Abstract: | This study addresses the resolution of second-degree polynomial equations with one variable through the use of the Equafácil application. The research involved an experiment conducted with a group of students from their respective classes, identified as having special educational needs and supported by professional assessments, employing the application as a tool in mathematics education. This strategy has gained prominence due to its potential to make learning more interactive, personalized, and effective. For this reason, technology was introduced in the classroom through the use of this application, considering the difficulties many students face in developing a solution process for this type of equation. Thus, this research adopts a qualitative approach and involved students from the 9th grade of elementary school, as well as 1st, 2nd, and 3rd-year high school students with special needs. The didactic strategies were based on the principles of Universal Design for Learning (UDL), which promotes the adaptation of methodologies and the adoption of innovative strategies in teaching and learning for all students. The results of the data analysis showed that the use of the Equafácil application is a great facilitator for this process, making it a useful, accessible, and highly interactive tool. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20882 |
| Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2024 - Fábio Monteiro de Oliveira.pdf | 1.95 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
