Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20883
Tipo do documento: Dissertação
Title: Saberes tradicionais da Cacauicultura e o ensino de Física: um estudo em Águia Branca - ES
Other Titles: Traditional knowledge of cacao farming and the teaching of Physics: a study in Águia Branca - ES
Authors: Polez, Felipe Ribeiro
Orientador(a): Goulart, Silvia Moreira
Primeiro membro da banca: Goulart, Silvia Moreira
Segundo membro da banca: Vianna, Marcio De Albuquerque
Terceiro membro da banca: Freitas, Ismael Lourenço De Jesus
Keywords: Etnofísica;Cacauicultura;Educação escolar;Ensino Médio;Ethnophysics;Cacao Farming;School Education;High School
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Issue Date: 25-Nov-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: POLEZ, Felipe Ribeiro. Saberes tradicionais da Cacauicultura e o ensino de Física: um estudo em Águia Branca - ES. 2024. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024
Abstract: Essa pesquisa de caráter etnográfico visa conhecer as práticas agrícolas e os saberes tradicionais de famílias campesinas no contexto da cultura do cacau em Águia Branca/ES. A pesquisa buscou identificar conhecimentos da área de Física presentes nas práticas agrícolas dos agricultores e compará-los aos conhecimentos científicos. É necessário conhecer os saberes locais e trazê-los ao conhecimento público para a elaboração de políticas que valorizem a educação científica e a multiculturalidade do povo brasileiro. A pesquisa etnográfica, ao estudar os saberes tradicionais, pode tornar potencialmente significativo o processo de aprendizagem de estudantes rurais que trabalham na agricultura familiar, e contribuir para o desenvolvimento sustentável na região, considerando o pressuposto de que o conhecimento baseado no cotidiano das famílias pode influenciar o conhecimento científico e inversamente, o conhecimento científico pode influenciar os conhecimentos práticos, numa relação dialética. O pesquisador assumiu o papel de observador, totalmente imerso na realidade das famílias agrícolas de Águia Branca, durante um ano. As famílias observadas foram aquelas cujos filhos encontravam-se regularmente matriculados no Ensino Médio e trabalhavam na lavoura familiar nas horas vagas, num total de 3 (três) núcleos familiares. A coleta de dados foi conduzida através de observações e entrevistas não diretivas. Os sujeitos da pesquisa foram as famílias agrícolas que cultivam o cacau. Os informantes foram todos os atores que interagiam com as famílias, incluindo os técnicos em agropecuária que fazem visitas periódicas aos agricultores. As observações foram registradas em caderno de campo e posteriormente analisadas, e a validação dos dados qualitativos ocorreu por meio da técnica de triangulação de dados, feita por entrevistas, observação e análise documental. Após visitas e observações em famílias agrícolas, percebeu-se a importância de explorar, com os estudantes, a física aplicada aos sistemas de irrigação. Essa experiência prática evidenciou a relevância da gestão eficiente da água na agricultura, mostrando como seu uso adequado pode melhorar a produtividade e minimizar desperdícios. Como proposta de ensino sobre física aplicada à irrigação, os estudantes foram incentivados a aprofundar sua compreensão dos princípios físicos do processo, com ênfase na agroecologia e na sustentabilidade dos recursos hídricos. Integrar os conhecimentos práticos das famílias agrícolas no ensino de Física é uma forma eficaz de aproximar os alunos da ciência, destacando a importância do conhecimento científico em suas realidades. Isso permite um aprendizado que incentiva a reflexão crítica e valoriza a diversidade cultural, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e engajados.
Abstract: This ethnographic research aims to understand the agricultural practices and traditional knowledge of rural families in the context of cacao farming in Águia Branca, ES. The study sought to identify physics-related knowledge embedded in farmers' agricultural practices and compare it to scientific knowledge. Understanding local knowledge and making it publicly known is essential for developing policies that value scientific education and the multiculturality of the Brazilian people. Ethnographic research, by studying traditional knowledge, has the potential to make the learning process meaningful for rural students engaged in family farming and contribute to sustainable regional development. This is based on the premise that everyday family knowledge can influence scientific knowledge and vice-versa, in a dialectical relationship. The researcher assumed the role of observer, fully immersed in the reality of agricultural families in Águia Branca for one year. The observed families were those whose children were regularly enrolled in high school and worked on family farms during their free time, totaling three (3) family units. Data collection was conducted through observations and non-directive interviews. The research subjects were agricultural families cultivating cacao. Informants included all actors interacting with the families, such as agricultural technicians who periodically visited the farmers. Observations were recorded in a field journal and later analyzed, with validation of qualitative data achieved through the triangulation technique, combining interviews, observations, and document analysis. Following visits and observations of agricultural families, the importance of exploring, with students, the physics applied to irrigation systems became evident. This practical experience highlighted the relevance of efficient water management in agriculture, demonstrating how proper use can improve productivity and reduce waste. As a teaching proposal on physics applied to irrigation, students were encouraged to deepen their understanding of the physical principles underlying the process, with an emphasis on agroecology and the sustainability of water resources. Integrating the practical knowledge of agricultural families into the teaching of physics proves to be an effective way to bring students closer to science, emphasizing the significance of scientific knowledge in their realities. This approach fosters learning that encourages critical thinking and values cultural diversity, contributing to the formation of conscious and engaged citizens.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20883
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Felipe Ribeiro Polez.pdf4.41 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.