Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20973
Tipo do documento: Dissertação
Title: A construção de modos de vida sustentáveis em torno da agricultura na cidade do Rio de Janeiro: os agricultores do maciço da Pedra Branca.
Other Titles: The construction of sustainable livelihoods around agriculture in Rio de Janeiro: farmers from Maciço da Pedra Branca.
Authors: Prado, Bruno Azevedo
Orientador(a): Maluf, Renato Sergio Jamil
Primeiro membro da banca: Maluf, Renato Sergio Jamil
Segundo membro da banca: Schmitt, Claudia Job
Terceiro membro da banca: Canavesi, Flaviane de Carvalho Canavesi
Keywords: Agricultura urbana e periurbana.;Agroecologia;modos de vida;Associativismo;Urban and Peri-urban;Agriculture;Livelihoods;Associativism
Área(s) do CNPq: Sociologia
Idioma: por
Issue Date: 16-Nov-2012
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade
Citation: PRADO, Bruno Azevedo. A construção de modos de vida sustentáveis em torno da agricultura na cidade do Rio de Janeiro: os agricultores do maciço da Pedra Branca. 2012. 77 f. Dissertação (Mestrado de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2012.
Abstract: A pesquisa busca analisar como se organizam pequenos agricultores do Maciço da Pedra Branca no Rio de Janeiro e o cenário diante do qual seus modos de vida e atividades são reconfigurados e valorizados. Busca-se compreender as estratégias a que os agricultores recorrem para manter seus modos de vida num contexto de urbanização e de preservação da natureza na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro em áreas que apresentam histórico de produção agrícola. Na constituição de modos de vida sustentáveis, os agricultores revalorizam suas práticas a partir de novos valores como a agricultura orgânica, a agroecologia e a conservação da natureza. Através da participação em projetos e espaços de mobilização e articulação, constroem meios de reivindicação e acesso embora a sustentabilidade dos modos de vida em torno da agricultura nas regiões estudadas sofra ameaças devido às condições de incerteza e precariedade no que toca ao acesso aos ativos tangíveis, especialmente o acesso à terra.
Abstract: This research analyzes organizational forms of small farmers in Maciço da Pedra Branca in Rio de Janeiro and the background in which their livelihoods and activities are reconfigured and gain new values. It seeks to understand the strategies to which those farmers appeal to maintain their livelihoods in a context of urbanisation and nature preservation in the West Zone of Rio de Janeiro in areas where farming has been practiced. When constituting sustainable livelihoods, farmers add new meanings to their practices such as organic agriculture, agroecology, and conservation of nature. Through participating in projects and spaces of mobilisation and articulation, they construct means to claims and access although the sustainability of livelihoods around agriculture in the studied areas is threatened due to uncertain and precarious conditions of access to tangible assets, especially to land.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20973
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012- Bruno Prado.pdf1.38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.