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Tipo do documento: Tese
Title: Promoção do desenvolvimento saudável de adolescentes no contexto do acolhimento institucional
Other Titles: Promoting the healthy development of adolescents in the context of institutional care
Authors: Santos, Gabriela de Araújo Braz dos
Orientador(a): Peixoto, Ana Cláudia de Azevedo
Primeiro membro da banca: Naiff, Luciene Alves Miguez
Segundo membro da banca: Souza, Wanderson Fernandes de
Terceiro membro da banca: Princeswal, Marcelo
Quarto membro da banca: Silva, Crístiane Moreira da
Quinto membro da banca: Monteiro, Nancy Ramaciotti de Oliveira
Keywords: Desenvolvimento Saudável;Intervenção;Programa PROSA;Acolhimento Institucional;Healthy Development;Intervention;PROSA Program;Institutional Foster Care
Área(s) do CNPq: Psicologia
Psicologia
Idioma: por
Issue Date: 22-Nov-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: SANTOS, Gabriela de Araújo Braz dos. Promoção do desenvolvimento saudável de adolescentes no contexto do acolhimento institucional. 2024. 150 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Instituto de Educação, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.
Abstract: Esta tese visou implementar o Programa para Promoção do Desenvolvimento Saudável de Adolescentes Acolhidos (PROSA) e examinar o desenvolvimento de adolescentes no contexto de acolhimento institucional. Para responder a este objetivo, três estudos foram realizados, por meio de diversos delineamentos metodológicos. No primeiro estudo, foi realizada uma revisão integrativa da literatura sobre temas de programas de intervenção no contexto do acolhimento institucional e como se dão suas aplicações. As intervenções neste contexto precisam considerar as necessidades dos adolescentes, de modo que é essencial pensar nas competências dos profissionais que atendem tal público. O segundo estudo, de abordagem quanti-quali, foi examinar o desenvolvimento de adolescentes no contexto de acolhimento institucional por meio da Inserção Ecológica. Também visou caracterizar tanto os fatores de risco quanto os fatores protetivos que influenciaram esses adolescentes, levando em consideração os aspectos do contexto ecológico de desenvolvimento. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 20 adolescentes e 16 profissionais. Os adolescentes responderam ao Questionário de Esquemas de Young para adolescentes (B-YSQ-A). Os resultados indicaram que adolescentes em acolhimento apresentam os esquemas desadaptativos de abandono, negativismo/pessimismo, autossacrifício, desconfiança/abuso e inibição emocional como os mais prevalentes, influenciados por experiências adversas e pela dinâmica institucional. Relações neste contexto baseadas em práticas institucionais que ofereçam impacto positivo favorecem o desenvolvimento saudável dos adolescentes. O terceiro estudo avaliou a implementação do PROSA. Participaram 9 adolescentes de uma instituição de acolhimento da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro-Brasil. Os resultados satisfatórios mostram a viabilidade do estudo e a aplicabilidade dele no contexto de implementação. O PROSA se destacou como uma estratégia relevante para atenuar os efeitos da vulnerabilidade e fortalecer o desenvolvimento integral dos participantes. A realização dos três estudos permitiu alcançar o objetivo da tese, por meio de uma abordagem profunda do contexto, reunindo argumentos teóricos e evidências empíricas para constatar que a aplicação do PROSA, com seus aprendizados e impactos significativos em grupo de adolescentes acolhidos, se destaca como um instrumento de conscientização e prevenção de conflitos e como uma intervenção positiva na promoção do bem-estar emocional e no fortalecimento de vínculos saudáveis entre os adolescentes acolhidos.
Abstract: This thesis aimed to implement the Program to Promote the Healthy Development of Foster Adolescents (PROSA) and examine the development of adolescents in the context of institutional foster care. To meet this objective, three studies were carried out using different methodological designs. In the first study, an integrative literature review was carried out on the themes of intervention programs in the context of institutional care and how they are applied. Interventions in this context need to consider the needs of adolescents, so it is essential to think about the skills of the professionals who serves this public. The second study, with a quantitative-qualitative approach, examined the development of adolescents in the context of institutional care through Ecological Insertion. It also aimed to characterize both the risk factors and the protective factors that influenced these adolescents, considering aspects of the ecological context of development. Semi-structured interviews were conducted with 20 adolescents and 16 professionals. The adolescents answered the Young's Schema Questionnaire for Adolescents (B-YSQ-A). The results indicate that adolescents in foster care present the maladaptive schemas of abandonment, negativism/pessimism, self-sacrifice, distrust/abuse and emotional inhibition as the most prevalent, influenced by adverse experiences and institutional dynamics. Relationships in this context based on institutional practices that offer a positive impact favor the healthy development of adolescents. The third study evaluated the implementation of PROSA. Nine adolescents from a foster care institution in the Baixada Fluminense region of Rio de Janeiro-Brazil took part. The satisfactory results show the feasibility of the study and its applicability in the context of implementation. PROSA stood out as a relevant strategy for mitigating the effects of vulnerability and strengthening the integral development of the participants. The three studies made it possible to achieve the aim of the thesis through an in-depth approach to the context, bringing together theoretical arguments and empirical evidence to verify that the application of PROSA, its learning and significant impacts on a group of fostered adolescents, stands out as an instrument for raising awareness and preventing conflicts and as a positive intervention in promoting emotional well-being and strengthening healthy bonds among fostered adolescents.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20986
Appears in Collections:Doutorado em Psicologia

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