Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21108
Tipo do documento: Dissertação
Title: Os jogos africanos numa perspectiva etnomatemática como uma estratégia possível para uma educação escolar democrática e antirracista
Other Titles: African games in an ethnomathematical perspective as a possible strategy for a democratic and antiracist education
Authors: Costa, Calvim
Orientador(a): Vianna, Márcio de Albuquerque
Primeiro membro da banca: Vianna, Márcio de Albuquerque
Segundo membro da banca: Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Terceiro membro da banca: Costa, Claudio Fernandes da
Keywords: Racismo;lei 10.139/03;Etnomatemática;Shisima;Racism;law 10.139/03;ethnomathematics
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 30-Aug-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: COSTA, Calvim. Os jogos africanos numa perspectiva etnomatemática como uma estratégia possível para uma educação escolar democrática e antirracista. 2023. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Abstract: O racismo é um problema de caráter social que está estruturado em nossa sociedade, vide as estatísticas de violência acerca das pessoas negras. A Escola, como uma instituição social, pode ser um ambiente crítico e inclusivo. Seguindo esta linha de raciocínio, o seguinte trabalho se utiliza de lei 10.639/03, legislação que visa inclusão e a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no ambiente escolar, e busca trazer a Etnomatemática como uma ferramenta metodológica, por meio da elaboração de uma sequência de atividades com o jogo africano Shisima na escola a partir de uma experimentação em sala de aula. Teve como objetivo uma matemática mais crítica, que busca valorizar a história e a cultura africanas. Com uma metodologia qualitativa de objetivo descritivo, a pesquisa buscou maior entendimento de ações no ambiente escolar. Em virtude de uma situação vivenciada pelo autor, na qual uma professora nunca tinha ouvido falar a respeito da Etnomatemática, o seguinte trabalho terá como produto educacional a elaboração de um vídeo documentário que trará a Etnomatemática como metodologia fundamental, através da qual serão tratados temas como o racismo no espaço escolar. O jogo africano Shisima foi utilizado como ferramenta metodológica a fim de proporcionar uma educação inclusiva, democrática e antirracista.
Abstract: Racism is a problem of a social nature that is structured in our society, as we can see on violence statistics regarding black people. School, as a social institution, must be a critical and inclusive environment. Following this stream of thought, the present piece utilizes the law 10.639/03 about the inclusion and the obligation of “Afro-Brazilian History and Culture” theme in school environment and seeks to bring Ethnomathematics as a methodological tool, through a sequency of activity with the African game Shisima in school, aiming as its objective, a more critical mathematics that intends to value african history and culture. Using a descriptive qualitative methodology, this research chases a deeper understanding about actions on school environment. Due to a situation experienced by the author, in which a teacher had never heard about Ethnomathematics, the following work presents the transcription of a documentary video made by the researcher himself containing a discussion about racism in school. The african game Shisima will be used as a methodological tool in order to propose an inclusive, democratic and antiracist education.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21108
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.