Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21110
Tipo do documento: Dissertação
Title: Robótica educativa: narrativas autobiográficas
Other Titles: Educational robotics: autobiographical narratives
Authors: Bezerra, Erika da Costa
Orientador(a): Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Primeiro membro da banca: Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Segundo membro da banca: Bahia, Bruno Cardoso de Menezes
Terceiro membro da banca: Toman, Alexandre
Keywords: Robótica Educativa;Narrativas Autobiográficas;Análise de Conteúdo;Educational Robotics;Autobiographical Narratives;Content Analysis
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 2-Oct-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: BEZERRA, Erika da Costa. Robótica educativa: narrativas autobiográficas. 2023. 59 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Abstract: A Robótica Educacional se constitui como um recurso em expansão nas escolas, promovendo o pensamento crítico e a resolução de problemas. No entanto, também necessário destacar o desafio que essa abordagem pedagógica representa para os educadores, que devem se adaptar a um cenário em constante mudança. Esta dissertação tem como objetivo investigar a relação entre as narrativas autobiográficas desta autora e a pedagogia da robótica educativa, com análise de conteúdo de pesquisas relacionadas. O problema dessa dissertação é como as narrativas pessoais influenciam a abordagem pedagógica na robótica educativa e seu impacto no ensino e no envolvimento dos alunos. Com o intuito de contribuir para a realização do texto foram analisadas quinze dissertações que versam sobre a temática deste trabalho, relacionando ações docentes na robótica educativa. A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações foi o banco de dados utilizado para a obter as dissertações selecionadas para a análise. Como principais referenciais teóricos na robótica, Seymour Papert, robótica educativa, Flavio Campos, na análise de conteúdo, Laurence Bardin. Ao explorar a interação entre as histórias das narrativas autobiográficas e as práticas pedagógicas em robótica educativa, esta dissertação visa oferecer uma contribuição para o avanço contínuo do campo da educação com o emprego da robótica.
Abstract: Educational Robotics is an expanding resource in schools, promoting critical thinking and problem solving. However, it is also necessary to show the challenge that this pedagogical context represents for teachers, who must adapt to a constantly changing scenario. This dissertation has to investigate the relationship between this author's autobiographical narratives and the pedagogy of educational robotics, content analysis of related research. This work problem is how personal narratives influence the pedagogical approach in educational robotics and their impact on teaching and student engagement. To contribute to the creation of the text, fifteen dissertations were analyzed that deal with the theme of this work, relating teaching actions in educational robotics. The Digital Library of Theses and Dissertations was the database used to obtain the dissertations selected for analysis. As main theoretical references in robotics, Seymour Papert, educational robotics, Flavio Campos, in content analysis, Laurence Bardin, on the autobiographical aethod, the authors Antonio Nóvoa and Matthias Finger. By exploring the interaction between the stories of autobiographical narratives and pedagogical practices in educational robotics, this dissertation aims to offer a contribution to the continuous advancement of the field of education utilizing robotics.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21110
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ERIKA DA COSTA BEZERRA.pdf2.97 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.