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Tipo do documento: Dissertação
Título: Políticas públicas de educação inclusiva: estudo sobre acessibilidade e tecnologias assistivas na rede municipal de Nova Iguaçu/RJ
Título(s) alternativo(s): Public policies of the inclusive education: an study about accessibility and assistive technologies in the city of Nova Iguaçu/RJ
Autor(es): Carvalho, Nely Monteiro dos Santos de
Orientador(a): Damasceno, Allan Rocha
Primeiro membro da banca: Damasceno, Allan Rocha
Segundo membro da banca: Gouvêa, Fernando César Ferreira
Terceiro membro da banca: Santos, Mônica Pereira dos
Palavras-chave: Tecnologias assistivas;políticas públicas;inclusão;Assistive technologies;Public Policies;Inclusion
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 25-Fev-2015
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citação: CARVALHO, Nely Monteiro dos Santos de. Políticas públicas de educação inclusiva: estudo sobre acessibilidade e tecnologias assistivas na rede municipal de Nova Iguaçu/RJ. 2015. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação, contextos contemporâneos e demandas populares) - Instituto de Educação e Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Seropédica, 2015.
Resumo: Esta dissertação diz respeito ao estado da inclusão escolar através da implementação/utilização das tecnologias assistivas das escolas públicas do município de Nova Iguaçu/RJ. O contexto de investigação desse estudo, então, alicerça-se na Teoria Crítica da Sociedade, com base no pensamento de Theodor Adorno, na busca de promover a melhoria da qualidade no Atendimento Educacional Especializado (AEE), realizado pelos professores. Esta pesquisa tem como participantes cinco professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) das Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) das escolas públicas no município de Nova Iguaçu/RJ, sob a coordenação do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP) e do Observatório de Educação Especial no Rio de Janeiro (OEERJ). As questões investigadas foram: O que tem se compreendido como Atendimento Educacional Especializado (AEE) realizado nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) do Município de Nova Iguaçu/RJ na atualidade? Que documentos oficiais no âmbito do município de Nova Iguaçu/RJ preconizam o Atendimento Educacional Especializado (AEE) como suporte à escolarização do público-alvo da Educação especial? Quais experiências podemos identificar na dinâmica cotidiana das práticas escolares observadas, relacionadas à implementação/utilização das tecnologias assistivas, no suporte à escolarização de estudantes da Educação Especial do município de Nova Iguaçu/RJ? Que tecnologias assistivas são utilizadas no suporte à escolarização de estudantes da Educação Especial nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) no Atendimento Educacional Especializado (AEE) do município de Nova Iguaçu/RJ? Por quê? Quais as concepções dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) sobre as tecnologias assistivas e seu uso no âmbito do suporte do serviço? Quais relações existem entre as concepções dos professores do AEE do município de Nova Iguaçu/RJ, as tecnologias assistivas e o seu uso no âmbito do suporte e sua formação? A partir desse conjunto de questões nos propusemos investigar o estado da acessibilidade dos estudantes público-alvo da Educação Especial por intermédio do uso das tecnologias assistivas, cuja realização encontra-se vinculada à circulação e apropriação das Políticas públicas destinadas à promoção da inclusão dos estudantes com deficiência nas escolas públicas do município de Nova Iguaçu/RJ.
Abstract: This dissertation concerns the state of school inclusion through implementation/use of assistive technologies of public schools of the city of Nova Iguaçu/RJ. The research context of this study, then, is based on the Critical Theory of Society, on the thoughts of Theodor Adorno, in the search of promoting an improvement in the quality of the Specialized Educational Service (SES), held by the teachers. This research has as participants five teachers of the Specialized Educational Service (SES) of the Multifunctional Resource Classrooms (MRCs) of the public schools in the city of Nova Iguaçu/RJ, under the coordination of the National Observatory of Special Education (ONEESP) and of the Observatory of Special Education in Rio de Janeiro (OEERJ). The issues investigated were: What has been understood as the Specialized Educational Service (SES), held in the Multifunctional Resource Classrooms (MRCs) in the city of Nova Iguaçu/RJ nowadays? What official documents in the scope of the city of Nova Iguaçu advocates the Specialized Educational Service (SES) as support for the schooling of the target audience of Special Education? What experiences we can identify in the observed everyday school practices, related to the implementation/use of assistive technologies, in the support to the schooling of students of the Special Education in the city of Nova Iguaçu/RJ? What assistive technologies are used in the support to the schooling of students of the Special Education in the Multifunctional Resource Classrooms (MRCs) in the city of Nova Iguaçu/RJ? Why? What are the conceptions of the teachers of the Specialized Educational Service (SES) about the assistive technologies and their use in the scope of the service support? What relations exist between the teachers’ conceptions about the SES of the city of Nova Iguaçu/RJ, the assistive technologies and their use in the context of the support and its formation? Based on that set of questions we set out to investigate the state of the accessibility of the target students of Special Education through the use of the assistive technologies, whose realization is linked to the circulation and the appropriation of the Public Policies, designed to promote the inclusion of the students with disabilities in public school of the city of Nova Iguaçu/RJ.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21193
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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