Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21205
Tipo do documento: Dissertação
Title: Herói ou anti - herói ? a representação do índio na literatura brasileira e no livro didático.
Other Titles: Hero or anti-hero? tthe representation in the indian and brazilian literature textbook.
Authors: Carvalho, Rosinere Evaristo
Orientador(a): Siss, Ahyas
Primeiro membro da banca: Siss, Ahyas
Segundo membro da banca: klauss, Vera Lucia Teixeira
Terceiro membro da banca: Santos, Ramofly Bicalho dos
Keywords: Representação;índios;Literatura Brasileira;Literatura Indígena;Livros Didáticos;representation;indian;Brazilian Literature;Indian Literature;Textbooks
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 28-Feb-2013
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: CARVALHO, Rosinere Evaristo. Herói ou anti-herói? A representação do Índio na Literatura Brasileira e no Livro Didático. 2013. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2013.
Abstract: Embora o debate em torno da representação, campo amplo e complexo, perpasse várias áreas do conhecimento, o objetivo precípuo, nesta pesquisa, é o de analisar como os povos indígenas são representados na Literatura Brasileira e nos Livros Didáticos de História, propósito gerado pelas inquietações da pesquisadora em torno das imagens e das representações desses povos no imaginário da sociedade brasileira. Para tanto, fez parte da investigação a análise de dois clássicos da Literatura Brasileira de distintos períodos: Iracema, de José de Alencar, do período do Romantismo, e Macunaíma: o herói sem nenhum caráter, de Mário de Andrade, do período do Modernismo. Na contramão das obras supracitadas, estuda-se a Literatura Indígena na atualidade com a intenção de discutir como tal proposta aponta a riqueza da produção literária dos povos indígenas, os quais tiveram suas vozes emudecidas na colonização e nos períodos literários (como, por exemplo, no Romantismo e no Modernismo), e, entre outras vertentes, como se constitui instrumento de resistência, socialização de saberes e manutenção cultural. Em relação à representação desses povos nos Livros Didáticos de História, foram pesquisados doze livros que foram e serão utilizados em quatro escolas públicas do município de Seropédica/RJ. Após tais análises, percebeu-se que tanto a Literatura Brasileira, a partir dos dois clássicos em questão, quanto os Livros Didáticos de História carregam representações equivocadas e estereotipadas, já que, durante décadas, houve inúmeras tentativas de camuflar e estereotipar a imagem dos povos indígenas e, com isso, desprovê-los de suas culturas, de suas identidades e de suas diferenças. Em suma, a partir da opção teórico-metodológica e dos resultados, pode-se concluir que essas representações influenciam o imaginário de parte da sociedade em relação a esses sujeitos.
Abstract: Although the debate on the representation, broad and complex field, permeates various areas of knowledge, the main objective in this research is to analyze how indigenous peoples are represented in Brazilian Literature and History Textbooks, purpose generated by concerns the researcher around the images and representations of these peoples in the imagination of Brazilian society. For that, he was part of the research analysis of two classics of Brazilian literature from different periods: Iracema by José de Alencar, the period of Romanticism, and Macunaíma: the hero without any character, Mario de Andrade, the period of Modernism. Contrary to the above works, we study the Indigenous Literature in actuality with the intention of discussing how such a proposal indicates the richness of the literary production of indigenous peoples, who had their voices silenced in the colonization and literary periods (eg, in Romanticism and Modernism), and, among other aspects, as it constitutes an instrument of resistance, socialization of knowledge and cultural maintenance. Regarding the representation of the people in history textbooks were surveyed twelve books that have been and will be used in four public schools of Seropédica / RJ. After such analysis, it was found that both the Brazilian Literature, from the two classics in question, as the textbooks of history carry misrepresentations and stereotypes, since for decades, there have been numerous attempts to camouflage and stereotype image of people indigenous and thereby depriving them their cultures, their identities and their differences. In short, from the theoretical and methodological choice and results, we can conclude that these representations influence the imaginary part of society in relation to these subjects.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21205
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.