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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21206
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Interação entre o currículo e o campesinato: análise da Escola Estadual Municipalizada Coletivo Santa Alice localizada no município de Seropédica |
Other Titles: | Interaction between the curriculum and the peasantry: analysis of the Coletivo Santa Alice Municipalized State School located in the municipality of Seropédica |
Authors: | Domingos, Gláucia Aparecida de Jesus |
Orientador(a): | Soares, Ana Maria Dantas |
Primeiro membro da banca: | Soares, Ana Maria Dantas |
Segundo membro da banca: | Bahia, Bruno Cardoso de Menezes |
Terceiro membro da banca: | Benacchio, Rosilda Nascimento |
Keywords: | Educação de campo;Gestão de currículo;Proposta pedagógica;Field education;Curriculum management;Pedagogical proposal |
Área(s) do CNPq: | Educação Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 20-Dec-2024 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | DOMINGOS, Gláucia Aparecida de Jesus. Interação entre o currículo e o campesinato: análise da Escola Estadual Municipalizada Coletivo Santa Alice localizada no município de Seropédica. 2024. 292 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2023. |
Abstract: | A Educação do Campo vem se estabelecendo como a possibilidade de oferecer às populações do campo uma proposta pedagógica que se adeque à sua realidade. Ao contribuir não apenas para um processo educativo emancipatório, como também envolvendo nessa formação a comunidade, familiares e população circunvizinha, resgatando o valor e a importância do seu trabalho, da sua cultura, das identidades que o constituem. Embora essa modalidade de educação já esteja prevista e consagrada em documentos legais, ainda se observa certo descompasso e um despreparo dos profissionais que atuam nesses espaços. E, muitas vezes, o próprio poder público, afetando, sobretudo, os currículos escolares, que deixam de oferecer uma educação contextualizada, voltada para a realidade do campo. Este trabalho dissertativo, apoiando-se numa base teórica bastante consistente, analisou o currículo vigente da Escola Estadual Municipalizada Coletivo Santa Alice, localizada no município de Seropédica-RJ. E apresentou uma proposta de readequação curricular a fim de alinhá-lo à realidade de Escola do Campo, estimulando a vivência e valorização da cultura campesina. Foram delineados como objetivos específicos a) investigar a realidade da Comunidade Campesina que integra o contexto escolar; b) analisar o currículo vigente e a sua aplicabilidade na Educação do Campo; e c) analisar a atuação do planejamento estratégico didático-pedagógico da gestão escolar junto à Coordenação Pedagógica, Orientação Educacional e Professores. Para o alcance desses objetivos, foi utilizada uma metodologia embasada numa vertente qualitativa, com os pressupostos da pesquisa participante, uma vez que a pesquisadora está diretamente envolvida com a realidade escolar e com as discussões que se processam em torno do currículo. Foi realizada uma pesquisa documental, resgatando a história e memória do estabelecimento e buscando, através da realização de grupos focais, com a comunidade escolar e a comunidade do entorno, entender os processos, avanços e retrocessos ao longo da sua trajetória. O diálogo com os referenciais teóricos da área da Educação do Campo e do Currículo foram fundamentais para iluminar a elaboração dessa dissertação. Portanto, constatou-se que trabalhar um currículo voltado às especificidades da Educação do Campo, com atividades significativas e essenciais como a horta, não é apenas uma alternativa para superar o modelo tradicional. Mas é uma resposta às desigualdades históricas e principalmente à construção de um currículo que reflita a diversidade e as experiências dos alunos. |
Abstract: | Rural Education has been established as the possibility of offering rural populations a pedagogical proposal that suits their reality. By contributing not only to an emancipatory educational process, but also involving the community, family members and the surrounding population in this training, rescuing the value and importance of their work, their culture, and the identities that constitute it. Although this type of education is already foreseen and enshrined in legal documents, there is still a certain mismatch and a lack of preparation of the professionals who work in these spaces. And, often, the govemment itself, affecting, above all, the school curricula, which fail to offer a contextualized education, focused on the reality of the countryside. This dissertation, based on a very consistent theoretical basis, analyzed the current curriculum of the Coletivo Santa Alice Municipal State School, located in the municipality of Seropédica-RJ. And he presented a proposal for curricular readjustment in order to align it with the reality of the Rural School, stimulating the experience and appreciation of peasant culture. The specific objectives were outlined: a) to investigate the reality of the Peasant Community that integrates the school context; b) to analyze the current curriculum and its applicability in Rural Education; and c) to analyze the performance of the didactic-pedagogical strategic planning of school management with the Pedagogical Coordination, Educational Guidance and Teachers. To achieve these objectives, a methodology based on a qualitative approach was used, with the assumptions of participant research, since the researcher is directly involved with the school reality and with the discussions that take place around the curriculum. A documentary research was carried out, rescuing the history and memory of the establishment and seeking, through focus groups, with the school community and the surrounding community, to understand the processes, advances and setbacks throughout its trajectory. The dialogue with the theoretical references in the area of Rural Education and Curriculum were fundamental to illuminate the elaboration of this dissertation. Therefore, it was found that working on a curriculum focused on the specificities of Rural Education, with significant and essential activities such as the vegetable garden, is not only an altemative to overcome the traditional model. But it is a response to historical inequalities and especially to the construction of a curriculum that reflects the diversity and experiences of students. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21206 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
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