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Tipo do documento: Dissertação
Title: O trabalho como princípio educativo na pedagogia do centro estadual integrado de educação rural de Vila Pavão - ES
Other Titles: The category of work as an educational principle in the pedagogy of the Integrated State Center for Rural Education of Vila Pavão - ES
Authors: Pereira, Guilherme Alves
Orientador(a): Gregorio, Sandra Regina
Primeiro membro da banca: Gregorio, Sandra Regina
Segundo membro da banca: Gregorio, Tania Cristina da Conceiçao
Terceiro membro da banca: Amaral, Debora Monteiro do
Quarto membro da banca: Miranda, Marina Rodrigues
Keywords: Educação do campo;Trabalho como princípio educativo;Pesquisa documental;Rural education;Work as an educational principle;Documentary research
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Issue Date: 29-Oct-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: PEREIRA, Guilherme Alves. O trabalho como princípio educativo na pedagogia do centro estadual integrado de educação rural de Vila Pavão - ES. 2024. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.
Abstract: Através do trabalho, o ser humano tem a possibilidade de intervir na natureza, e essa intervenção é denominada trabalho. Sendo ele uma categoria fundante do ser social, está intrinsecamente relacionado ao processo educativo, uma vez que a transmissão de conhecimento, em determinado momento da história da humanidade, ocorreu por meio dos processos que hoje compreendemos como trabalho. O presente estudo investigou as contribuições do tema "trabalho como princípio educativo" na proposta pedagógica do Centro Estadual Integrado de Educação Rural (CEIER) de Vila Pavão, no Estado do Espírito Santo, instituição que promove a modalidade educacional de educação do campo. A metodologia adotada foi qualitativa, com levantamento documental, para analisar os documentos que fundamentaram a construção pedagógica e jurídica do objeto de pesquisa. Para o diálogo com os participantes, foram utilizados questionários e entrevistas, cujos dados foram organizados em categorias e analisados por meio do método de análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram a relevância da metodologia desenvolvida ao longo de quarenta anos de prática pedagógica. Contudo, os mesmos resultados apontaram contradições no contexto atual, no qual a proposta pedagógica enfrenta um conflito de identidade. O embasamento teórico do estudo foi construído a partir de autores como Arroyo, Caldart e Molina (2012); Freire (2007); Shulgin (2013); Pistrak (2000); Saviani (2021); Marx e Engels (2020); Caldart et al. (2012), entre outros. Esses autores fundamentaram a discussão sobre a educação do campo e o trabalho como princípio educativo. Ao final das análises, constatou-se que, embora o CEIER-VP possua um histórico sólido de defesa de uma educação afastada do modelo tradicional, conforme estabelecido em seus documentos institucionais, atualmente enfrenta um processo de crise identitária em sua proposta pedagógica.
Abstract: Through work, human beings have the ability to intervene in nature, and this intervention is referred to as work. Being a fundamental category of social existence, work is intrinsically linked to the educational process, as the transmission of knowledge, at a certain point in human history, occurred through processes that we now understand as work. This study investigated the contributions of the theme "work as an educational principle" in the pedagogical proposal of the Centro Estadual Integrado de Educação Rural (CEIER) in Vila Pavão, Espírito Santo, Brazil, an institution that promotes the rural education modality. The adopted methodology was qualitative, with documentary research conducted to analyze the documents that underpin the pedagogical and legal framework of the research subject. To engage with participants, questionnaires and interviews were employed for data collection. The collected data were categorized and analyzed using the content analysis method. The results highlighted the significance of the methodology developed over forty years of pedagogical practice. However, the findings also revealed contradictions in the current context, where the pedagogical proposal faces an identity conflict. The theoretical framework of the study was based on authors such as Arroyo, Caldart, and Molina (2012); Freire (2007); Shulgin (2013); Pistrak (2000); Saviani (2021); Marx and Engels (2020); Caldart et al. (2012), among others. These authors supported the discussion on rural education and work as an educational principle. In conclusion, it was observed that although CEIER-VP has a solid history of advocating for an education model distinct from the traditional format, as established in its institutional documents, it is currently undergoing a process of pedagogical identity crisis.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21222
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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