Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21230
Tipo do documento: | Tese |
Título: | O uso do jogo de RPG como ferramenta de estudo de ângulos para alunos do 6° ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Menezes, Daniel Dias de |
Orientador(a): | Pereira, Orlando dos Santos |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Orlando dos Santos |
Segundo membro da banca: | Félix, Luciano Vianna |
Terceiro membro da banca: | Antunes, Gladson Octaviano |
Palavras-chave: | ângulos;RPG;engajamento;ensino;aprendizagem;angles;engagement;teaching;learning |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Data do documento: | 27-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Administração |
Citação: | MENEZES, Daniel Dias de. O uso do jogo de RPG como ferramenta de estudo de ângulos para alunos do 6° ano do ensino fundamental. 2025. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025. |
Resumo: | O presente trabalho investiga o uso do jogo de Role-Playing Game (RPG) como ferramenta pedagógica para o estudo de ângulos, com foco em alunos do 6o ano do Ensino Fundamental. A pesquisa tem como objetivo principal explorar como as características interativas, narrativas e colaborativas do jogo de RPG podem ser aplicadas para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e da resolução de problemas matemáticos. Especificamente, a proposta pedagógica aborda o ensino de ângulos, incluindo notação, uso, medida e classificação, por meio de um módulo de jogo de RPG contextualizado no universo da geometria. O estudo baseia-se em uma abordagem qualitativa, com aplicação de práticas em sala de aula que mesclam narrativa ficcional e desafios matemáticos. A análise considera o engajamento dos alunos, os avanços na compreensão conceitual e a resolução prática de problemas relacionados a ângulos. Os resultados indicaram que os jogos de RPG promovem maior participação dos alunos, tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico e significativo, além de potencializar a interdisciplinaridade ao conectar a matemática a contextos reais e imaginativos. Conclui-se que o uso do jogo de RPG em práticas educativas oferece uma alternativa inovadora para ensinar matemática, contribuindo para o desenvolvimento integral dos estudantes, especialmente no que se refere à capacidade de trabalhar em equipe, aplicar conhecimentos em situações desafiadoras e estabelecer conexões entre teoria e prática. Este trabalho reafirma a importância de metodologias lúdicas no ensino fundamental, apontando para novas possibilidades no ensino da matemática por meio de jogos narrativos e colaborativos. |
Abstract: | The present work investigates the use of the Role-Playing Game (RPG) as a pedagogical tool for studying angles, focusing on students in the 6th year of Elementary School. The main objective of the research is to explore how the interactive, narrative and collaborative characteristics of role-playing games can be applied to the development of logical reasoning, creativity and mathematical problem solving. Specifically, the pedagogical proposal addresses the teaching of angles, including notation, use, measurement and classification, through an RPG game module contextualized in the universe of geometry. The study is based on a qualitative approach, with the application of classroom practices that mix fictional narrative and mathematical challenges. The analysis considers student engagement, advances in conceptual understanding and practical problem solving related to angles. The results indicated that RPG games promote greater student participation, making the learning process more dynamic and meaningful, in addition to enhancing interdisciplinarity by connecting mathematics to real and imaginative contexts. It is concluded that the use of role-playing games in educational practices offers an innovative alternative to teaching mathematics, contributing to the integral development of students, especially with regard to the ability to work as a team, apply knowledge in challenging situations and establish connections between theory and practice. This work reaffirms the importance of playful methodologies in elementary education, pointing to new possibilities in teaching mathematics through narrative and collaborative games. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21230 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2025 - Daniel Dias de Menezes.pdf | 7.88 MB | Adobe PDF | ![]() Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.