Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21236
Tipo do documento: Dissertação
Title: O OPDCA como plano de ação para superar a indisciplina e a desmotivação por meio da estatística para a terceira série do ensino médio à luz da BNCC
Authors: Reis, Luan de Paiva dos
Orientador(a): Pereira, Orlando dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor2: Martinho, Andréa Luiza Gonçalves
Primeiro coorientador: Araujo, Leandro Tomaz de
Primeiro membro da banca: Pereira, Orlando dos Santos
Segundo membro da banca: Pereira, Andre Luiz Martins
Terceiro membro da banca: Freire, Emerson Souza
Keywords: BNCC;Educação Matemática Crítica;Estatística;Indisciplina;Motivação;Sequência Didática;OPDCA;Critical Mathematics Education;Statistics;Indiscipline;Motivation;Teaching Sequence
Área(s) do CNPq: Educação
Matemática
Idioma: por
Issue Date: 26-Feb-2025
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citation: REIS, Luan de Paiva dos. O OPDCA como plano de ação para superar a indisciplina e a desmotivação por meio da estatística para a terceira série do ensino médio à luz da BNCC. 2025. 311 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025.
Abstract: Este trabalho tem como propósito explorar o ciclo OPDCA (Observar, Planejar, Fazer, Verificar, Agir), uma variação do ciclo PDCA, voltado para a melhoria contínua de processos, com a abordagem da Educação Matemática Crítica, promovendo reflexões sobre a prática pedagógica, como plano de ação para superar a indisciplina e a desmotivação por meio da Estatística, aplicados à terceira série do Ensino Médio, à luz da BNCC. O estudo analisa os aspectos disciplinares, motivacionais e o aprendizado dos alunos em Estatística, com ênfase na produção de relatórios detalhados, utilizando tabelas para complementar a visualização dos dados. A pesquisa se classifica como pesquisa-ação, alinhada ao ciclo OPDCA, que orienta o desenvolvimento e a aplicação do estudo. A metodologia, estruturada pelo OPDCA e acompanhada de um recurso educacional com quinze planos de aula, visa explorar, de maneira diversificada, os conceitos de Introdução à Estatística, Medidas de Tendência Central e Dispersão, e Pesquisa Estatística. A pesquisa também aborda a importância da implementação de metodologias diferenciadas no ensino de Matemática, especialmente na rede pública, considerando que a falta dessas abordagens pode contribuir para o desinteresse dos estudantes, destacando que, à medida que novas ações forem implementadas e pesquisas realizadas, as práticas pedagógicas poderão ser aprimoradas, proporcionando um contínuo aperfeiçoamento no processo de ensino-aprendizagem. Espera-se que os alunos utilizem a Estatística como ferramenta para a resolução de problemas sociais, tornando-se mais motivados e disciplinados.
Abstract: This paper aims to explore the OPDCA cycle (Observe, Plan, Do, Check, Act), a variation of the PDCA cycle, focused on continuous process improvement, with the approach of Critical Mathematics Education, promoting reflections on pedagogical practice as an action plan to overcome indiscipline and demotivation through Statistics, applied to the third year of high school, in light of the BNCC. The study analyzes disciplinary, motivational aspects, and student learning in Statistics, with an emphasis on the production of detailed reports, using tables to complement data visualization. The research is classified as action-research, aligned with the OPDCA cycle, which guides the development and application of the study. The methodology, structured by the OPDCA and accompanied by an educational resource with fifteen lesson plans, aims to explore, in a diversified manner, the concepts of Introduction to Statistics, Measures of Central Tendency and Dispersion, and Statistical Research. The research also addresses the importance of implementing differentiated methodologies in Mathematics teaching, especially in public education, considering that the lack of these approaches may contribute to students' disinterest, emphasizing that as new actions are implemented and research is conducted, pedagogical practices can be improved, leading to continuous enhancement in the teaching-learning process. It is expected that students will use Statistics as a tool for solving social problems, becoming more motivated and disciplined.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21236
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2025 - Luan de Paiva dos Reis.Pdf4.5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.