Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21239| Tipo do documento: | Dissertação |
| Title: | Como a modelagem matemática com o ensino de funções do 1º grau podem auxiliar no aprendizado nas turmas da EJA: uma proposta interdisciplinar |
| Authors: | Pacheco, Thiago Lemos |
| Orientador(a): | Fontes Junior, Edivaldo Figueiredo |
| Primeiro membro da banca: | Fontes Junior, Edivaldo Figueiredo |
| Segundo membro da banca: | Pereira, Orlando dos Santos |
| Terceiro membro da banca: | Valente, André Guimarães |
| Keywords: | Ensino de Matemática;Interdisciplinaridade;Modelagem Matemática;EJA;Mathematics Education;Interdisciplinarity;Mathematical Modeling |
| Área(s) do CNPq: | Educação |
| Idioma: | por |
| Issue Date: | 14-Mar-2025 |
| Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Ciências Exatas |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
| Citation: | PACHECO, Thiago Lemos. Como a modelagem matemática com o ensino de funções do 1º grau podem auxiliar no aprendizado nas turmas da EJA: uma proposta interdisciplinar. 2025. 153 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025. |
| Abstract: | A presente dissertação investigou o impacto da Modelagem Matemática aliada a uma abordagem interdisciplinar no ensino de funções do 1o grau em uma turma da Eeducação de Jovens e Adultos (EJA) de nível médio, composta por 17 alunos com idades variando entre 19 e 65 anos, pertencentes a uma escola pública estadual localizada no município de Itaguaí, no estado do Rio de Janeiro. A pesquisa, de natureza qualitativa exploratória e utilizando métodos mistos, buscou analisar como a integração do conteúdo matemático de função afim a diversos contextos do cotidiano, por meio de uma sequência didática interdisciplinarmente elaborado, poderia auxiliar no aprendizado e superar dificuldades tradicionais encontradas nessa modalidade de ensino. Os dados foram coletados através da aplicação de questionários de opinião antes e após a intervenção pedagógica, entrevistas semiestruturadas e registros em diário de bordo. De modo geral, os resultados da pesquisa indicaram que as atividades matemáticas desenvolvidas, que incluíram a utilização de exemplos contextualizados e a modelagem de situações reais como o custo de corridas de aplicativos de transporte, contribuíram significativamente para a compreensão do conceito de função afim pela maioria dos alunos, promovendo a percepção da relevância e aplicabilidade da matemática em outras disciplinas e no cotidiano, e despertando um maior interesse e motivação para o estudo da disciplina. Contudo, a análise também apontou para a persistência de desafios em relação à abstração e formalização dos conceitos matemáticos por parte de alguns estudantes, sugerindo a necessidade de estratégias pedagógicas complementares que fortaleçam a transição entre a compreensão intuitiva e o domínio teórico. |
| Abstract: | The present dissertation investigated the impact of Mathematical Modeling combined with an interdisciplinary approach in teaching first-degree functions in a class of Youth and Adult Education (EJA) at the high school level, consisting of 17 students aged between 19 and 65 years, from a state public school located in the municipality of Itaguaí, in the state of Rio de Janeiro. The research, of an exploratory qualitative nature and using mixed methods, aimed to analyze how the integration of the mathematical content of affine functions into various everyday contexts, through an interdisciplinarily designed didactic sequence, could assist in learning and overcome traditional difficulties encountered in this educational modality. Data were collected through the application of opinion questionnaires before and after the pedagogical intervention, semi-structured interviews, and field diary records. Overall, the research results indicated that the developed mathematical activities, which included the use of contextualized examples and the modeling of real-life situations such as the cost of ridesharing app trips, significantly contributed to the understanding of the concept of affine function by most students, promoting the perception of the relevance and applicability of mathematics in other disciplines and in daily life, and sparking greater interest and motivation for studying the subject. However, the analysis also pointed to the persistence of challenges regarding the abstraction and formalization of mathematical concepts by some students, suggesting the need for complementary pedagogical strategies to strengthen the transition between intuitive understanding and theoretical mastery. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21239 |
| Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2025 - Thiago Lemos Pacheco.pdf | 6.45 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
