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Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise da adequação das novas diretrizes curriculares do bacharelado em administração a luz da industria 4.0
Título(s) alternativo(s): Analysis of the adequacy of the new curriculum guidelines for the bachelor's degree in administration a light of the industry 4.0
Autor(es): Rodrigues, Fabio Gonçalves
Orientador(a): Jesus, Claudiana Guedes de
Primeiro membro da banca: Jesus, Claudiana Guedes de
Segundo membro da banca: Toda, Favio Akiyoshi
Terceiro membro da banca: Inácio Júnior, Edmundo
Palavras-chave: Industria 4.0;competências;administrador;Industry 4.0;skills;administrator
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Data do documento: 28-Fev-2023
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citação: RODRIGUES, Fabio Gonçalves. Análise da adequação das novas diretrizes curriculares do bacharelado em administração a luz da industria 4.0. 2023. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) -Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Resumo: Diante da quarta revolução industrial, também denominada de Indústria 4.0, que trouxe mudanças sociais, tecnológicas, políticas e educacionais, compreender o quanto a Administração é impactada pelo contexto tecnológico da Indústria 4.0 torna-se essencial para o desenvolvimento de competências que preparem o egresso para o enfrentamento das novas realidades profissionais. Aliado a um contexto em que surgem as novas Diretrizes Curriculares Nacionais, instituídas em 2021 para os cursos de bacharelado em administração, o objetivo desta pesquisa foi compreender qual o alinhamento entre as competências propostas pelas novas DCNs para o administrador e as requeridas pela Indústria 4.0, identificando principais gaps e implicações existentes no contexto atual. Para alcançá-lo a pesquisa considerou literatura nacional e internacional que aborda os conceitos e princípios da Indústria 4.0, e sua influência no mercado de trabalho, na educação, e especificação da área da administração. Posteriormente foi realizada uma pesquisa sobre a história dos cursos de bacharelado em administração no Brasil, suas origens e influências, assim como as discussões sobre a implantação de diretrizes nacionais desde seus primórdios até os dias atuais. Posteriormente o estudo realizou uma análise aprofundada das competências estimuladas pelas novas DCNs de 2021, seu alinhamento com a Indústria 4.0 e os gaps de competências que ainda faltam ser desenvolvidos. Por fim, o estudo foi em busca de PPCs que representassem cursos bem avaliados, pelas cinco regiões do Brasil, verificando também a proposição de competências e seu alinhamento com a Indústria 4.0. Com base nos resultados empíricos alcançados pode-se concluir entre outras: (i) há um grande alinhamento entre as novas DCNs e a Indústria 4.0, embora ainda existam gaps de competências entre o necessário para o administrador diante da Indústria 4.0 e o proposto pelas novas diretrizes curriculares; (ii) alguns PPCs de cursos de bacharelado em administração, embora datados de cerca de nove anos anteriores às novas DCNs já possuíam uma visão 4.0; (iii) há necessidade de uma nova escola, que dialogue com a inovação; (iv) os desafios em desenvolver as competências necessárias para o bom desempenho profissional no contexto 4.0 depende da aprendizagem constante das organizações e dos indivíduos, depende da colaboração entre formuladores de políticas, líderes empresariais e educacionais.
Abstract: Faced with the fourth industrial revolution, also called Industry 4.0, which brought social, technological, political and educational changes, understanding how much Administration is impacted by the technological context of Industry 4.0 becomes essential for the development of skills that prepare graduates for facing the new professional realities. Allied to a context in which the new National Curriculum Guidelines emerge, instituted in 2021 for bachelor's degree courses in administration, the objective of this research was to understand the alignment between the competences proposed by the new DCNs for the administrator and those required by Industry 4.0, identifying main gaps and existing implications in the current context. To achieve this, the research considered national and international literature that addresses the concepts and principles of Industry 4.0, and its influence on the labor market, education, and specification of the administration area. Subsequently, a survey was carried out on the history of bachelor's degree courses in administration in Brazil, their origins and influences, as well as discussions on the implementation of national guidelines from their beginnings to the present day. Subsequently, the study carried out an in-depth analysis of the skills stimulated by the new 2021 DCNs, their alignment with Industry 4.0 and the skills gaps that still need to be developed. Finally, the study looked for PPCs that represented well-evaluated courses, across the 5 regions of Brazil, also verifying the proposition of competencies and their alignment with Industry 4.0. Based on the empirical results achieved, it can be concluded, among others: (i) there is a great alignment between the new DCNs and Industry 4.0, although there are still gaps in skills between what is needed by the administrator in the face of Industry 4.0 and what is proposed by the new curricular guidelines; (ii) some PPCs of bachelor's degree courses in administration, although dated about 9 years before the new DCNs, already had a 4.0 vision; (iii) there is a need for a new school, which dialogues with innovation; (iv) the challenges in developing the necessary skills for good professional performance in the 4.0 context depends on the constant learning of organizations and individuals, it depends on the collaboration between policy makers, business and educational leaders..
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21244
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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